⚡️ #992: Lula retorna da Índia e a delação de Mauro Cid

⚡️ #992: Lula retorna da Índia e a delação de Mauro Cid

⚡️ #992: Lula retorna da Índia e a delação de Mauro Cid

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá mostra as principais notícias do dia com uma curadoria de conteúdo / ? Anna Zakharova/Unsplash
Correio Sabiá mostra as principais notícias do dia com uma curadoria de conteúdo / ? Anna Zakharova/Unsplash

? Poder Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou no domingo (10) da viagem que fez à Índia, onde participou de encontro do G20 (grupo formado pelos países com as 20 maiores economias do mundo). ?? Teve 7 encontros bilaterais. ? Diplomaticamente, pegou mal quando disse que o Brasil não prenderia o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se quisesse comparecer presencialmente ao Brasil em 2024, no próximo encontro do grupo. ???

? Contexto. Teoricamente, Putin não pode sair da Rússia. Existe uma determinação para prendê-lo, caso o faça. ? Aliás, essa situação exigiu da África do Sul, recentemente, um esforço diplomático por ocasião da reunião do Brics (grupo formado por ?? Brasil, ?? Rússia, ?? Índia, ?? China e ?? África do Sul). Russos e sul-africanos são bons amigos, mas Putin teve que participar virtualmente (em ligação de vídeo). ?️ A diplomacia sul-africana entrou em cena para conter os danos (ficar bem na fita com o mundo por não chamar Putin, mas ao mesmo tempo reduzir danos à imagem do líder russo). ?

  • ?️ A previsão das notícias está listada por data na Agenda da Semana do Correio Sabiá.

Mais. Nesse sentido, a declaração do Lula foi considerada “desnecessária” e “danosa” pelo especialista em políticas internacionais Oliver Stuenkel. ?? Até 2024, tem muita água para rolar. Então, num contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia, em que o mundo pressiona os russos, Lula mostrou um alinhamento que não precisava ser feito agora. ??⚔️?? Também não explicou como isso ocorreria, já que o Tribunal Penal Internacional, do qual o Brasil é signatário, determinou a detenção do Putin. Assim, de “estadista” conhecido pelos outros líderes globais, passou a imagem de “inexperiente”, segundo Stuenkel. ?️?

? Continuando… A redação final da reunião do G20 foi vaga sobre a guerra da Ucrânia. ? Os países integrantes concordam que o grupo não é o fórum adequado para tratar de questões geopolíticas, ainda que reconheçam os impactos econômicos do conflito. ?️? À margem do encontro, ?? Brasil, ?? Estados Unidos e ?? Arábia Saudita anunciaram uma Aliança Global para intensificar a produção de biocombustíveis, que vai reunir 19 países. ⛽️♻️

? Bolsonaro. Ainda na Índia, Lula falou que acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava envolvido “até os dentes” numa tentativa de golpe para se manter na Presidência. ♟️ O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do Bolsonaro, fechou um acordo de delação premiada com a PF (Polícia Federal). ???‍♂️ Cid está preso por falsificar a própria carteira vacinação contra a covid-19. ??? Teria feito o mesmo para Bolsonaro permanecer nos Estados Unidos. ?? O militar também aparece constantemente no noticiário por suposto envolvimento no caso das jóias dadas por autoridades sauditas ao governo brasileiro. ???

?️ Repercussão. Bolsonaro diz ser vítima de perseguição política. ? O PL (Partido Liberal) se movimenta para entender o impacto eleitoral desse caso no ano que vem. ?️ A sigla tem em Bolsonaro uma esperança de eleger mais prefeitos. Já o procurador-geral da República, Augusto Aras, chefe do MP (Ministério Público), foi contra o acordo e declarou que a tarefa de fechar uma delação premiada deveria ser do MP, e não da PF. ⚔️ (Podemos explicar em detalhes, se quiserem. Mandem perguntas em nosso Instagram: @correiosabia). ? Aras foi indicado por Bolsonaro para o cargo, e aliados do Lula dizem que ele “tem lado”. ???

? Contexto. A possibilidade de homologar acordos de delação premiada já foi motivo de disputas lá atrás entre PF e MP. ⚔️ Aliás, as próprias delações já foram alvo de muitas críticas, inclusive do Lula e seus aliados, sendo a soltura imediata do delator após o acordo o principal fator de críticas. ??️ Esse mecanismo serviu de base para a operação Lava-Jato. ? Houve amplos debates sobre o assunto e ficou entendido que “delação não é prova”, porque qualquer um pode dizer qualquer coisa. Sendo assim, é necessário provar o que se diz. ?

⚖️ Judiciário. Por fim, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a concessão de crédito consignado para beneficiários de programas sociais. ?? O caso liga um alerta para um eventual aumento da inadimplência, que já está em patamar elevado. ⚠️ A Corte também liberou a contribuição compulsória de trabalhadores para sindicatos, o que fará com que o trabalhador tenha que se opor com antecedência para não ter que pagar o tributo. ???

Mantenha-se informado/a sobre os principais eventos desta semana na lista que fizemos, que organiza as principais agendas por data.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais