Curadoria de notícias #790 do Sabiá (31.mai)

Curadoria de notícias #790 do Sabiá (31.mai)

Curadoria de notícias #790 do Sabiá (31.mai)

Chuvas em Pernambuco deixam mais de 90 mortos e 5 mil desabrigados; Bolsonaro sobrevoa região
Correio Sabiá: Após sobrevoar as áreas atingidas pela chuva em Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu entrevista coletiva/ Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Correio Sabiá: Após sobrevoar as áreas atingidas pela chuva em Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu entrevista coletiva/ Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Sobe para 93 o número de vidas perdidas após fortes chuvas em Pernambuco; ao menos 26 pessoas estão desaparecidas e outras 5 mil estão desabrigadas; Bolsonaro visita região; haverá liberação de FGTS aos trabalhadores; veja 10 imagens dos estragos causados pela chuva;
  • Ministério de Minas e Energia qualifica Petrobras no programa de desestatização do governo federal; Pacheco trata de ICMS de combustíveis com representantes dos estados;
  • Reforma tributária volta à pauta na CCJ do Senado nesta terça-feira (31); Tasso Jereisatti diz que candidata da 3ª via ‘é a Simone’ Tebet; procedimento que transformou porta-malas em câmara de gás já foi usado em outras 18 ocasiões

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar o combate à desinformação.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana completa, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.

Para ficar de olho hoje:

  • Desemprego. Divulgação pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, que mede a taxa de desocupação.
  • EleiçõesData final para os partidos pedirem registro de federações para as eleições. 
  • Eleições. Lançamento da pré-candidatura do deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) à Presidência, às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
  • Câmara. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza audiência pública para debater o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de energia elétrica, apresentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
  • Senado. Senado começa mais um esforço concentrado para votar indicações de autoridades. São 10 nomes prontos para deliberação.
  • Senado. A reforma tributária volta à pauta do Senado. Trata-se da PEC (proposta de emenda à Constituição) 110/2019, que será analisada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
  • Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor (inflação) na Zona do Euro.

Agora, pegue seu café e vamos à curadoria de notícias:

Chuva em Pernambuco deixa mais de 90 mortos

O número de vidas perdidas em Pernambuco por causa das chuvas subiu para 93 até o momento de gravação dessa curadoria de notícias. Ao menos 26 pessoas ainda estão desaparecidas. E outras 5 mil estão desabrigadas.

Recife é a capital mais ameaçada do Brasil e a 16ª cidade mais ameaçada do mundo pelas mudanças climáticas com o aumento do nível do mar, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas), um braço da ONU (Organização das Nações Unidas). 

O governo reconheceu estado de emergência de 14 municípios. E Pernambuco suspendeu as tradicionais festas juninas deste ano. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou as áreas atingidas pela chuva nesta segunda-feira (30). 

Depois, o presidente concedeu entrevista coletiva na qual afirmou que “infelizmente essas tragédias acontecem”, lamentou as mortes e comparou o caso com outras regiões do país também duramente atingidas pelas chuvas neste ano e no ano passado.

Além disso, também houve anúncio de algumas medidas. Haverá, por exemplo, a liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores da região. 

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

Putin presta condolências pelas mortes em Pernambuco

Logicamente, não são só as fortes chuvas que explicam a tragédia. Existe um grave problema social, já que os mais pobres são empurrados para áreas mais vulneráveis de morros e encostas, muitas vezes construindo suas casas de maneira irregular, em pontos de risco.

De qualquer forma, a tragédia teve repercussão internacional. Até o presidente da Rússia, Vladimir Putin, prestou condolências às vítimas.

Em Alagoas, as fortes chuvas também deixaram uma pessoa morta e milhares de pessoas desabrigadas. 

Jornalista francês morre em bombardeio russo

A guerra na Ucrânia continua, com foco no leste, onde há regiões separatistas pró-Moscou. Um jornalista francês foi morto num bombardeio russo, num veículo de evacuação ucraniano. 

Além disso, a Europa parece ter acertado o embargo parcial ao petróleo russo. Por outro lado, China e Índia têm aumentado as importações desse petróleo, amortecendo os impactos dos embargos europeus. 

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Governo inclui Petrobras no programa de desestatização

O Ministério de Minas e Energia recomendou na noite desta segunda-feira (30) a qualificação da Petrobras no PPI ((Programa de Parcerias de Investimentos) para realizar estudos que avaliem a desestatização da empresa. 

Lira defende privatização da Petrobras; opositor contesta

Continuando nesse assunto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a privatização da Petrobras. De acordo com Lira, ou a empresa é privatizada, ou devem ser tomadas medidas mais duras.

O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que é coordenador da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que “o jogo” dos governistas, como é o caso do Lira, é “vender o Brasil”, um “verdadeiro vale tudo”. Dias disse confiar no Senado para abrir “diálogo com estados e municípios”.

Fernando Bezerra será relator de projeto que limita ICMS

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) será o relator do PLP 18/2022 no Senado. O projeto foi aprovado na Câmara e é aquele que considera essenciais os bens e serviços relativos aos combustíveis, à energia elétrica, às comunicações e ao transporte coletivo. O texto será analisado direto no plenário. 

A gente também deu essa notícia na nossa conta no Twitter (@correiosabia) na noite desta segunda-feira. Depois, compartilhamos a mesma informação no nosso Instagram, que também é @correiosabia. Recomendamos que você acompanhe a gente por lá e compartilhe o nosso trabalho com seus amigos e amigas. 

Pacheco se encontra com representantes dos estados para tratar de ICMS dos combustíveis

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com representantes das secretarias de Fazenda dos estados para tratar do limite de 17% imposto pela Câmara ao ICMS de combustíveis. 

Pacheco disse que os encontros ocorrem para dar respostas urgentes aos consumidores sobre os preços dos combustíveis. Nas palavras dele, esses valores devem ser “obrigatoriamente” contidos.

Reforma tributária volta a ser pauta na CCJ do Senado

Uma outra notícia que a gente deu, relacionada ao Senado, é que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, afirmou que a reforma tributária não vai direto para o plenário. Antes, será analisada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). 

Aliás, a reforma tributária volta à pauta do Senado nesta terça-feira, como consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá. É outro assunto que a gente deixou bem explicado por lá para você, desde o domingo, já saber o que deve ser assunto nesses dias.

Tasso diz que candidata da 3ª via ‘é a Simone’ Tebet

Para finalizar, duas notícia bem rapidinhas. A 1ª, é que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou nesta segunda-feira (30) que a candidata à Presidência da República pela 3ª via “é a Simone” Tebet (MDB-MS). 

O PSDB tinha uma disputa interna sobre a possibilidade de lançar candidatura própria, mesmo depois que o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou sua desistência de concorrer.

E, por fim, aquele mesmo procedimento que foi usado contra um homem de 38 anos no Sergipe, que transformou um porta-malas numa câmara de gás, foi também usado em pelo menos outras 18 ocasiões. 

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

leia mais