Curadoria de notícias #776 do Sabiá (11.mai)

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida / Foto: Divulgação/ Ministério de Minas e Energia
Table of Content

Curadoria de notícias #776 do Sabiá (11.mai) – Comece o dia voando

Governo trocou o ministro de Minas e Energia depois da alta do diesel e das críticas de Bolsonaro à Petrobras
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida / Foto: Divulgação/ Ministério de Minas e Energia
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida / Foto: Divulgação/ Ministério de Minas e Energia

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Bolsonaro troca ministro de Minas e Energia: sai Bento Albuquerque e entra Adolfo Sachsida, agora ex-assessor especial de Paulo Guedes;
  • Senado aprova PEC que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomear juízes e ministros de tribunais superiores, incluindo o STF; texto vai à promulgação;
  • Alexandre de Moraes atende ao pedido da PGR e junta inquéritos sobre ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas e ‘milícias digitais’;
  • Bancada do PSDB autoriza presidente da sigla a avançar em negociações por candidatura única da 3ª via; Elon Musk diz que ‘reverteria’ banimento permanente de Trump no Twitter

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia espontaneamente o Correio Sabiá. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.
  • Clique aqui para se INSCREVER no Sabiá no Ar, o podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar o combate à desinformação.

Para ficar de olho hoje:

  • Banco Central. Divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Na última reunião, na semana passada, o Copom aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual. Este documento dará dimensão da expectativa de avanço do aperto monetário no país. 
  • Senado. Esforço concentrado para votação de autoridades.
  • Senado. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado se reúne a partir das 9h e pode aprovar o PLS 523/2011, que promove abatimento no imposto de renda pela compra de medicamentos contra várias doenças, incluindo câncer e diabetes.
  • Ásia. Divulgação do índice de preços na China.

Agora, pegue seu café e vamos ao resumo de notícias:

Governo troca ministro de Minas e Energia após alta do diesel

O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) foi exonerado, a pedido, na manhã desta quarta-feira (11). No lugar, assumiu o comando da pasta o agora ex-assessor especial do Ministério da Economia Adolfo Sachsida.

A substituição ocorre num momento de alta do preço dos combustíveis. Na segunda-feira (9), a Petrobras anunciou uma nova alta do litro do diesel (8,87%). E, nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez diversas críticas à Petrobras.

O Correio Sabiá vai dar mais detalhes da mudança no comando do Ministério de Minas e Energia na sua edição da curadoria diária de quinta-feira (12), tanto na newsletter do WhatsApp quanto no podcast do Spotify e Google Podcasts.

Senado aprova PEC que aumenta idade máxima para nomeações a tribunais superiores

O Senado aprovou nesta terça-feira (10), em 2 turnos, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 32/2021 que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação de juízes e ministros de tribunais regionais federais e de tribunais superiores, incluindo o STF (Supremo Tribunal Federal). 

Foram 60 votos favoráveis, na votação em 1º turno, e 59 no 2º turno, sem votos contrários. Como ocorre com as PECs, o texto vai à promulgação pelo Congresso Nacional, e não sanção presidencial.

Os congressistas explicaram que a mudança era necessária para adequar a legislação depois da aprovação da chamada “PEC da Bengala”, em 2015, que elevou a obrigatoriedade de aposentadoria dos ministros de tribunais superiores e do TCU (Tribunal de Contas da União) de 70 para 75 anos. 

Dessa maneira, agora é possível nomear esses ministros até os 70 anos, mantendo o entendimento de que é possível fazer indicações em até 5 anos antes da aposentadoria compulsória.

Moraes unifica 2 inquéritos que atingem Bolsonaro

Aliás, ainda tratando de Judiciário, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendeu a um pedido da PGR (Procuradoria-Geralda República) e determinou nesta terça-feira (10) que devem ser feitas em conjunto as investigações sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas e a suposta existência de uma milícia digital abastecida com dinheiro público para desacreditar a democracia.

Até então, essas duas investigações corriam separadamente. Mas a PGR entende que devem ser feitas em conjunto para, mais para frente, saber se denuncia ou não o presidente Jair Bolsonaro.

PSDB dá aval a Bruno Araújo para avançar em negociação de candidatura única da 3ª via

A bancada do PSDB no Congresso Nacional informou nesta terça-feira (10) que legitimou o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, a avançar nas negociações com Cidadania e MDB para que haja uma candidatura única de 3ª via.

Inicialmente, esse grupo de 3 partidos contava ainda com um 4º integrante, o União Brasil, que decidiu deixá-los para apostar numa candidatura própria à Presidência da República, que terá o deputado federal Luciano Bivar (PE) como cabeça de chapa.

Bivar, ex-presidente do PSL, foi um dos protagonistas do atrito com Bolsonaro quando o presidente da República decidiu deixar a sigla pela qual se elegeu para tentar criar seu próprio partido.

Musk diz que reverteria banimento de Trump do Twitter

Numa de suas primeiras declarações, o bilionário Elon Musk, que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, disse que “reverteria o banimento permanente” do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Servidores do Banco Central decidem continuar greve

Os servidores do Banco Central decidiram nesta terça-feira (10) manter a greve que estão fazendo por tempo indeterminado. As paralisações começaram no dia 1º de abril. Depois, no fim do mês passado, os servidores interromperam a greve. Foi quando voltou a ser feita, por exemplo, a divulgação do Boletim Focus, que até então não estava sendo divulgado.

Do jeito que a coisa está agora, tanto o Focus da semana que vem quanto outros indicadores devem continuar sem previsão de divulgação. 

Ibovespa volta a fechar em queda, após subir 1% no pregão

Pela 4ª vez seguida, o Ibovespa fechou em queda no pregão desta terça-feira (10). Desta vez, depois de chegar a subir até 1% no início na sessão, o índice perdeu fôlego e terminou em leve baixa de 0,14%, aos 103.109 pontos.

Alguns fatores pesaram para essa queda, como a preocupação com a inflação e o ritmo de alta de juros nos Estados Unidos, além da desaceleração da China e da guerra na Ucrânia.

E, depois de algumas altas, o dólar também acabou caindo na sessão desta terça. A queda foi de 0,44%, com a moeda norte-americana fechando cotada a R$ 5,133.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.