Correio Sabiá: balanço do que fizemos em julho

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em julho

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em julho para te deixar bem informado

Participamos de diversos eventos, como o painel gravado do Congresso da Abraji, que vai ao ar em agosto
Correio Sabiá continuou a apostar no crescimento do TikTok (@correiosabia) / Foto: Taras Shypka/Unsplash
Continuamos nossa aposta no crescimento do TikTok (@correiosabia) / Foto: Taras Shypka/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em julho:

  • Gravamos para um painel do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) sobre como divulgar notícias no WhatsApp. Vai ao ar no dia 3 de agosto, às 16h30, online e grátis. Inscreva-se aqui.
  • Um de nossos vídeos no TikTok (@correiosabia) passou de 450 mil views.
  • Participamos de um workshop sobre melhores práticas no TikTok, com a equipe da rede social.
  • Ainda participamos de uma reportagem da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) sobre estratégias para comunicar no TikTok.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em julho

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de julho, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Por fora

  • O criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, participou do painel gravado “Aprenda a divulgar notícias pelo WhatsApp”, do 17º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que vai ao ar no dia 3 de agosto, às 16h30. A inscrição é totalmente gratuita, e o painel é online.
  • O criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, conversou com a reportagem da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) sobre estratégias para divulgar notícias no TikTok.
  • O criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, participou de um seminário do Sindicato de Jornalistas de Brasília sobre podcasts. O evento foi organizado via Zoom.
  • O criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, também deu entrevista para uma pesquisa de doutorado, cujo teor ainda não pode ser totalmente divulgado a pedido do pesquisador.
  • Não custa deixar claro, já que houve quem perguntasse: em todos os casos mencionados acima, NÃO houve contrapartida financeira ao Correio Sabiá. Por isso, reforçamos a importância de você APOIAR o nosso Jornalismo independente e se tornar um financiador. Assim, podemos continuar melhorando. Nosso trabalho é reconhecido e prestigiado, o que mostra que estamos na direção certa. Mas precisamos também de reconhecimento financeiro para seguir em frente.

TikTok

  • Continuamos crescendo no TikTok. Nosso vídeo mais viral, que tinha mais de 390 mil visualizações até o fim de junho, já passou dos 450 mil views.
  • Ainda ganhamos mais 120 novos seguidores apenas neste mês. Já somos quase 600 andorinhas nesta rede, onde estabelecemos nossa presença há 2 meses.
  • Passamos, no total, dos 6 mil likes.

Eleições

  • Autocrítica: apesar de termos entrevistado o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, ainda não conseguimos publicar a entrevista em nosso canal do YouTube (nem estreá-lo). O motivo disso é a sobrecarga de tarefas em cima de uma equipe enxuta do Correio Sabiá. Prometemos ajustar isso, mas reforçamos o convite para que você apoie nosso Jornalismo independente (com qualquer valor), porque essa é a melhor maneira de gerar mais recursos a esta organização e permitir que possamos crescer para sermos mais úteis para você.

YouTube

  • Autocrítica: dissemos no mês passado que estávamos preparando o lançamento do nosso canal para julho, mas não foi possível pelos motivos detalhados acima. Vamos ver se conseguimos estabelecer o dia 16 de agosto, início da campanha eleitoral, como nova data para lançar este canal;
  • Divulgaremos as entrevistas, sempre na íntegra, no canal do YouTube.

Site

  • Mantivemos a publicação de um texto, aos domingos, com o viés de “Entenda o noticiário”. É um artigo enxuto, que faz o link entre o que foi notícia na semana anterior e o que deve ser notícia na próxima que está a começar. Esse mesmo material é enviado por e-mail para todos que se inscrevem/cadastram no site do Correio Sabiá.
  • Da mesma maneira, todos os nossos conteúdos foram mantidos: Agenda da Semana, publicação das curadorias enviadas diariamente pelo WhatsApp e por podcast, artigos de opinião do Henry Galsky (direto de Israel, com panorama político do Oriente Médio) e outras reportagens de diversas editorias que ajudam a entender o noticiário com mais profundidade.

Campanha de financiamento

  • Mais 2 leitores começaram a financiar o Correio Sabiá;
  • Por outro lado, nossa campanha de financiamento ficou com menos recursos, já que outros leitores tiveram inconsistências no cartão de crédito. Portanto, houve pagamentos não computados, mesmo com a ampliação de nossa base de leitores. Se for o seu caso (e se você quiser continuar nos ajudando a voar mais alto e mais longe), confira se está tudo certo com a sua forma de pagamento.

Podcast

  • Continuamos com crescimento orgânico na faixa dos 7% ao mês;
  • Nossa audiência, antes de aproximadamente 330 seguidores, agora está na casa dos 360.

Instagram

  • Demos sequência, em julho, à mudança de identidade visual iniciada no mês anterior. Aceitamos o seu feedback para continuar a melhorá-la;
  • Deixamos, por 2 finais de semana, de publicar o tradicional Quiz de sábado (excesso de funções em cima de uma só pessoa da equipe). No entanto, retomamos as publicações, normalmente, no último dia 30. Assim pretendemos continuar.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:

  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais