Correio Sabiá: balanço do que fizemos em outubro

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em outubro

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em outubro para te deixar bem informado

Site do Correio Sabiá bateu recorde de acessos e visualizações em outubro, mês de eleição
Correio Sabiá: desenvolvimento do site / Foto: Lukas Blazek/Unsplash
Correio Sabiá: desenvolvimento do site / Foto: Lukas Blazek/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em outubro:

  • A principal novidade do mês: nosso site apresentou recorde de audiência e visualizações de páginas no Google, muito disso por causa da eleição, mas também pelo crescimento de quase 30% que tivemos no Twitter. Prova de que o trabalho está sendo bem feito e que estamos indo em frente em diversas redes.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em outubro

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de outubro, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Site

  • Tivemos nosso recorde de audiência e aumentamos nossas visualizações de páginas no Google;
  • Fizemos um tempo real para dar conta do noticiário no final de semana na eleição. Assim, suprimos a ausência das curadorias de notícias no WhatsApp e no podcast, com uma curadoria em tempo real no site;
  • Fomos cadastrados Google NCI Shift, uma iniciativa para entender e melhorar as métricas do nosso site, com engajamento de audiência. Haverá videoconferências para ajustarmos o Correio Sabiá e tornarmos esta startup melhor para você. 
  • Fomos aprovados no Flourish for Newsrooms. O Flourish é uma ferramenta super útil para produzir infográficos. Isso vai melhorar a sua visualização (e entendimento) das reportagens, com elementos visuais. Adquirimos um plano gratuito do Flourish e pretendemos inserir gráficos mais avançados no site do Correio Sabiá. 
  • Adicionamos um plugin chamado Pipe Monetization. Um teste. Em breve daremos mais detalhes do que é e como funciona.

Podcast

  • Fizemos diversas mudanças pontuais na identidade visual do podcast, seguindo feedbacks dos ouvintes. Eis as alterações:
    • Aumentamos o Sabiá para chamar mais atenção na miniatura;
    • Tiramos a barra inferior que sinalizava que estamos disponíveis no Spotify, porque estamos em 5 plataformas de streaming (e não só no Spotify);
    • Inserimos a logomarca do Sabiá no canto esquerdo inferior para associarem o podcast diretamente com a nossa marca da startup;
    • Mudamos o nome do podcast (de “Sabiá no Ar” para “10 minutos”) para irmos direto ao que tem sido o maior chamariz do podcast: tudo o que você precisa saber para começar o seu dia voando em até 10 minutos.
  • Crescemos acima de 5%. Estamos com quase 400 ouvintes.
  • Repare abaixo a diferença na identidade visual (há duas fotos em carrossel, basta clicar na seta que aponta para a direita sobre a imagem):

Twitter

  • Crescemos quase 30%;
  • O Twitter sempre foi uma rede que não dávamos tanta atenção. Isso mudou;
  • Também é correto dizer que o crescimento de nossa conta no Twitter impulsionou os acessos e visualizações do site, onde tivemos recorde mensal;
  • Continuaremos tentando investir nessa rede, onde já devíamos ter dado mais atenção antes.
  • SIGA o Correio Sabiá no Twitter (@correiosabia):

WhatsApp

  • Nossos grupos também voltaram a apresentar crescimento, mesmo com as barreiras impostas pelo próprio aplicativo de mensagens;
  • O grupo #18, o último lançado por nós, passou de 70 pessoas inscritas. No início do mês, eram cerca de 30. Mais que dobrou.

Eleições

  • Mantivemos respostas no formulário que abrimos para que você tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. O formulário permanece aberto. Valem perguntas sobre notícias supostamente falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.
  • Encerramos nossa cobertura eleitoral informando os leitores em tempo real nos grupos de WhatsApp sobre o resultado do pleito, à frente da maioria dos veículos tradicionais de comunicação.
  • Enviamos curadorias de notícias em tempo real pelos nossos grupos de WhatsApp e links de debates televisivos relevantes, colocando a audiência e suas necessidades em 1º lugar.

Por fora

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:

  • setembro: viajamos a Washington, DC (Estados Unidos, a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma conferência de quase 2 semanas com jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina, por causa de uma bolsa que recebemos em 2020 (início da pandemia) num programa de empreendedorismo e inovação.
  • agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais