Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias

Agenda da Semana (4 a 10.jul): saiba os assuntos dos próximos dias

No Brasil, haverá divulgação do IPCA de junho; nos EUA, uma série de indicadores movimentam a semana
Agenda da Semana: Câmara recebe a 'PEC das Bondades', já aprovada no Senado / Foto: Clay Banks/Unsplash
Agenda da Semana: Câmara recebe a ‘PEC das Bondades’, já aprovada no Senado / Foto: Clay Banks/Unsplash

A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (4):

  • Estados Unidos. Feriado nacional nos Estados Unidos para comemorar o Dia da Independência, o que significa, entre outras coisas, que as bolsas norte-americanas não vão abrir. A reabertura ocorre, portanto, na terça-feira (5). 
  • Europa. Divulgação do índice de preços ao produtor da zona do Euro.

Terça-feira (5):

  • Congresso. Sessão conjunta (Senado e Câmara) para análise de vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL). 
  • Economia. Divulgação de dados da produção industrial de maio pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quarta-feira (6):

  • Estados Unidos. O Fed 9Federal Reserve), Banco Central dos Estados Unidos, divulga a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que determinou a elevação da taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para um intervalo entre 1,50% e 1,75%.

Quinta-feira (7):

  • Estados Unidos. Divulgação da pesquisa ADP, que mostra a variação de empregos no setor privado.

Sexta-feira (8):

  • Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a junho.
  • Estados Unidos. Divulgação dos dados do payroll, o relatório de emprego dos Estados Unidos, importante indicador da economia do país.
  • Ásia. Divulgação dos índices de preços ao consumidor e ao produtor da China.
  • Economia. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulga o desempenho da indústria em junho.

Sábado (9):

  • -x-x-x-

Domingo (10):

  • -x-x-x-

Radar:

  • Senado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse na semana passada que tomaria nesta semana a decisão sobre a instalação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) na Casa. Há no momento 4 requerimentos pendentes de análise, sendo 2 sobre o MEC (Ministério da Educação).
  • Combustíveis. Continua no radar a discussão sobre combustíveis e sobre a Petrobras, inclusive sobre eventualmente instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras na Câmara. O documento que pede a instalação, no entanto, ainda não tem a quantidade de assinaturas necessárias (171, no caso da Câmara).
  • Auxílios. Continuam os debates sobre ampliar o Auxílio Brasil e sobre instituir um auxílio aos caminhoneiros para mitigar a alta dos preços dos combustíveis, entre outros benefícios sociais. Tudo isso está previsto na PEC (proposta de emenda à Constituição) 1/2022, aprovada no Senado e que agora chega à Câmara para deliberação dos deputados federais.
  • Guerra. Monitoramento dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais