⚡️ #995: Lula encontra Biden e Zelensky; Copom reduz juros de novo

⚡️ #995: Lula encontra Biden e Zelensky; Copom reduz juros de novo

⚡️ #995: Lula encontra Biden e Zelensky; Copom reduz juros pela 2ª vez seguida

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Lula encontrou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, dia 20 de setembro de 2023 / ? Ricardo Stuckert / PR
Lula encontrou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, dia 20 de setembro de 2023 / ? Ricardo Stuckert / PR

Antes de começar, temos duas notícias, uma boa e uma ruim. Começando pela ruim: a temperatura pode passar dos 35ºC em 11 capitais brasileiras nesta quinta-feira (21.set.2023), por causa da onda de calor que atinge o país. A boa (ótima!): ontem recebemos mais um convite para ir a Buenos Aires. Desta vez, em outubro, para participar de um evento de inovação em mídia. Nossos voos estão cada vez mais altos e nossos projetos (sobre os quais tanto falo aqui) vão ser lançados em breve. Tá faltando cada vez menos! Agora vamos às notícias essenciais.

Política. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega nesta quinta-feira (21), às 7h, da sua viagem aos Estados Unidos. Na terça (19), discursou na ONU (Organização das Nações Unidas). Contamos os detalhes numa de nossas curadorias de notícias essenciais e também no site do Correio Sabiá. Na quarta-feira (20), Lula teve encontros com o presidente norte-americano Joe Biden e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que já o criticou algumas vezes. ???? 

Mais. Primeiro, com Biden, lançou uma iniciativa conjunta para os direitos de trabalho. ?? Em discurso, Lula disse que “as pessoas que acreditam que sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais, que o país fique melhor, estão enganadas.” Acrescentou que “não há democracia sem sindicato forte, porque o sindicato é efetivamente quem fala pelo trabalhador para tentar defender os seus direitos”. Com Zelensky, Lula tratou da guerra que o país enfrenta com a Rússia. ? Disse que o diálogo “é mais barato” que a guerra. ?️ A foto oficial que tiraram não é das mais alegres. ?

Economia. Deu a lógica. O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu ontem (20) a taxa básica de juros (Selic) do patamar de 13,25% para 12,75% ao ano (menor patamar em 16 meses). ? Nos Estados Unidos, o órgão equivalente ao Copom também tomou ontem sua decisão sobre a taxa de juros norte-americana: manteve-a no mesmo patamar de 5% a 5,25% ao ano. ??? Foi exatamente isso que dissemos que deveria ocorrer na curadoria de notícias enviada ontem de manhã. 

Por fim… O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma hoje o julgamento do marco temporal para terras indígenas. Com o voto do Dias Toffoli feito ontem (20), o caso agora está em 5 a 2 (a favor dos interesses indígenas). Ou seja, o STF pode formar maioria já nesta quinta (21). ⛺️⚖️ Saiba mais sobre o marco temporal nesta reportagem do Correio Sabiá.  

Mantenha-se informado/a sobre os principais eventos desta semana na lista que fizemos, que organiza as principais agendas por data.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais