Ibama destrói maquinário apreendido em ação no Pará ✈️

Link copiado!

Ibama destrói maquinário apreendido em ação no Pará ✈️

A destruição de bens apreendidos pelo Ibama frequentemente vira assunto no noticiário. Foi o que ocorreu no dia 29 de maio de 2023, por exemplo, quando o órgão informou que desarmou criminosos que davam apoio a garimpos ilegais em terras protegidas e em unidades de conservação, no Baixo Tapajós, no Pará.

Nessa ocasião, havia 4 pistas de pouso improvisadas. Os fiscais do Ibama encontraram 5 aeronaves, 3 camionetes, 42 mil litros de diesel (para máquinas de mineração), 1,6 mil litros de gasolina de avião, uma pistola e uma carabina. Tudo foi inutilizado.

Por isso, atualizei a reportagem que mostra quando o Ibama destrói bens apreendidos em suas operações.

Aliás, também mostrei que o governo federal confirmou no dia 26 de maio de 2023 que Belém, capital do Pará, será a sede da COP30, a 30ª Conferência das Partes, mais importante evento global para discussão das mudanças climáticas. A ONU (Organização das Nações Unidas) também confirmou Belém como a cidade-sede da COP30.

  • Neste ano, 2023, ocorre a COP28 nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023. Assim, a COP30 está prevista para daqui a 2 anos, em 2025.

O anúncio ocorreu na mesma semana em que o Congresso Nacional avançou com diversas pautas que esvaziavam a agenda ambiental brasileira, com anuência do Poder Executivo. Mostrei esse contexto numa das minhas curadorias de notícias.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.