Governador do Pará inaugura ponte que liga 2 distritos em Belém

Helder Barbalho declarou que a obra já estava prevista independentemente da COP30. Formato estaiado foi escolhido para ampliar o vão de navegação e tentar reduzir histórico de acidentes de embarcações que colidem em pilares da estrutura.

Governador do Pará inaugura ponte que liga 2 distritos em Belém
Imagem: Maurício Ferro/Correio Sabiá
Índice

O fato principal

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), inaugurou neste sábado (18.out.2025) a ponte que liga 2 distritos da Região Metropolitana de Belém –Icoaraci e Outeiro.

"Àqueles que achavam que não ia ficar pronta: podem usar a ponte porque ela está entregue", disse Helder.

Mesmo com a proximidade da COP30, marcada para novembro, o governador declarou que a realização desta obra já estava prevista independentemente do evento internacional.

"A construção dessa ponte foi muito antes da escolha de Belém como sede da COP", afirmou.

O governador deu as declarações durante seu discurso na inauguração da ponte, diante da imprensa e de apoiadores. Havia centenas de pessoas, além de carros de som e estrutura com palco para autoridades discursarem.

O Correio Sabiá fez a cobertura do evento presencialmente, já que estava na cidade para realização de um documentário sobre iconografia marajoara e conservação oceânica.

Assista ao pronunciamento do governador no canal do Correio Sabiá no YouTube:

Dimensões

Durante o lançamento da obra, autoridades e moradores puderam cruzar a ponte, que tem 414 metros de extensão e 10,5 metros de largura. A travessia dura poucos minutos a pé. Há duas faixas para carros (uma para ir, outra para voltar) e duas vias laterais que podem ser usadas por pedestres e/ou bicicletas.

Contexto e acidentes

Recém-lançada pelo governador, esta é a 2ª ponte a ligar os distritos de Icoaraci e Outeiro. Há outro empreendimento que conecta as duas áreas –a ponte Enéas Martins, construída no governo do atual senador Jader Barbalho (MDB).

A ponte lançada neste sábado tem 2 diferenciais principais em relação à mais antiga:

  • Localização: Está "no coração", como definiu Helder Barbalho, dos 2 distritos. A conexão ocorre bem no ponto onde há maior quantidade de pessoas, tanto para Outeiro quanto para Icoaraci. A ponte Enéas Martins está em áreas predominantemente industriais de ambos os lados.
  • Estrutura: O formato de engenharia escolhido foi de ponte estaiada. Isso ocorreu para ampliar o espaço de navegação e evitar acidentes, algo que se tornou recorrente na região, já que há histórico de colisões de embarcações nos pilares da ponte Enéas Martins.
"Lembrando que há poucos anos tivemos que reconstruir essa ponte a partir de um sinistro em que uma balsa acabou por colidir com o pilar central, o que inviabilizou aquele serviço", lembrou o governador.
💡
Uma ponte estaiada é um tipo de ponte sustentada por cabos de aço (chamados de estais) que partem de uma ou mais torres centrais e se conectam diretamente ao tabuleiro (a parte por onde passam os veículos ou pedestres). Os estais funcionam como cordas tensas, que seguram o peso da ponte e distribuem a carga até as torres.

"[Fizemos em formato estaiado] para permitir que o vão de navegação possa ser mais largo e definitivamente encerrar algo se transformou, infelizmente, em regular costume, que são as colisões de balsas e embarcações nos pilares", acrescentou Helder Barbalho.

O governador reforçou:

"Por isso, fizemos estaiado: para que não haja um pilar central, permitindo o vão de navegação, respeitando o canal de navegação, e com isso nós garantimos segurança para quem navega e segurança a quem transitará pela ponte, respeitando o perfil da navegação do rio com as demandas da sociedade local com o direito de ir e vir."

Mesmo com o esforço para evitar acidentes, um barco arrastou estruturas usadas pelos operários da obra desta nova ponte, quando ainda estava em fase final da sua construção, em agosto de 2025. Ninguém ficou ferido.

Autor

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.