Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Foto: Bank Phrom/Unsplash
Table of Content

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #08 (25 – 31.jul)

PL e PT já oficializaram candidaturas à Presidência nas convenções partidárias; MDB lança nesta semana
Entenda o noticiário: MDB passa por disputa a respeito da candidatura de Simone Tebet / Foto: Bank Phrom/Unsplash
Entenda o noticiário: MDB passa por disputa a respeito da candidatura de Simone Tebet / Foto: Bank Phrom/Unsplash

Do editor,

“Entenda o noticiário” é uma iniciativa do Correio Sabiá para te lembrar o que ocorreu na semana passada e fazer uma ponte com o que deve ocorrer nesta semana. Damos contexto para você realmente entender as notícias. Para um acompanhamento diário do noticiário, siga o Correio Sabiá por aqui:

Entenda o noticiário desta semana (25 – 31.jul)

Mostramos na semana passada que começou o recesso parlamentar. O noticiário, no entanto, não entra de recesso, até porque começaram as convenções partidárias que oficializam as candidaturas aos 5 cargos da eleição deste ano: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Os 2 principais candidatos à Presidência neste ano já tiveram as suas candidaturas oficializadas:

  1. presidente Jair Bolsonaro (PL);
  2. ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A convenção do PT ocorreu na última quinta-feira (21), mas Lula não compareceu, porque estava em agenda em Pernambuco, junto do vice na sua chapa, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). O evento era considerado “protocolar” pelo PT.

Já o lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro foi bem diferente. O PL lotou o ginásio do Maracanazinho, Rio de Janeiro, com cerca de 10 mil pessoas neste domingo (24).

A primeira-dama Michelle Bolsonaro discursou, assim como o próprio presidente.

O evento tinha autoridades próximas de Bolsonaro, incluindo diversos integrantes do chamado Centrão (grupo de partidos sem coloração ideológica bem definida).

Eis abaixo a lista com algumas dessas autoridades:

  • presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL);
  • presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto;
  • ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), que é senador licenciado pelo PP do Piauí;
  • ministro Fábio Faria (Comunicações), deputado federal licenciado pelo PP do Rio Grande do Norte;
  • senador Fernando Collor (PTB-AL);
  • senador Romário Faria (PL-RJ);
  • senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho 01 do presidente Jair Bolsonaro;
  • deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pré-candidata ao Senado;
  • governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL);
  • governador de Roraima, Antonio Denarium (PP);
  • ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro.

Houve ainda o lançamento de outras candidaturas à Presidência nos últimos dias:

  • Ciro Gomes (PDT), em convenção realizada na quarta-feira (20). Foi a 1ª de todas.
  • deputado federal André Janones (Avante-MG), no sábado (23).

E haverá também o lançamento de outras candidaturas, sendo que a mais esperada tende a ser do MDB, que definiu junto ao PSDB e ao Cidadania que a indicada ao Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, seria a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

O problema: Tebet não tem subido nas últimas pesquisas de intenção de voto, e diversos caciques do MDB acreditam que apoiar o ex-presidente Lula já no 1º turno seria melhor.

Caciques de ao menos 10 estados se posicionaram a favor de Lula nos últimos dias. O caso fez o presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) se reunir com o ex-presidente Michel Temer.

Temer levou a Baleia a sugestão de adiar a convenção nacional do MDB do dia 27 de julho para 5 de agosto, prazo final para realização desses eventos.

Baleia, no entanto, não concordou. Numa publicação no Twitter, o presidente do MDB afirmou que a decisão de indicar Tebet foi tomada após várias reuniões e que os posicionamentos contrários não foram feitos naquele momento.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) subiu o tom e ameaçou judicializar a candidatura de Tebet até quarta-feira (27). Um dos principais argumentos é que o MDB pode perder tamanho nos estados e no Congresso, caso mantenha uma candidata própria.

Após levar a proposta para Baleia, Temer foi criticado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que chamou o seu antigo vice de “golpista”. A declaração de Dilma (e de outros petistas) dificulta a aproximação de Lula ao MDB no 1º turno da eleição.

“Querem apoio, mas me chamam de golpista e escravocrata”, rebateu Temer.

Por essas e outras, o noticiário desta semana deve continuar voltado para o acompanhamento das agendas dos principais candidatos, assim como para as convenções partidárias. Com o recesso parlamentar, o foco ficou, de fato, na eleição de 2022.

Para saber mais, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias sobre as notícias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br. “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.