Correio Sabiá: balanço do que fizemos em setembro

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em setembro

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em setembro para te deixar bem informado

Viajamos a Washington a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do governo dos EUA
Foto: Brands&People/Unsplash
Balanço: Interrompemos a publicação do podcast por causa da viagem a Washington, DC / Foto: Brands&People/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em setembro

  • A principal novidade do mês: o criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, viajou a Washington, DC (Estados Unidos), a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos, junto com mais de 4 dezenas de jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em setembro

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de setembro, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Washington, DC (EUA)

  • A principal novidade: o criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, viajou a Washington, DC (Estados Unidos), a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos, junto com mais de 4 dezenas de jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina para uma viagem de duas semanas de duração, com networking, palestras e workshops com algumas das maiores autoridades do Jornalismo no mundo.
  • As atividades incluíram fact-checking, jornalismo investigativo, igualdade e inclusão, desenvolvimento de negócios sustentáveis, construção e engajamento de audiências, etc.
  • O motivo da viagem foi uma bolsa que Maurício Ferro recebeu em 2020, início da pandemia, em Empreendedorismo e Inovação para a América Latina, iniciativa do ICFJ custeada com recursos do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O programa foi remoto por causa das restrições sanitárias. Agora, ocorreu a oportunidade da viagem.
  • Por causa da viagem, as atividades do Correio Sabiá sofreram intercorrências. A curadoria de notícias pelo WhatsApp foi retomada na 2ª quinzena deste mês. Já o podcast diário será retomado a partir de 3 de outubro, dia seguinte à eleição.
  • Por outro lado, fizemos esforço e conseguimos manter normalmente as publicações e atualizações da curadoria de notícias dominical e da Agenda da Semana durante todo o mês.

Austin, Texas

Após a viagem para Washington, DC, o criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, seguiu para Austin, onde tentou fazer reuniões e começou a retomar a regularidade das operações do Correio Sabiá.

É importante frisar que todo o conhecimento adquirido na experiência em Washington, como já informamos anteriormente, será usado para tornar o Correio Sabiá numa organização jornalística maior e mais útil para você.

Google News Initiative

  • Mantivemos os compromissos do Google News Initiative, mesmo à distância. Estamos num programa de aceleração de startups jornalísticas para tornar o Correio Sabiá ainda mais útil para você.
  • Estamos ainda pensando no desenvolvimento de novos produtos e serviços, portanto não estranhe se começarmos a intensificar o envio de formulários. A sua interação é importante para que possamos pensar num Jornalismo que sirva para as suas necessidades
  • Reforçamos ainda a importância de você APOIAR o nosso Jornalismo independente e se tornar um financiador. Assim, podemos continuar melhorando. Nosso trabalho é reconhecido e prestigiado, o que mostra que estamos na direção certa. Mas precisamos de você para seguir em frente!

Eleições

  • Abrimos um formulário para que você possa tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. Valem perguntas sobre eventuais notícias falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.
  • O intuito é que você possa entender as notícias com mais profundidade, porque assim tomará decisões melhores.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:

  • agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais