Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #13 (29.ago – 4.set)

Depois do Jornal Nacional e do debate na Band, sabatinas dos candidatos continuam nesta semana
Entenda o noticiário: leitor/ouvinte ainda deve estar atento ao noticiário econômico para relacioná-lo com o cenário eleitoral / Foto: visuals/Carlos PX/Unsplash
Entenda o noticiário: leitor/ouvinte ainda deve estar atento ao noticiário econômico para relacioná-lo com o cenário eleitoral / Foto: visuals/Carlos PX/Unsplash

Mostramos na semana passada as entrevistas no Jornal Nacional, da TV Globo, dos 4 principais candidatos à Presidência da República, de acordo com as pesquisas eleitorais. São eles, de acordo com a ordem em que foram entrevistados:

Como a entrevista com Simone Tebet foi na sexta-feira, às 20h55, e o Correio Sabiá envia curadorias de segunda a sexta-feira, não houve (como pode ser visto acima) um link específico para a entrevista com ela.

Além disso, no único dia em que o Jornal Nacional não entrevistou um presidenciável, quarta-feira (24.ago), publicamos no Correio Sabiá uma entrevista exclusiva com a candidata Sofia Manzano (PCB).

Agora, esta semana começa com um debate entre os presidenciáveis –o 1º debate da eleição até agora. O evento ocorreu neste domingo (28), na Band, realizado por um pool de veículos que, juntos, questionam os candidatos.

Portanto, o leitor/ouvinte deve estar atento, também nesta semana, para os desdobramentos desse debate e também para novas sabatinas. A CNN Brasil, por exemplo, entrevista individualmente cada candidato nesta semana, como consta na Agenda da Semana que publicamos no Correio Sabiá (e que atualizamos todos os dias).

Também consideramos relevante ficar atento aos desdobramentos econômicos. Nesta semana tem Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), por exemplo.

Nos Estados Unidos, tem divulgação do payroll, o relatório de emprego norte-americano, que influencia em outras economias, como a brasileira. Aliás, por aqui tem a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre.

A economia está diretamente ligada aos debates políticos, ainda mais em contexto de eleição. Portanto, também é interessante analisar a divulgação do Boletim Focus, que o Banco Central publica às segundas-feiras e que reúne as expectativas dos principais agentes do mercado sobre indicadores econômicos.

O Focus vai mostrar o que espera o mercado para o crescimento do país, para o dólar e para a inflação neste ano e também em 2023, por exemplo. E essas expectativas têm mudado semanalmente.

Os sucessivos reajustes para baixo nos valores dos combustíveis motivou uma deflação em julho, a maior da história (-0,68%). O IPCA-15, considerado a prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto também quebrou um recorde: outra deflação, sendo esta de -0,73%.

Se isso terá ou não efeito eleitoral são outros 500, mas é bacana que você saiba o que está acontecendo e possa monitorar (e relacionar) todos esses desdobramentos do noticiário, porque eles estão ligados direta ou indiretamente.

Para saber mais, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias sobre as notícias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário

O que é o “Entenda o noticiário” do Correio Sabiá?

O “Entenda o noticiário” é uma iniciativa do Correio Sabiá para lembrar o que ocorreu na semana passada e fazer uma ponte com o que deve ocorrer nesta semana. Damos contexto para você realmente entender as notícias.

Para um acompanhamento diário e mais aprofundado do noticiário, recomendamos que você siga o Correio Sabiá por aqui pelo site e nas demais redes sociais: @correiosabia. Estamos em todas elas.

Se tivermos esquecido algo importante (afinal, estamos sempre sujeitos a isso), você pode (e deve) avisar a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br.

O “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.

leia mais