⚡️ #996: Barroso assumirá presidência do STF após atrito com o Legislativo

Ministro Roberto Barroso profere seu voto no julgamento da Ação Penal (AP) 1060, que tem como réu Aécio Lúcio Costa Pere
Table of Content

⚡️ #996: Barroso toma posse na presidência do STF após atrito da Corte com o Legislativo

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Sabiá: Ministro Luís Roberto Barroso em julgamento relacionado aos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 / ? Rosinei Coutinho/SCO/STF
Crédito para a foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro Luís Roberto Barroso em julgamento relacionado aos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 / ? Rosinei Coutinho/SCO/STF

⚖️ Judiciário. Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal), por 9 a 2, rejeitou a tese do marco temporal para terras indígenas. ❌⛺️ A tese do marco defendia, entre outras coisas, que só poderiam ser demarcadas as terras que já estavam ocupadas no momento de promulgação da Constituição de 1988. ? Ou seja, era uma restrição à demarcação de novas terras e ainda abria a possibilidade de rever terras já demarcadas. ? Portanto, isso agradava aos ruralistas e desagradava aos indígenas. O entendimento do STF foi comemorado por indígenas. ?

? Por outro lado… Avançava no Congresso uma proposta a favor do marco temporal. ?? O texto já tinha sido aprovado na Câmara e estava em andamento no Senado. ⏳ Faltavam as avaliações de uma comissão –a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)– e do plenário (formado pelos 81 senadores). A tendência era pela aprovação, e isso fez os congressistas ficarem, de maneira geral, desagradados com a decisão do STF em pautar o assunto. ? Tanto o site da Câmara quanto o site do Senado destacaram no final de semana um impasse entre os 2 Poderes (Legislativo e Judiciário) por conta desse tema. ⚔️

? Continuando… É nesse contexto que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), assume a presidência da Corte a partir de quinta (28). ?️??‍⚖️ Barroso deve pautar sua gestão por direitos humanos e questões econômicas/tributárias. ✊?? Ele foi um dos 9 que votaram a favor dos interesses indígenas. Aliás, apenas os 2 ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) –Kassio Nunes Marques e André Mendonça– ficaram a favor do marco temporal. ???‍⚖️

  • Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que terá mais um ministro a indicar nos próximos dias com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, do STF, disse que gênero e cor não são critérios para ele tomar a decisão.

?️ Agenda. Além da posse de Barroso na presidência do STF, é importante prestar atenção nestes dias a outros assuntos. ⚖️ Sempre falamos das pautas econômicas (principalmente, reforma tributária e Orçamento de 2024, cuja meta é déficit zero). ?? No entanto, esta terça-feira (26.set.2023) tem desdobramentos relevantes.

  1. A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga os atos extremistas do 8 de janeiro ouve o general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo Bolsonaro. ?
  2. O Banco Central publica a ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que decidiu cortar mais 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros, a Selic, na semana passada. ?? Agora, o patamar está em 12,75% ao ano. ?

Mais. Na sexta-feira (29.set), Lula deve fazer uma cirurgia no quadril. ? Será necessário avaliar quanto tempo ficará trabalhando no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e se isso terá impacto no andamento das pautas de interesse do governo federal. ??

Mantenha-se informado/a sobre os principais eventos desta semana na lista que fizemos, que organiza as principais agendas por data.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.