Curadoria de notícias #779 do Sabiá (16.mai)

Curadoria de notícias #779 do Sabiá (16.mai)

Curadoria de notícias #779 do Sabiá (16.mai) – Comece o dia voando

Finlândia e Suécia devem pedir para entrar na Otan nesta semana; Bolsonaro participa de ‘lanchaciata’
Correio Sabiá: A Finlândia indicou, na última semana, seu desejo de entrar na Otan. Na imagem, a primeira-ministra do país, Sanna Marin / Foto: Tom Bateman/Reprodução/Twitter
A Finlândia indicou, na última semana, seu desejo de entrar na Otan. Na imagem, a primeira-ministra do país, Sanna Marin / Foto: Tom Bateman/Reprodução/Twitter

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Finlândia e Suécia devem formalizar pedidos de adesão à Otan nesta semana; em retaliação, Rússia corta fornecimento de energia à Finlândia;
  • Bolsonaro participa de ‘lanchaciata’, manifestação em lanchas; sobre mudança na Petrobras, presidente diz que pergunta deve ser feita ao novo ministro de Minas e Energia;
  • Compra do Twitter por Elon Musk está temporariamente suspensa; bilionário diz que a rede social o acusou de divulgar informações confidenciais sobre apuração de bots.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.
  • Clique aqui para se INSCREVER no Sabiá no Ar, o podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar o combate à desinformação.

Para ficar de olho hoje:

  • LAI. 10 anos desde a aprovação da LAI (Lei de Acesso à Informação).
  • Economia. Divulgação da balança comercial pelo Ministério da Economia. 
  • Eleições. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência pelo MDB, participa do Ciclo de Debates com os pré-candidatos à Presidência da República da Associação Comercial de São Paulo, às 10h, no Centro Histórico de São Paulo. Depois, irá conceder entrevista coletiva aos jornalistas.

Agora, pegue seu café e vamos à curadoria de notícias:

Finlândia e Suécia sinalizam entrada na Otan

Finlândia e Suécia devem formalizar nesta semana os pedidos para entrarem na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O ingresso na aliança militar liderada pelos Estados Unidos colocaria fim à neutralidade histórica dos 2 países.

Neutralidade é, entre outras coisas, quando o país não toma partido a respeito de uma guerra. Só que, ao entrar na aliança militar, eles passariam a ter obrigações com os outros integrantes, caso haja um conflito. E também passam a ter direitos, como a defesa feita pelos outros membros, caso sejam atacados.

Na última semana, a Finlândia tinha indicado que ia requerer sua entrada na Otan. Na sexta-feira (13), foi a vez da Suécia indicar que também pediria para entrar no bloco. No final de semana, o partido sueco que está no poder aprovou que o país se candidate à Otan. 

Já a Rússia, que disse que considerava uma “ameaça” o desejo da Finlândia em entrar para a Otan, cortou no sábado (14) o fornecimento de energia para os finlandeses, em retaliação. 

Por fim, o Correio Sabiá publicou um artigo de opinião do Henry Galsky, direto de Israel, que mostra o cenário de incerteza que a guerra na Ucrânia causa no imaginário europeu e que deve deixar consequências para os próximos anos, rompendo um longo período de tranquilidade que a Europa vivia desde a Segunda Guerra Mundial. 

Bolsonaro diz que quem pede AI-5 merece pena, e não prisão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou neste domingo de uma “lanchaciata”. É como se fosse uma passeata, como aquelas de moto que ele costuma participar, mas desta vez era de lancha. O presidente pilotou um jet-ski. Antes desse evento, que ocorreu no Lago Paranoá, em Brasília, Bolsonaro andou de moto e foi a feiras, também na capital federal. 

Num determinado momento deste domingo, Bolsonaro também parou na Praça dos Três Poderes, onde conversou com apoiadores e jornalistas. Nessa ocasião, o presidente disse que uma pessoa que vai a uma manifestação e levanta bandeira pedindo AI-5 é digna de pena, e não de prisão.

Ele também disse que classifica como “psicopatas” e “imbecis” aqueles que dizem que os atos pró-governo, como aquele que ocorreu no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, são antidemocráticos.

Sachsida tem ‘carta branca’ para mexer na Petrobras, diz Bolsonaro

Bolsonaro ainda declarou que o atual presidente da Petrobras “está há 30 dias” no cargo, quando foi perguntado se estava satisfeito com o desempenho dele, mas voltou a dizer que a margem de lucro da estatal é um “estupro”.

Quando foi questionado sobre uma eventual troca no comando da Petrobras, Bolsonaro disse que a pergunta deveria ser feita ao novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. 

O presidente ainda disse que Sachsida, assim como qualquer ministro, tem carta branca para fazer qualquer alteração. Mas que, logicamente, isso também teria que ser conversado com ele. 

Aliás, o MME (Ministério de Minas e Energia) formalizou na noite de sexta-feira (13), a partir de uma publicação, a recomendação para qualificar a PPSA no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que trata da desestatização de empresas brasileiras.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Elon Musk anuncia suspensão de compra do Twitter

O bilionário Elon Musk, que teve a oferta de US$ 44 bilhões pelo Twitter aceita pela rede social, usou o Twitter neste final de semana para dizer que o Twitter o acusou de violar regras de confidencialidade da plataforma. 

Isso porque Musk, antes, tinha tweetado que a amostra de perfis que o Twitter usava para detectar bots e contas falsas era de 100 perfis. Isso seria uma informação confidencial, segundo a empresa.

Na sexta-feira (13), Musk anunciou que o acordo de compra da rede social estava temporariamente suspenso, apesar de ter dito que continuava comprometido com a aquisição. O motivo da suspensão era justamente a eventual alta quantidade de contas falsas na rede.

No mesmo dia, Musk também afirmou que “apesar de achar que um candidato menos polarizador seja a melhor opção [para os Estados Unidos] em 2024, ele continua achando que o ex-presidente Donald Trump deveria poder retornar ao Twitter”.

Atirador mata ao menos 10 pessoas em atentado nos EUA

Um atirador abriu fogo com um rifle em um supermercado em Buffalo, no estado de Nova York, matando pelo menos 10 pessoas. 

Autoridades policiais disseram que o tiroteio está sendo investigado como “crime de ódio” e “ato de extremismo violento racialmente motivado”. 

O atirador é um homem branco de 18 anos e faria parte de um grupo supremacista branco. Das 13 pessoas atingidas, 11 eram negras. O atirador está sob custódia da polícia.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

leia mais