Correio Sabiá ganha selo do Projor de compromisso com o público
Validação ocorre por cumprir uma série de garantias de transparência com a audiência
O Correio Sabiá ganhou na última sexta-feira (13.dez.2024) o selo do Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo) no Programa de Indicadores de Compromissos com o Público.
A obtenção do selo ocorre a partir do cumprimento pelo Correio Sabiá de uma série de garantias de transparência com a audiência.
Pelos parâmetros da avaliação, o Correio Sabiá está em conformidade com 10/11 indicadores. Para obtenção do selo, é necessário cumprir com pelo menos 8 itens. No nosso caso, o único ponto a resolver é Acessibilidade.
Eis a lista com todos os parâmetros analisados:
- Expediente ✅
- Princípios editoriais ✅
- Política de correção de erros ✅
- Afiliação a associações setoriais do jornalismo ✅
- Acesso aos profissionais da redação ✅
- Propriedade do veículo ✅
- Identificação clara de conteúdos patrocinados ✅
- Transparência de financiamento ✅
- Identificação de autoria ✅
- Política de privacidade ✅
- Acessibilidade ❌
O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público foi criado para acrescentar uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas da Notícia, que mapeia as organizações de notícias brasileiras.
O objetivo do programa é "servir como referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, para anunciantes, financiadores e audiências."
A participação no programa, diz o Projor, "está aberta a todos os sites de notícias brasileiros que publiquem conteúdo original em intervalos não superiores a 15 dias, que sejam apartidários e que não tenham vínculo direto com o poder público."
O Correio Sabiá incluiu o selo obtido por meio do Programa de Indicadores de Compromissos com o Público no rodapé deste site, onde damos links para diversas políticas que estabelecemos para nossa audiência.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.