Correio Sabiá: balanço do que fizemos em agosto

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em agosto

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em agosto para te deixar bem informado

Fomos selecionados no programa de aceleração do Google, que prevê mentorias e apoio financeiro
Saiba o que fizemos em agosto para tornar o Correio Sabiá mais útil para você / Foto: Hal Gatewood/Unsplash
Saiba o que fizemos em agosto para tornar o Correio Sabiá mais útil para você / Foto: Hal Gatewood/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em agosto:

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em agosto

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de agosto, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Google Startups Lab

  • A principal novidade: fomos selecionados no GNI (Google News Initiative) Startups Lab, um programa de aceleração de startups do Google, junto com outras 15 organizações jornalísticas brasileiras. Parceria com a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e com o laboratório de futuros desejáveis Echos, o programa oferece mentorias e apoio financeiro durante 16 semanas para nos desenvolvermos e fazermos o Correio Sabiá voar ainda mais longe. A seleção repercutiu em diversas fontes de informação do Jornalismo, como o Portal dos Jornalistas e a própria Ajor, por exemplo.
  • Nosso objetivo é atualizar você, por meio destas reportagens mensais e pelos nossos outros canais, sobre o desenvolvimento da nossa startup. Acreditamos que é importante termos essa proximidade.
  • O resultado do Google Startups Lab ocorreu na 1ª semana de agosto. O início oficial do programa foi na metade do mês, dia 16. As mentorias e calls em grupo ocorrem no início de cada semana. Há ainda materiais online disponibilizados, com os quais podemos aprender a desenvolver esta organização jornalística ao longo da semana toda.
  • Reforçamos ainda a importância de você APOIAR o nosso Jornalismo independente e se tornar um financiador. Assim, podemos continuar melhorando. Nosso trabalho é reconhecido e prestigiado, o que mostra que estamos na direção certa. Mas precisamos de você para seguir em frente!

Site

  • Publicamos uma entrevista com a candidata à Presidência Sofia Manzano (PCB), o que garantiu um pico de acessos em nosso site. É notável publicar uma entrevista com uma presidenciável, e o mérito é do colaborador Wendal Carmo, que foi quem entrevistou a candidata.
  • A entrevista repercutiu no jornal O Tempo, o que mostra que o Jornalismo que fazemos no Correio Sabiá tem sido cada vez mais reconhecido, capaz de gerar impacto em outros veículos respeitados.
  • A Agenda da Semana, cada vez mais forte, também mostra ser um conteúdo relevante para os leitores, já que é publicada aos domingos para dar uma previsibilidade de todos os eventos previstos aos próximos dias e ainda recebe atualizações diárias. É um dos conteúdos mais acessados do site em todos as semanas.
  • Começamos a desenhar uma série de pequenas melhorias junto a desenvolvedores. Pretendemos lançar novas funcionalidades em nosso site ainda em setembro. Nossa equipe de colaboradores foi consultada e ajudou com insights e feedbacks.
  • Fizemos pesquisas internas para avaliar o que podemos melhorar e o que já fazemos bem. Assim podemos traçar novos produtos e serviços, além de aprimorar aquilo que já dá certo, com objetivo de sermos mais úteis para você.

Por fora

  • Criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do 17º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), chamado “Aprenda a divulgar notícias pelo WhatsApp”, sendo um dos 24 veículos filiados à Ajor (Associação de Jornalismo Digital) a participar do evento na condição de palestrante. Houve uma reportagem sobre o painel que mencionou o Correio Sabiá. A gravação do painel ocorreu em julho, mas o evento foi realizado em agosto, com etapas remotas e presenciais. Maurício Ferro compareceu ao congresso também presencialmente, representando o Correio Sabiá.
  • Em seguida, o criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, conversou com a reportagem da prestigiada LatAm Journalism Review (também disponível em inglês e espanhol), da Universidade de Austin, Texas (EUA), sobre o uso do WhatsApp para buscar conexão direta com o público.
  • O criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, ainda deu sequência aos preparativos para uma viagem a trabalho a Washington, Estados Unidos, a ser realizada em setembro, a convite do U.S. Department of State e do ICFJ (International Center for Journalists), por ocasião de uma bolsa em Empreendedorismo e Inovação para a América Latina recebida em 2020 (pandemia) para ajudar a crescer esta organização jornalística.

Eleições

  • Estamos nos esforçando para fazer a melhor cobertura eleitoral possível. Acompanhamos os debates e fizemos as curadorias do que houve de mais importante em cada um deles. Ainda intensificamos o acompanhamento das agendas dos principais presidenciáveis para que você possa sempre ficar bem informado.
  • Esse aumento de cobertura, no entanto, levou-nos a precisar publicar as curadorias de notícias (podcast e newsletter) um pouco depois do horário habitual. É para que você fique o mais bem informado possível. Contamos com a sua compreensão. É por uma boa causa.
  • Autocrítica: apesar de termos entrevistado o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, ainda não conseguimos publicar a entrevista em nosso canal do YouTube (nem estreá-lo). O motivo disso é a sobrecarga de tarefas em cima de uma equipe enxuta do Correio Sabiá. Prometemos tentar ajustar isso, mas reforçamos o convite para que você apoie nosso Jornalismo independente (com qualquer valor), porque essa é a melhor maneira de gerar mais recursos a esta organização e permitir que possamos crescer para sermos mais úteis para você.

TikTok

  • Autocrítica: não foi possível, neste mês de agosto, continuar com esforços para desenvolver essa rede. É algo que temos que tentar melhorar em setembro.

YouTube

  • Autocrítica: queremos lançar nosso canal, mas ainda não foi possível pelos motivos detalhados acima. ;
  • Divulgaremos as entrevistas, sempre na íntegra, no canal do YouTube.

Podcast

  • Continuamos com crescimento orgânico na faixa dos 7%;
  • Fizemos publicações em horários mais tardios em muitos dias por causa da cobertura eleitoral, como detalhamos acima. Foi a alternatva que adotamos para conseguir entregar informação bem atualizada para você.

Redes sociais (geral)

  • Trabalhamos para tentar verificar nossas contas em todas as redes sociais até o fim do ano. É uma meta, mas não uma promessa.

Instagram

  • Reduzimos a quantidade de publicações e interações. Não por desejo ou mudança de estratégia, mas sim por ter que escolher onde jogar mais energia diante da pouca mão de obra que temos no Correio Sabiá. Vamos tentar ajustar isso.
  • De qualquer maneira, ganhamos seguidores organicamente mesmo assim. Sinal de que o Correio Sabiá tem sido cada vez mais conhecido e de que as pessoas buscam pelo nosso Jornalismo.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:

  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais