Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana
Link copiado!

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #17 (26.set- 02.out)

Correio Sabiá lista uma série de assuntos que devem estar no radar para entender o noticiário da semana
Entenda o noticiário: Philippe Bout/Unsplash
Entenda o noticiário: candidatos disputam voto útil / Philippe Bout/Unsplash
Este "Entenda o noticiário" substituiu a curadoria de notícias desta segunda-feira (26), porque já contempla todo o contexto do noticiário de maneira resumida, para que você realmente entenda as informações mais relevantes. 

Eis alguns assuntos para manter no radar nestes dias:

  • Disputa pelo voto útil;
  • Agendas dos candidatos;
  • Desdobramentos da guerra na Ucrânia;
  • Ações, decisões e iniciativas do TSE;
  • Eventuais notícias sobre violência política;
  • Divulgação de resultados econômicos.

Menos de uma semana para a eleição. Eleitores de todas as regiões do Brasil vão às urnas no próximo domingo (2.out.2022) para votar em deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal), deputados federais, senadores, governadores e presidente.

Ao todo, aproximadamente 147,3 milhões de eleitores (147.306.275) estão qualificados a votar, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Uma decisão individual do ministro Benedito Gonçalves, do TSE, proibiu o presidente Jair Bolsonaro (PL) de realizar lives (transmissões ao vivo) pelas redes sociais no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Temos dito aqui no Correio Sabiá que, à medida em que a eleição se aproxima, é cada vez mais necessário ficar atento aos desdobramentos de eventuais decisões do TSE. 

Ainda é necessário observar eventuais declarações de “voto útil”. Na semana passada, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pediu um “voto pró-democracia” no 1º turno deste ano, como mostramos na curadoria #858 do Correio Sabiá. Assim, deu a entender que o seu “voto útil” seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Isso porque o PSDB, oficialmente, firmou apoio à candidatura de Simone Tebet, que atualmente é senadora pelo MDB do Mato Grosso do Sul. Além disso, o PSDB indicou a vice na chapa de Tebet, que é a também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Também mostramos no Correio Sabiá, na curadoria de notícias #857, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, editou um decreto que autoriza a convocação de cerca de 300 mil reservistas para a guerra na Ucrânia. Ele ainda falou de uso de armas nucleares. 

Aliás, a Rússia corrigiu “erros” após liberar a convocação de doentes e idosos para a guerra na Ucrânia. Segundo a ONG OVD-Info, mais de 800 pessoas teriam sido detidas em protestos contra a convocação, que ocorreram em mais de 30 cidades russas no último sábado (24).

E já que estamos falando de notícias internacionais, mostramos na curadoria de notícias #856 do Correio Sabiá que o presidente Jair Bolsonaro esteve em: 

  • Londres (Reino Unido) para os ventos relativos à morte da Rainha Elizabeth II; 
  • Nova York (Estados Unidos) para o discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Publicamos no Correio Sabiá a íntegra do discurso de Bolsonaro na Assembleia da ONU.

Por fim, ainda é necessário ressaltar que houve decisões sobre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, como também mostramos em nossas curadorias de notícias, enviadas pelo WhatsApp.

  1. O Copom (Comitê de Política Monetária) colocou fim a uma série de 12 aumentos consecutivos e manteve a taxa em 13,75% ao ano.
  2. Já nos EUA, houve um aumento de 0,75 ponto percentual, que levou a taxa para um intervalo entre 3% e 3,25%.

Nesta semana, o Copom divulga a ata da sua reunião. Há uma ampla agenda de divulgações relevantes para o cenário econômico (as datas constam na Agenda da Semana), tais como:

  • Boletim Focus, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) realizada na última semana que pôs fim ao ciclo de altas da taxa básica de juros, a Selic.
  • IPCA-15 de setembro, que é a prévia do IPCA ((Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país.
  • Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
  • Relatório trimestral de inflação.
  • Taxa de desemprego medida pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para saber mais sobre as notícias e sobre as nossas iniciativas, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário

Correio Sabiá viaja a Washington a convite do ICFJ 

Do editor,

O Correio Sabiá se ausentou na 1ª metade deste mês (como informamos que poderia ocorrer), por causa de uma viagem a trabalho em Washington (Estados Unidos), a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e custeada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

O criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, recebeu o convite por causa de uma bolsa recebida em 2020, início da pandemia, num programa de empreendedorismo e inovação que reunia jovens jornalistas empreendedores de toda a América Latina.

Naquela ocasião, era previsto que o programa ocorresse durante alguns meses nos Estados Unidos (financiado pelo Departamento de Estado dos EUA). No entanto, a pandemia impediu que as atividades fossem realizadas presencialmente. O programa ocorreu remotamente, portanto. 

Agora, 2 anos depois, surgiu o convite para uma viagem capaz de reunir todos os jornalistas empreendedores que não puderem ser contemplados com atividades presenciais do programa naquela ocasião. São duas semanas de viagem.

As atividades ainda estão em andamento no momento de publicação deste texto. Há jornalistas de 11 países da América Latina.

Fatores como fuso horário e uma programação intensa de encontros profissionais que duram praticamente o dia inteiro dificultam a publicação diária das curadorias de notícias. Fora isso, o Correio Sabiá ainda é participante (remotamente) de um programa de aceleração de startups do Google, o que torna a agenda de compromissos mais intensa e desafiadora.

Somando todos os compromissos (que são também uma conquista), o Correio Sabiá avaliou que as atividades de aceleração (Google) e conferência (ICFJ) deveriam ser tratadas como prioridade, porque são justamente essas conquistas que farão o Correio Sabiá se desenvolver para ser ainda mais útil para você, leitora e leitor.

É como se fosse uma redução de produção agora para, mais à frente, produzir mais e melhor. Vai valer a pena.

Criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, viaja a Washington para representar a startup em duas semanas de aprendizado com referências do Jornalismo / Foto: Renata Cabral
Criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, viajou a Washington para representar a startup em duas semanas de aprendizado com referências do Jornalismo / Foto: Renata Cabral

O que é o “Entenda o noticiário” do Correio Sabiá?

O “Entenda o noticiário” é uma iniciativa do Correio Sabiá para lembrar o que ocorreu na semana passada e fazer uma ponte com o que deve ocorrer nesta semana. Damos contexto para você realmente entender as notícias.

Para um acompanhamento diário e mais aprofundado do noticiário, recomendamos que você siga o Correio Sabiá por aqui pelo site e nas demais redes sociais: @correiosabia. Estamos em todas elas.

Se tivermos esquecido algo importante (afinal, estamos sempre sujeitos a isso), você pode (e deve) avisar a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br.

O “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.