Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana

Chegou agora? Entenda o noticiário da semana #12 (22 – 28.ago)

2ª semana de campanha eleitoral e condução de Moraes no TSE estão no radar destes dias
Entenda o noticiário: Recapitulamos o que foi notícia nos últimos dias e mostramos no que prestar atenção nesta semana / Foto: Kaleidico/Unsplash
Entenda o noticiário: Recapitulamos o que foi notícia nos últimos dias e mostramos no que prestar atenção nesta semana / Foto: Kaleidico/Unsplash

Pode até não parecer, mas foi na semana passada que começou, oficialmente, a campanha eleitoral, mais precisamente na última terça-feira (16). Mostramos no Correio Sabiá que os principais candidatos à Presidência deram o pontapé inicial da campanha no Sudeste, região que concentra a maior parte do eleitorado. Vamos recapitular o que houve nos últimos dias e dar uma previsão do deve ocorrer nesta semana.

Também na semana passada o ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A cerimônia de posse colocou frente a frente os 2 principais candidatos à Presidência, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento ainda reuniu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Michel Temer (MDB).

Em seguida, em sua 1ª sessão como presidente do TSE no dia 18, Moraes declarou que os partidos que burlarem a cota mínima de candidaturas femininas terão um prejuízo “muito grande”. Continuaremos acompanhando as iniciativas e declarações de Moraes ao longo dos próximos dias. Ele tem reunião na tarde desta segunda (22) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Outro acontecimento relevante da semana passada foi a retirada da obrigatoriedade de uso de máscara em aeroportos nacionais e em voos domésticos. A decisão foi da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 apenas para grupos de risco, e não para todas as pessoas. 

Agora, nesta semana, vamos ter que monitorar todos dias as agendas dos principais candidatos à Presidência:

  • Lula concede, às 10h, uma entrevista coletiva à imprensa estrangeira. 
  • A agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) não constava no site até a publicação desta reportagem.
  • Ciro Gomes (PDT) participa de encontro com empresários do varejo, em São Paulo.
  • A senadora Simone Tebet (MDB-MS), outra candidata à Presidência, tem uma agenda cheia de compromissos em Curitiba (PR).

Já nos próximos dias, na quarta-feira (24), você verá a divulgação da prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o IPCA-15, da 1ª metade de agosto. O indicador vai ser divulgado depois da maior deflação da histórica do IPCA: -0,68%. Explicamos o que é deflação no Correio Sabiá.

Na mesma quarta, a Receita Federal libera a consulta ao 4º e penúltimo lote de restituições do IR (Imposto de Renda) 2022.

Por fim, outro assunto de grande relevância para ficar de olho nos próximos dias é o voto dos evangélicos. Há divulgação de notícias falsas de que Lula fecharia igrejas, caso eleito. Aliás, na semana passada, Lula recebeu apoio de um pequeno grupo de evangélicos, segmento que costuma fazer parte da base de apoio a Bolsonaro.

Para saber mais, continue acompanhando o Correio Sabiá aqui e nas redes sociais (@correiosabia). Fazemos atualizações diárias sobre as notícias via site, newsletter e podcast. Sempre de um jeito didático e resumido, para que você realmente entenda o noticiário

O que é o “Entenda o noticiário” do Correio Sabiá?

O “Entenda o noticiário” é uma iniciativa do Correio Sabiá para lembrar o que ocorreu na semana passada e fazer uma ponte com o que deve ocorrer nesta semana. Damos contexto para você realmente entender as notícias.

Para um acompanhamento diário e mais aprofundado do noticiário, recomendamos que você siga o Correio Sabiá por aqui pelo site e nas demais redes sociais: @correiosabia. Estamos em todas elas.

Se tivermos esquecido algo importante (afinal, estamos sempre sujeitos a isso), você pode (e deve) avisar a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br.

O “Entenda o noticiário” é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para fazer você realmente compreender as notícias.

Para saber uma agenda completa e detalhada, consulte a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica neste site aos domingos, com a previsão do que deve ser notícia nos próximos dias.

leia mais