Curadoria de notícias #774 do Sabiá (9.mai)

Curadoria de notícias #774 do Sabiá (9.mai)

Curadoria de notícias #774 do Sabiá (9.mai) – Comece o dia voando

Rússia comemora o Dia da Vitória, quando derrotou há 77 anos os nazistas na Segunda Guerra Mundial
Correio Sabiá: Comemoração do Dia da Vitória ocorre em meio à intensificação dos bombardeios no leste da Ucrânia, onde há regiões separatistas pró-Moscou / Foto: Ahmed Zalabany/Unsplash
Comemoração do Dia da Vitória ocorre em meio à intensificação dos bombardeios no leste da Ucrânia, onde há regiões separatistas pró-Moscou / Foto: Ahmed Zalabany/Unsplash

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Rússia comemora hoje o Dia da Vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, em meio à escalada dos conflitos e ao temor internacional por possíveis anúncios de Putin;
  • Lula anuncia oficialmente o lançamento da chapa à Presidência e diz que prato preferido dos brasileiros será lula e chuchu, em referência a Alckmin, seu vice, que está com covid-19;
  • Bolsonaro volta a criticar a Petrobras e diz que empresa fatura bilhões às custas do povo; estatal já injetou mais de R$ 400 bilhões no atual governo

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia espontaneamente o Correio Sabiá. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.
  • Clique aqui para se INSCREVER no Sabiá no Ar, o podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar o combate à desinformação.

Para ficar de olho hoje:

  • Guerra. Dia da Vitória, quando a Rússia comemora a vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Esperado que o presidente russo Vladimir Putin faça anúncios e ameaças a opositores. 
  • Senado. A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID) faz, às 10h, audiência pública para debater o acesso à educação. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Agora, pegue seu café e vamos ao resumo de notícias:

Rússia comemora o Dia da Vitória nesta segunda-feira (9)

Essa é a ocasião em que os russos comemoram a vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial. 

No caso, hoje faz 77 anos desse triunfo. E a grande questão é que, nos últimos dias, a tensão com a guerra na Ucrânia aumentou à medida em que essa data se aproximava.

Isso porque é esperado que o presidente russo Vladimir Putin faça anúncios e ameaças a opositores nesta ocasião. A Reuters, por exemplo, noticiou que Putin vai enviar um ‘alerta apocalíptico’ num evento oficial. 

Nesse sentido, é importante relembrar que a Rússia tem testado novos armamentos, inclusive com capacidade nuclear. Além disso, autoridades russas não descartam exatamente uma guerra nuclear nem uma Terceira Guerra Mundial. E também disseram algumas vezes que não aceitarão interferências ocidentais no conflito. 

Já os países integrantes do G7, grupo das maiores 7 economias do mundo, firmaram acordo no domingo (8) para banir a importação do petróleo russo.

Lula lança oficialmente pré-candidatura à Presidência

Enquanto isso, aqui pelo Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou no sábado (7), oficialmente, a sua chapa que concorrerá à Presidência. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como se sabe, será o vice.

Aliás, o Alckmin não compareceu ao evento de lançamento da chapa porque está com covid-19. Ele participou virtualmente. E o Lula, nesse mesmo evento, é claro, afirmou que colocará fim aos atritos entre os 3 Poderes.

Nas redes sociais, Lula tem adotado um tom em que fala constantemente de “amor” e “carinho”, usando exatamente essas palavras. Também afirma vez ou outra que está com 76 anos e vai se casar novamente.

Assim, desenha o perfil de alguém conciliador, que vai tratar o povo brasileiro com carinho. O ex-presidente ainda brincou que lula e chuchu será o prato preferido da população, numa referência ao próprio nome e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, seu vice, que sempre foi conhecido pejorativamente como picolé de chuchu por seu estilo mais retraído, sem muito carisma e entusiasmo. 

Bolsonaro volta a criticar Petrobras pelo preço dos combustíveis

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no final de semana que a Petrobras fatura bilhões às custas do povo. É mais uma crítica que Bolsonaro faz à estatal, que já mudou de presidente recentemente. 

Aliás, uma reportagem do InfoMoney mostra que o governo federal, que é o maior acionista da estatal, já ganhou R$ 447 bilhões da Petrobras só no governo Bolsonaro, levando-se em conta, além dos dividendos, dos impostos e dos royalties pagos. 

Na sexta-feira, aliás, depois de Bolsonaro chamar de “crime” e “estupro” o lucro da empresa, a estatal informou que os preços de mercado seguirão.

‘Cadê os ianomâmi?’: grupo indígena é encontrado

Os índios ianomâmis que sumiram em Roraima foram encontrados. O líder indígena Júnior Hekurari afirmou à PF (Polícia Federal) que o grupo foi encontrado escondido na floresta depois de conflito com garimpeiros. 

A história ganhou o noticiário na semana passada a partir da divulgação nas redes sociais por alguns influenciadores, entre eles o DJ Alok, questionando onde estariam os ianomâmis.

A denúncia do líder indígena dizia que uma índia de 12 anos teria sido estuprada e morta por garimpeiros. Em seguida, o local onde o grupo ficava foi encontrado queimado. 

O caso ainda está sendo investigado, mas, por enquanto, a Polícia Federal informou na sexta-feira (6) que as investigações, até o momento, levam a crer que não houve crime contra os indígenas na comunidade.

Cuba: explosão em hotel deixa ao menos 22 mortos

Por fim, é importante ainda que você saiba que um hotel em Havana, em Cuba, explodiu. Ao menos 22 pessoas morreram, de acordo com o governo cubano, e outras 64, incluindo 14 crianças, ficaram feridas. 

Esse mesmo hotel já hospedou diversas celebridades, como Madonna, Beyoncé e muitas outras.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

leia mais