Balanço do que fizemos em março de 2023 ☕

Balanço do que fizemos em março de 2023 ☕

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em março de 2023 para te deixar bem informado ☕

Reformulamos o site do Correio Sabiá, que teve seu melhor mês na série histórica; crescemos sustentavelmente
Balanço: Renovamos nosso recorde de acessos no site / Foto: Max Duzij/Unsplash
Balanço: Renovamos nosso recorde de acessos no site, que foi todo reformulado / Foto: Max Duzij/Unsplash

Assobio: publicamos mensalmente estes reports para que você consida acompanhar de foram transparente os nossos avanços e um pouco dos nossos planos para o futuro. Vamos voar juntos.

Principais destaques do Correio Sabiá em março de 2023:

  • Site: passamos por uma ampla reformulação (detalhes abaixo) e batemos mais um recorde de audiência, que mostra que estamos crescendo a cada mês, sustentavelmente.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em março de 2023

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de março de 2023, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Site

  • Maior nível de audiência, visualizações e acessos, ainda em reflexo à repercussão de uma reportagem que lista das principais medidas do governo Lula 2023 e que recebe atualizações frequentes.
  • Ampla reformulação do site, tanto no desktop quanto no mobile, atendendo aos feedbacks da audiência.
    • Ampliamos as fontes para facilitar a leitura.
    • Inserimos uma ferramenta de busca para ajudar na procura por reportagens anteriores.
    • Aumentamos o espaço para notícias. Antes, havia uma seção com 3 notícias principais e uma seção com 3 notícias secundárias, que se revezavam em carrossel. Agora, criamos uma grande manchete com 2 reportagens abaixo. Inserimos mais 2 linhas com 4 reportagens fixas abaixo. Ao lado direito da manchete, criamos uma seção Papa-léguas, para atualizações rápidas. Ao lado esquerdo, uma seção de Impacto, para falar sobre o que pensamos e sobre nossas conquistas. Um canal aberto com leitores.
    • Mudamos o menu. Categorizamos as notícias por editorias: Política, Economia, Ciência e Meio Ambiente. Colocamos emojis, de acordo com nossa tradição no WhatsApp. Inserimos uma aba de Leia e uma aba de Ouça, para destacar nosso podcast diário.
  • Mantivemos as atualizações diárias dos conteúdos publicados no site.

Por fora

  • Regularizamos os envios das nossas curadorias de notícias pelo WhatsApp, como tínhamos dito no mês anterior que faríamos. Mantivemos normalmente nossas atividades nas outras redes e neste site.
  • Estamos desenvolvendo uma startup dentro do Correio Sabiá para melhorar a forma como você consome notícias por aqui, com base nos aprendizados e feedbacks que tivemos durante o programa de aceleração de startups do Google. Isso envolveu a contratação de 2 desenvolvedores (back-end e front-end). O Correio Sabiá vai se tornar mais interativo, e o lançamento está previsto para o 1º semestre de 2023.
  • Mantivemos aberto o formulário criado para você tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. Valem perguntas sobre notícias supostamente falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.

Podcast

  • Tivemos intercorrências na publicação dos episódios. Até recebemos um feedback de um ouvinte no Instagram, perguntando sobre as publicações. Pedimos desculpas e prometemos normalizar os episódios em abril. Nossa proposta é resumir, diariamente, em até 10 minutos, tudo o que você precisa saber para começar o dia voando. Saiba aqui em qual plataforma escutar.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques anteriores do Correio Sabiá:

  • fevereiro de 2023: mantivemos um grande volume de visualizações e acessos no site, mesmo num mês curto, com Carnaval. Mostra o estabelecimento do Correio Sabiá nas redes.
  • janeiro de 2023: recorde de audiência no nosso site, apesar de ser um mês de férias para muita gente. Dobramos as nossas visualizações e acessos. Uma reportagem que mostra quem é quem no governo Lula viralizou.
  • dezembro de 2022: apesar das festas de final de ano e da redução de nossas atividades em outras redes, tivemos recorde de audiência no site por causa de uma reportagem que mostra quais integrantes do novo governo Lula foram anunciados.
  • novembro: finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, o Startups Lab Brasil 2022. O programa foi todo remoto, com mentorias e apoio financeiro. Para o encerramento, fizemos uma apresentação que envolvia todo o nosso crescimento ao longo de anos e nossos próximos passos, validados com pesquisas e feedbacks da nossa audiência.
  • outubro: a principal novidade do mês foi que este site apresentou recorde de audiência e visualizações de páginas no Google, muito disso por causa da eleição, mas também pelo crescimento de quase 30% que tivemos no Twitter. Prova de que o trabalho está sendo bem feito e que estamos indo em frente em diversas redes.
  • setembro: viajamos a Washington, DC (Estados Unidos, a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma conferência de quase 2 semanas com jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina, por causa de uma bolsa que recebemos em 2020 (início da pandemia) num programa de empreendedorismo e inovação.
  • agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais