⚡️ #997: Ex-GSI, general Augusto Heleno depõe à CPMI do 8 de janeiro

⚡️ #997: Ex-GSI, general Augusto Heleno depõe à CPMI do 8 de janeiro

⚡️ #997: General Heleno depõe à CPMI do 8 de janeiro

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
CPMI do 8 de janeiro ouve o general da reserva e ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno / ? Geraldo Magela/Agência Senado
CPMI do 8 de janeiro ouve o general da reserva e ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno / ? Geraldo Magela/Agência Senado

? Congresso. Esta terça-feira (26.set.2023) é dia de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). ??

  1. O general Augusto Heleno, que foi ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) no governo Bolsonaro, presta depoimento à comissão mista (formada por deputados e senadores) que apura os atos extremistas do 8 de janeiro; ?
  2. A secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, falava à CPI das ONGs no Senado. ♻️

➡️ Ainda no Senado, a CSP (Comissão de Segurança Pública) estuda a possibilidade de acabar com a saída temporária de presos. ?

Mais. No caso do depoimento do Heleno, ele conseguiu um habeas corpus na Justiça para ter o direito de permanecer em silêncio, mas respondeu às perguntas. ?

  1. Disse que nunca usou seu cargo para tratar de discussões políticas e/ou eleitorais com seus subordinados no GSI, quando estava no cargo de ministro. ❌
  2. Irritou-se com a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), quando perguntou-o se aceitava o resultado da eleição presidencial de 2022. ?
  3. Chamou de “fantasia” o relato de tentativa de golpe feito pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. ?? Cid fechou delação premiada com a PF (Polícia Federal). ??
  4. Também chamou de fantasia as informações de que Cid participaria de reuniões com comandantes das Forças Armadas. Ao vivo, um deputado da base do governo mostrou uma foto em que Heleno e Cid estão juntos numa reunião desse tipo.
General Heleno em reunião com Bolsonaro e os comandantes de forças, das Forças Armadas. Mauro Cid, então ajudante de Ordens, está atrás, no canto à direita / ? Marcos Corrêa/PR
General Heleno em reunião com Bolsonaro e os comandantes de forças, das Forças Armadas. Mauro Cid, então ajudante de Ordens, está atrás, no canto à direita / ? Marcos Corrêa/PR

? Executivo. Ainda nesta terça (26), mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que as pessoas não irão vê-lo de andador. ?? Ele tem uma cirurgia no quadril marcada para sexta (29) e pode ficar cerca de 3 semanas sem sair do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. ??

  • ? Contexto. Nos próximos dias… além do quadro de saúde do presidente, será também importante (jornalisticamente falando) analisar o andamento das pautas do governo. ? Ou seja, como serão as negociações; se as pautas ficarão ou não emperradas; etc. Isso porque Lula tem atuado pessoalmente para destravar as agendas e os interesses do governo. ♟️?

Relembre como foi nossa curadoria de notícias anterior. Neste caso, a 1ª desta semana (25.set a 1º.out.2023), quando mostramos que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), assumirá a presidência da Corte num momento de atrito com o Legislativo.

Mantenha-se informado/a sobre os principais eventos desta semana na lista que fizemos, que organiza as principais agendas por data.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.