Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #18 (10- 16.out)

Correio Sabiá lista uma série de assuntos que devem estar no radar para entender o noticiário da semana
Entenda o noticiário: Bolsonaro participou de evento religioso Belém (PA) no dia 8 de outubro de 2022, a Romaria Fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré / Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Entenda o noticiário: Bolsonaro participou de evento religioso Belém (PA) no dia 8 de outubro de 2022, a Romaria Fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré / Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Esta edição substituiu a curadoria das notícias essenciais de segunda-feira (10).

Eis alguns assuntos para manter no radar nestes dias:

  • Agendas dos candidatos;
  • Desdobramentos da guerra na Ucrânia;
  • Ações, decisões e iniciativas do TSE;
  • Divulgação de resultados econômicos.

A 2ª semana de outubro tem feriados nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (10.out.2022), e no Brasil, na quarta-feira (12.out). As Bolsas nesses países ficarão fechadas nessas datas, respectivamente. No entanto, o noticiário econômico vai se misturar às agendas das campanhas políticas, já que haverá divulgação de dados de inflação.

Como o noticiário econômico pode influenciar em resultados eleitorais, é necessário acompanhar essas movimentações. No Brasil, a expectativa é de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, aponte para uma nova deflação em setembro. A divulgação ocorre na terça-feira (11).

Em relação às eleições, é necessário relembrar acontecimentos da semana passada e ficar atento aos desdobramentos desta semana. Vamos a eles:

Aborto, canibalismo e maçonaria: Viralizaram vídeos do presidente Jair Bolsonaro (PL) falando sobre aborto, canibalismo e maçonaria. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que o PT retire do ar informações que associam Bolsonaro ao canibalismo.

Por que isso importa? Porque atinge a imagem do presidente junto ao eleitorado religioso, inclusive os evangélicos, segmento que faz parte da base de apoio fiel a Bolsonaro e no qual Lula tem mais dificuldades de penetrar. 

Mostramos no Correio Sabiá como a religião ficou no centro das eleições com o assunto de maçonaria. E ainda mostramos numa outra reportagem que Bolsonaro citou evento da maçonaria no plenário da Câmara quando ainda era deputado federal, em 1996.

Nordeste: Em vídeo, Bolsonaro ainda atrelou governos de esquerda à “falta de cultura”, nas palavras dele, do Nordeste. 

Pesquisas eleitorais: por fim, governistas avançaram contra as pesquisas eleitorais, após o resultado do 1º turno mostrar divergências em relação aos levantamentos. 

Fomos perguntados por 2 leitores sobre o motivo de termos divulgado na semana passada uma pesquisa eleitoral, considerando que as últimas pesquisas tiveram erros. 

Recebemos a questão a partir de um canal que abrimos para tirar dúvidas dos leitores e ouvintes do Correio Sabiá. Faça aqui a sua pergunta, via formulário.

Em resposta, publicamos no Correio Sabiá um artigo em que refletimos sobre essas divulgações e convidamos você a pensar em alternativas para que possamos construir um Jornalismo mais participativo. 

Ainda mostramos que o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), apresentou um projeto que pretende criminalizar pesquisas eleitorais cujo resultado seja diferente daquele aferido nas urnas eletrônicas, além da margem de erro. Os detalhes estão nesta reportagem.

Numa análise enviada em nossos grupos de WhatsApp, mostramos ainda que, se os governistas agora pretendem avançar contra as pesquisas eleitorais considerando que o resultado das urnas é válido, o processo eleitoral, na opinião deles, é confiável. Isso vai no sentido oposto às dúvidas que os próprios governistas levantavam a respeito das eleições.

Nesta semana ainda haverá mais desdobramentos sobre pesquisas eleitorais, porque 30 senadores assinaram um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar esses levantamentos.

Apoios: Para encerrar, o leitor/ouvinte do Correio Sabiá ainda precisa estar atento aos apoios declarados aos candidatos. Mostramos essas declarações nas curadorias do Correio Sabiá.

Para saber mais sobre as notícias e sobre as nossas iniciativas, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário

O que é o “Entenda o noticiário” do Correio Sabiá?

O “Entenda o noticiário” é uma iniciativa do Correio Sabiá para lembrar o que ocorreu na semana passada e fazer uma ponte com o que deve ocorrer nesta semana. Damos contexto para você realmente entender as notícias.

Para um acompanhamento diário e mais aprofundado do noticiário, recomendamos que você siga o Correio Sabiá por aqui pelo site e nas demais redes sociais: @correiosabia. Estamos em todas elas.

Se tivermos esquecido algo importante (afinal, estamos sempre sujeitos a isso), você pode (e deve) avisar a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br.

O “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.

leia mais