Correio Sabiá: balanço do que fizemos em fevereiro de 2023

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em fevereiro de 2023

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em fevereiro de 2023 para te deixar bem informado

Site do Correio Sabiá teve seu 2º melhor mês na série histórica, atrás apenas de janeiro
Correio Sabiá: Mesmo em mês de Carnaval, site do Correio Sabiá teve seu 2º maior pico de acessos / Foto: Saúl Bucio/Unsplash
Correio Sabiá: Mesmo em mês de Carnaval, site do Correio Sabiá teve seu 2º maior pico de acessos / Foto: Saúl Bucio/Unsplash

Principais destaques do Correio Sabiá em janeiro de 2023:

  • Site: mantivemos um grande volume de visualizações e acessos no site, mesmo num mês de Carnaval. Mostra o estabelecimento do Correio Sabiá nas redes.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em fevereiro de 2023

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de fevereiro de 2023, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Por fora

  • Tivemos intercorrências com os envios das nossas curadorias de notícias pelo WhatsApp na semana do Carnaval, o que já era esperado e será normalizado em março.
  • O mesmo ocorreu com as publicações do nosso podcast diário. Também já era esperado, e o serviço será normalizado em março.
  • O motivo dessas intercorrências é que nas últimas semanas e neste período de festas, dedicamo-nos a pensar em ampliar as formas de financiamento da nossa organização. Há vários processos de subvenção com deadlines apertados.
  • Mantivemos normalmente nossas atividades nas outras redes e neste site, mesmo no feriado.
  • A mais relevante das nossas atividades ainda invisível para a audiência: estamos desenvolvendo uma startup dentro do Correio Sabiá para melhorar a forma como você consome notícias por aqui, com base nos aprendizados e feedbacks que tivemos durante o programa de aceleração de startups do Google. Isso envolveu a contratação de 2 desenvolvedores (back-end e front-end). O Correio Sabiá vai se tornar mais interativo, e o lançamento está previsto para o 1º semestre de 2023.
  • Mantivemos aberto o formulário criado para você tirar dúvidas diretamente com a nossa redação. Valem perguntas sobre notícias supostamente falsas ou até assuntos que você queira se aprofundar. O preenchimento leva menos de 1 minuto.

Site

  • 2º maior nível de audiência, visualizações e acessos, atrás apenas de janeiro. Até então, os picos de audiência eram reflexo de uma reportagem que lista as autoridades anunciadas para fazer parte do governo eleito. Agora, os leitores se concentram mais numa reportagem que lista das principais medidas do governo Lula 2023 e que também recebe atualizações frequentes.
  • Mantivemos as atualizações diárias dos conteúdos publicados no site.

Podcast

  • Como dissemos acima, tivemos intercorrências que serão normalizadas em março. Nossa proposta é resumir, diariamente, em até 10 minutos, tudo o que você precisa saber para começar o dia voando. Saiba aqui em qual plataforma escutar.

WhatsApp

  • Ainda estamos estudando como usar a ferramenta Comunidades para impactar e melhorar o Jornalismo que oferecemos para você nessa rede, porque o serviço ainda não está disponível para o WhatsApp Business.

Destaques do Correio Sabiá nos meses anteriores

Veja abaixo alguns dos principais destaques anteriores do Correio Sabiá:

  • janeiro de 2023: recorde de audiência no nosso site, apesar de ser um mês de férias para muita gente. Dobramos as nossas visualizações e acessos. Uma reportagem que mostra quem é quem no governo Lula viralizou.
  • dezembro de 2022: apesar das festas de final de ano e da redução de nossas atividades em outras redes, tivemos recorde de audiência no site por causa de uma reportagem que mostra quais integrantes do novo governo Lula foram anunciados.
  • novembro: finalizamos nossa participação no programa de aceleração de startups do Google News Initiative, o Startups Lab Brasil 2022. O programa foi todo remoto, com mentorias e apoio financeiro. Para o encerramento, fizemos uma apresentação que envolvia todo o nosso crescimento ao longo de anos e nossos próximos passos, validados com pesquisas e feedbacks da nossa audiência.
  • outubro: a principal novidade do mês foi que este site apresentou recorde de audiência e visualizações de páginas no Google, muito disso por causa da eleição, mas também pelo crescimento de quase 30% que tivemos no Twitter. Prova de que o trabalho está sendo bem feito e que estamos indo em frente em diversas redes.
  • setembro: viajamos a Washington, DC (Estados Unidos, a convite do ICFJ (International Center for Journalists) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma conferência de quase 2 semanas com jornalistas e empreendedores de 11 países da América Latina, por causa de uma bolsa que recebemos em 2020 (início da pandemia) num programa de empreendedorismo e inovação.
  • agosto: fomos selecionados num programa de aceleração de startups do Google News Initiative, junto com outras 15 organizações jornalísticas.
  • julho: criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou como speaker de um painel gravado do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no qual contou sobre esta organização jornalística.
  • junho: estreamos o canal do TikTok (@correiosabia) e já tivemos um vídeo com quase 400 mil visualizações, ampliamos a campanha de financiamento e a cobertura de Meio Ambiente/Ciência.
  • maio: organizamos internamente o Correio Sabiá, com diversas diretrizes que orientam esta organização jornalística, em PDF, na seção “Quem Somos”.
  • abril: repercussão da entrevista exclusiva com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz e lançamento de um canal por e-mail.

leia mais