Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #02

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #02

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #02

‘Entenda o noticiário’ contextualiza num formato curto o que foi notícia e o que deve ser nos próximos dias
Entenda o noticiário: Desaparecimento no Amazonas e combustíveis estarão na pauta jornalística desta semana / Foto: Alphacolor/Unsplash
Entenda o noticiário: Desaparecimento no Amazonas e combustíveis estarão na pauta jornalística desta semana / Foto: Alphacolor/Unsplash

Esta semana é mais curta, com feriado de Corpus Christi na quinta-feira (16). Mas, na véspera, a quarta (15) deve ser bem movimentada, com os prováveis anúncios de aumento das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos.

Isso porque o Copom (Comitê de Política Monetária) e o Fomc (Comitê de Mercado Aberto) começam suas reuniões na terça-feira (14) e anunciam suas decisões na quarta. 

Falando em Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou de viagem nesta madrugada, por volta das 00h, depois de participar da Cúpula das Américas. 

No final de semana, Bolsonaro fez uma motociata em Orlando, Flórida, que teve críticas aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

(Orlando - EUA, 11/06/2022) Presidente da República, Jair Bolsonaro durante visita à cidade de Orlando / Foto: Alan Santos/PR
(Orlando/EUA, 11/06/2022) – Bolsonaro durante visita a Orlando / Foto: Alan Santos/PR

Os impasses entre o Executivo e o Judiciário estão no radar jornalístico da semana, já que a Segunda Turma do STF, na semana passada, decidiu por restabelecer a cassação dos mandatos dos deputados federal e estadual bolsonaristas.

O presidente da República fez diversas críticas aos magistrados, e as Forças Armadas disseram se sentir “desprestigiadas” no processo eleitoral. Será necessário monitorar a temperatura desses assuntos nesta semana. 

Aliás, a semana já começa com a possibilidade de votação de um assunto quente, o PLP 18/2022, que considera como essenciais os bens e serviços relativos aos combustíveis, à energia elétrica, às comunicações e ao transporte coletivo. 

O texto limita a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a uma alíquota de 17%, prevendo ainda a compensação financeira aos estados pela União. É a principal fonte de arrecadação estadual. 

Na semana passada, o relator do projeto no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), reuniu-se com governadores na presença do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratarem do texto. 

Por fim, mas não menos importante, seguem as buscas no Amazonas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo, desaparecidos desde o dia 5 de junho.

Conforme o tempo passa, vai ficando cada vez mais improvável achá-los com vida. A própria sogra de Dom já declarou que não acredita encontrá-lo vivo. A PF (Polícia Federal) e as Forças Armadas fazem buscas no local.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br. “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.

leia mais