Criador do Correio Sabiá participa de oficina para líderes de mídia oferecia pela Fundação Gabo em Buenos Aires 🤓

Criador do Correio Sabiá participa de oficina para líderes de mídia oferecia pela Fundação Gabo em Buenos Aires ?

Criador do Correio Sabiá, o jornalista Maurício Ferro participou de uma oficina de liderança e gestão para meios nativos digitais da Fundação Gabo, fundada pelo escritor e jornalista Gabriel García Márquez, Nobel de Literatura. O evento ocorreu em Buenos Aires, Argentina, do dia 5 ao 8 de setembro de 2023. Ferro foi selecionado junto a outros 15 líderes de mídia de diferentes países da América Latina e do Caribe. Durante o programa, visitou redações de distintos veículos jornalísticos. Alguns mais recentes, outros mais tradicionais.

Os encontros serviram para trocar experiências e expor projetos, inclusive aqueles desenvolvidos pelo Correio Sabiá por meio de programas nos quais fomos selecionais. Nesta seção chamada “Impacto”, no site, sempre mostramos quais são esses projetos. Damos detalhes sobre cada iniciativa nossa e explicamos por que tomamos determinadas posições. É um jeito de dar transparência.

No Instagram (@correiosabia), publicamos alguns momentos do encontro. Acompanhe a gente por lá:

O programa realizado pela Fundação Gabo teve apoio do Google News Initiative. Foi parte do projeto Red Antenna, dirigido por Gumersindo Lafuente e focado em fortalecer as habilidades de pessoas responsáveis por meios nativos digitais na América Latina. Ferro foi o único brasileiro selecionado.

Em 2022, fomos a Washington a convite do ICFJ

Esta não é a 1ª vez que Maurício Ferro viajou pelo Correio Sabiá. Em 2022, a convite do ICFJ (International Center for Journalists), o criador desta organização de notícias foi a Washington, nos Estados Unidos, por ter sido selecionado em 2020 no programa Emerging Media Leaders, que reunia jornalistas e empreendedores da América Latina. Foi o 1º reconhecimento internacional do Correio Sabiá.

Correio Sabiá desenvolve projetos que ficarão à disposição da audiência para fortalecer a democracia

Aliás, com apoio do ICFJ, o Correio Sabiá vai lançar um projeto chamado Pulpo Antifiction. O design foi concluído, já temos identidade visual e um protótipo testado. Agora, entramos na fase do desenvolvimento web, com expectativa de que a plataforma esteja disponível ainda em 2023 para todos os interessados em aprender mais sobre sistemas eleitorais.

O Pulpo Antifiction está sendo desenvolvido porque o Correio Sabiá foi uma das 9 organizações de notícias selecionadas no programa Jogo Limpo 2.0, do ICFJ, em parceria com o YouTube Brasil. É uma iniciativa inovadora para combater a desinformação debaixo da água eleitoral.

Baseamos nosso design na identidade visual filme clássico “Pulp Fiction”, com o qual fizemos o trocadilho do nome deste projeto. Abaixo, um dos primeiros desenhos que fizemos neste projeto.

O storytelling do Pulpo Antifiction: o Sabiá ganhou um aliado para combater a desinformação, um polvo. A história é digna de Oscar, mas a diferença é que esse “pulpo” é “antifiction”. Da nossa central de inteligência, vamos lançar os tentáculos para reunir os sistemas eleitorais do mundo todo num lugar só (!) e permitir a comparação entre eles de um jeito didático e amigável. Voando e nadando a gente apura melhor.

Grande conquista, que merece ser muito festejada.

leia mais