Correio Sabiá: balanço do que fizemos em novembro

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em novembro

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em novembro para te deixar bem informado

Encerramos nossa participação em diversos programas online, incluindo a aceleração do Google
Balanço do que fizemos em novembro no Correio Sabiá para melhorar a sua experiência de consumir informações / Foto: Austin Distel/Unsplash
Balanço do que fizemos em novembro no Correio Sabiá para melhorar a sua experiência de consumir informações / Foto: Austin Distel/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em novembro:

  • Finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, o Startups Lab Brasil 2022. O programa foi todo remoto, com mentorias e apoio financeiro. Para o encerramento, fizemos uma apresentação que envolvia todo o nosso crescimento ao longo de anos e nossos próximos passos, validados com pesquisas e feedbacks da nossa audiência.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em novembro

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de novembro, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Site

  • Depois de bater recorde de audiência e aumentar nossas visualizações de páginas no Google no mês anterior, tivemos uma queda nessas métricas em novembro. Tudo dentro do previsto, considerando que acabou a eleição e começou a Copa do Mundo;
  • Embora tenhamos sido aprovados no Flourish for Newsrooms, ainda não conseguimos usar a ferramenta. O Flourish é útil para produzir infográficos, o que vai melhorar a sua visualização (e entendimento) das reportagens, com elementos visuais. Adquirimos um plano gratuito do Flourish e pretendemos inserir gráficos mais avançados no site do Correio Sabiá

Por fora

  • Finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, que prevê mentorias e apoio financeiro para o Correio Sabiá e outras 15 startups jornalísticas selecionadas na edição deste ano.
  • Validamos e seguimos desenvolvendo uma solução para melhorar a forma como você consome notícias por aqui, com base nos aprendizados e feedbacks que tivemos durante o programa de aceleração do Google. O objetivo será tornar o Correio Sabiá ainda mais interativo.
  • Finalizamos nossa participação num outro programa remoto do Google, o NCI (News Consumer Insights) Shift, uma iniciativa para entender e melhorar as métricas do nosso site, com engajamento de audiência. Houve videochamadas para ajustarmos o Correio Sabiá e tornarmos esta startup melhor para você. 
  • Também encerramos nossa participação num outro programa remoto, o Audience First, no qual conquistamos uma bolsa junto ao ISE Business School. O mês foi cheio de videochamadas.
  • Criador e CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro produziu uma reportagem para o IJNet (International Journalists Network) na qual dá dicas sobre como construir uma seção Quem Somos num site de notícias. A experiência no Correio Sabiá foi mencionada. Uma seção Quem Somos é importante por transparência junto à audiência.

Podcast

  • Batemos a marca de 400 ouvintes.

Twitter

  • Depois de crescer quase 30% no mês anterior, reduzimos o crescimento;
  • SIGA o Correio Sabiá no Twitter (@correiosabia):

WhatsApp

  • Criamos um grupo para envio de notícias em tempo real, intensificando a aposta de viralizar jornalismo profissional no app de mensagens.

Eleições

  • Mesmo depois das eleições, mantivemos aberto o formulário para você tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. Valem perguntas sobre notícias supostamente falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores:

  • outubro: a principal novidade do mês foi que este site apresentou recorde de audiência e visualizações de páginas no Google, muito disso por causa da eleição, mas também pelo crescimento de quase 30% que tivemos no Twitter. Prova de que o trabalho está sendo bem feito e que estamos indo em frente em diversas redes.
  • setembro: viajamos a Washington, DC (Estados Unidos, a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma conferência de quase 2 semanas com jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina, por causa de uma bolsa que recebemos em 2020 (início da pandemia) num programa de empreendedorismo e inovação.
  • agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais