Eleições: Lula é eleito presidente do Brasil a partir de 2023

Eleições: Lula é eleito presidente do Brasil a partir de 2023

Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil

Correio Sabiá atualizou esta reportagem diversas vezes para te manter mais bem informado/a
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou neste domingo em São Paulo (30.out.2022) / Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou neste domingo em São Paulo (30.out.2022) / Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

*Assobio: A publicação original desta reportagem ocorreu no domingo (30.out.2022), às 19h53. Fizemos sucessivas atualizações desde então para te deixar bem informado/a sobre o assunto.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito neste domingo (30.out.2022) como novo presidente do Brasil. Assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023. Derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições de 2022.

Foi possível acompanhar as atualizações na apuração das urnas a partir do canal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O resultado, com 99,99% das urnas apuradas, estava o seguinte:

  • Lula: 60.345.825 votos (50,90%)
  • Bolsonaro: 58.206.322 votos (49,10%)

Esta é a 3ª vez que Lula é eleito presidente da República. As outras ocasiões foram em 2002 e 2006.

Esta é a 1ª vez que um presidente da República não é reeleito desde a redemocratização, como mostramos em nosso Instagram (@correiosabia).

A partir das 20h50, como estava previsto na Agenda da Semana do Correio Sabiá, Lula começou um pronunciamento lido, já como presidente eleito.

‘Não existem 2 Brasis’

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do Brasil

Eis algumas declarações:

“Vamos retomar o Minha Casa, Minha Vida (…) e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões da extrema pobreza.”

“Vamos trazer de volta as conferências nacionais, para que os interessados apresentem ao governo sugestões de políticas públicas para cada área. Vamos retomar o diálogo com os governadores e os prefeitos para definir juntos as obras prioritárias para cada população.”

“Vamos lutar retomar o monitoramento e vigilância da Amazônia e combater toda atividade ilegal.”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do Brasil

Outro lado:

Enquanto isso, no grupo do Telegram criado pelo PL para fazer os comunicados da campanha de Bolsonaro à imprensa, nenhum integrante da campanha se pronunciava.

Os jornalistas perguntavam em massa, até as 20h59, se havia previsão de pronunciamento do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, ou do presidente da República e candidato derrotado, Jair Bolsonaro. Sem resposta.

Ao financiar nosso trabalho, sua experiência no Correio Sabiá fica melhor e você ainda ajuda no combate à desinformação.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou neste domingo (30.out.2022) / Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula votou em São Paulo neste domingo / Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Saiba a repercussão de autoridades no Brasil e no mundo com a eleição de Lula

PRF descumpre ordem do TSE e faz blitzes em ônibus com eleitores

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) descumpriu neste domingo (30.out) determinações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e realizou 610 blitzes no Brasil em ônibus que transportavam eleitores. A maioria foi no Nordeste, região conhecida por ser majoritariamente favorável a Lula.

Eis a distribuição das operações:

  • 272 no Nordeste (49,5%);
  • 122 no Centro-Oeste (22,22%);
  • 59 no Norte (10,7%);
  • 48 no Sudeste (8,74%);
  • 48 no Sul (8,74%).

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, tinha determinado no sábado (29) que estavam proibidas as operações que parassem eleitores em transporte, de forma a evitar dificuldades na votação.

Moraes intima diretor-geral da PRF e parar blitzes e prestar depoimento

Diante do desrespeito à determinação da Corte Eleitoral, Moraes intimou o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, a interromper imediatamente as operações e prestar depoimento. Caso descumprisse esta determinação, haveria multa de R$ 100 mil por hora, afastamento das funções e prisão. No mesmo domingo (30), Vasques depôs ao TSE.

Moraes diz que PRF atrasou, mas não impediu votação

Moraes convocou uma coletiva de imprensa neste domingo. Disse que as operações da PRF atrasaram, mas não impediram ninguém de votar. Falou ainda que vai apurar se houve desvio de finalidade ou abuso de poder.

De acordo com Moraes, o diretor-geral da PRF informou em depoimento que foram realizadas operações com base no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Isso quer dizer que eram parados ônibus com pneu careca, farol quebrado sem condições de rodar, etc. Em seguida, era feita a autuação.

Por isso motivo, foi retardada a chegada de alguns eleitores à seção eleitoral, mas em nenhum caso a votação teria sido impedida. Todos teriam chegado às suas seções. Não houve retorno de veículos após as blitzes, portanto.

PT pede prisão do diretor-geral da PRF

Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) informou que o partido pediu a prisão do diretor-geral da PRF e dos superintendentes regionais da instituição que não estariam cumprindo as determinações do TSE.

Ela ainda pediu que os congressistas que integram a coligação do PT fossem aos locais onde ocorriam as blitzes nos seus respectivos estados para dar ordem de prisão aos policiais rodoviários federais, inclusive PMs (policiais militares) que estariam retardando a chegada de eleitores à seção eleitoral, como teria ocorrido em algumas regiões do Rio de Janeiro.

Bolsonaro encontra elenco do Flamengo campeão da Libertadores

No mesmo dia desta eleição, neste domingo (30), Bolsonaro recebeu no Rio de Janeiro o elenco do Flamengo que foi campeão da Libertadores na véspera, sábado (29).

Carla Zambelli corre armada atrás de um homem em São Paulo

No mesmo sábado (29) em que o Flamengo foi campeão, a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) foi filmada correndo armada atrás de um homem em São Paulo. O segurança de Zambelli também participou. É possível ouvir barulho de um disparo, que teria sido efetuado pelo segurança.

O Correio Sabiá mostrou 2 vídeos desse caso nas redes sociais. Assista abaixo:

Ao financiar nosso trabalho, sua experiência no Correio Sabiá fica melhor e você ainda ajuda no combate à desinformação.

Se preferir ouvir o Correio Sabiá, recomendamos que você siga nosso podcast diário na sua plataforma preferida de streaming. Saiba onde acompanhar.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo costuma ser enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

leia mais