Lista: 11 críticas da equipe do novo governo Lula ao governo Bolsonaro
Transição de governo destaca 11 pontos com críticas ao governo Bolsonaro
Destaques contemplam diversas áreas; Correio Sabiá mostra a íntegra do relatório final da Transição, em PDF
O Correio Sabiá tem publicado diversas listas neste site, pois entende que essa é uma maneira de condensar o noticiário e facilitar seu entendimento. Agora, como parte do compromisso de manter você bem informado/a, o Correio Sabiá elenca 11 críticas feitas pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Assobio: Por que isso importa? É relevante que você saiba quais são as críticas ao governo Bolsonaro feitas pela equipe de transição, porque isso pode dar indícios de políticas públicas e outras medidas a serem tomadas a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
Essas críticas ao governo Bolsonaro contemplam diferentes áreas da administração pública, como Educação, Saúde, Cultura e Desenvolvimento, por exemplo. Veja abaixo nesta reportagem uma lista de 11 pontos críticos da administração pública mencionados pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin (PSB).
Ou, se preferir, leia a íntegra do relatório final da transição de governo, em PDF. O documento foi apresentado no dia 22 de dezembro de 2022, com diagnósticos da administração pública e diretrizes do que será feito pelas autoridades que assumirão a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
Por princípios de transparência descritos na seção Quem Somos deste site e para empoderar o leitor a partir do entendimento, o Correio Sabiá sempre que possível disponibiliza a íntegra desses documentos.
11 críticas do governo eleito ao governo Bolsonaro
- Educação
- Nos últimos 3 anos, o número de crianças que não conseguem ler e /ou interpretar textos cresceu de 50 para 70%, o pior resultado em 10 anos;
- Cultura
- O governo federal reduziu em 85% o orçamento e em 66% o número de servidores da Cultura.
- Saúde
- Com 2,7% da população mundial, o Brasil registrou 11% do total de óbitos por Covid-19 no mundo, resultado que o colocou como o 2º país com maior número de vítimas;
- 34 milhões de cidadãos não receberam nenhuma dose de vacina contra a covid-19;
- O governo federal inutilizou 3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por perda de validade;
- A aplicação de vacinas contra a poliomielite em crianças até 4 anos caiu de quase 100%, em 2015, para 70%, em 2022.
- Desenvolvimento social
- A hospitalização de crianças por carência alimentar aumentou em 11%, o pior índice dos últimos 14 anos;
- Mais da metade da população brasileira (58,7% ou cerca de 125,2 milhões) vive com algum tipo de insegurança alimentar.
- Violência contra a Mulher
- O Brasil bateu recorde no número de episódios de feminicídio, tendo registrado 700 casos em apenas 6 meses em 2022.
- Agricultura
- A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) reduziu 95% os estoques de arroz, contribuindo para uma elevação de 19,2% no preço.
- Meio Ambiente
- O índice de desmatamento na Amazônia aumentou 59% entre 2019 e 2022;
- Nos últimos 30 dias (anteriores à publicação do relatório final da transição de governo, no dia 22 de dezembro de 2022), houve um aumento de 1.216% nos focos de incêndio nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.
- Infraestrutura
- Da malha rodoviária federal com algum contrato de manutenção, 93,66% não possuem serviços de prevenção e restauração de rodovias, sendo servidas apenas por “tapa-buracos”.
- Habitação
- O governo federal zerou as contratações da faixa 1 (famílias com renda de até R$ 1.800,00) do programa Casa Verde Amarela.
- Transparência
- 26,5% dos pedidos de acesso a informação requisitados ao governo federal, com base na LAI (Lei de Acesso à Informação), foram negados por decretação de sigilo, número 4 vezes superior à gestão federal anterior.
- Relações Exteriores
- O Brasil deve a cifra recorde de R$ 5,5 bilhões em aportes obrigatórios junto a organismos internacionais dos quais é membro, como, por exemplo, a ONU (Organização das Nações Unidas).
Para saber a lista completa de autoridades já anunciadas no novo governo, leia esta reportagem que publicamos no Correio Sabiá. Mostramos quais serão os ministros, presidentes de estatais e integrantes de 2º e 3º escalão já anunciados, dividindo por ministérios. Além disso, fazemos atualizações frequentes nesse conteúdo para que você sempre tenha em mãos as informações completas.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Para saber mais sobre as notícias e sobre as nossas iniciativas, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.