⚡️ #992: Lula retorna da Índia e a delação de Mauro Cid

Correio Sabiá mostra as principais notícias do dia com uma curadoria de conteúdo / 📸 Anna Zakharova/Unsplash
Table of Content

⚡️ #992: Lula retorna da Índia e a delação de Mauro Cid

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá mostra as principais notícias do dia com uma curadoria de conteúdo / ? Anna Zakharova/Unsplash
Correio Sabiá mostra as principais notícias do dia com uma curadoria de conteúdo / ? Anna Zakharova/Unsplash

? Poder Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou no domingo (10) da viagem que fez à Índia, onde participou de encontro do G20 (grupo formado pelos países com as 20 maiores economias do mundo). ?? Teve 7 encontros bilaterais. ? Diplomaticamente, pegou mal quando disse que o Brasil não prenderia o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se quisesse comparecer presencialmente ao Brasil em 2024, no próximo encontro do grupo. ???

? Contexto. Teoricamente, Putin não pode sair da Rússia. Existe uma determinação para prendê-lo, caso o faça. ? Aliás, essa situação exigiu da África do Sul, recentemente, um esforço diplomático por ocasião da reunião do Brics (grupo formado por ?? Brasil, ?? Rússia, ?? Índia, ?? China e ?? África do Sul). Russos e sul-africanos são bons amigos, mas Putin teve que participar virtualmente (em ligação de vídeo). ?️ A diplomacia sul-africana entrou em cena para conter os danos (ficar bem na fita com o mundo por não chamar Putin, mas ao mesmo tempo reduzir danos à imagem do líder russo). ?

  • ?️ A previsão das notícias está listada por data na Agenda da Semana do Correio Sabiá.

Mais. Nesse sentido, a declaração do Lula foi considerada “desnecessária” e “danosa” pelo especialista em políticas internacionais Oliver Stuenkel. ?? Até 2024, tem muita água para rolar. Então, num contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia, em que o mundo pressiona os russos, Lula mostrou um alinhamento que não precisava ser feito agora. ??⚔️?? Também não explicou como isso ocorreria, já que o Tribunal Penal Internacional, do qual o Brasil é signatário, determinou a detenção do Putin. Assim, de “estadista” conhecido pelos outros líderes globais, passou a imagem de “inexperiente”, segundo Stuenkel. ?️?

? Continuando… A redação final da reunião do G20 foi vaga sobre a guerra da Ucrânia. ? Os países integrantes concordam que o grupo não é o fórum adequado para tratar de questões geopolíticas, ainda que reconheçam os impactos econômicos do conflito. ?️? À margem do encontro, ?? Brasil, ?? Estados Unidos e ?? Arábia Saudita anunciaram uma Aliança Global para intensificar a produção de biocombustíveis, que vai reunir 19 países. ⛽️♻️

? Bolsonaro. Ainda na Índia, Lula falou que acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava envolvido “até os dentes” numa tentativa de golpe para se manter na Presidência. ♟️ O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do Bolsonaro, fechou um acordo de delação premiada com a PF (Polícia Federal). ???‍♂️ Cid está preso por falsificar a própria carteira vacinação contra a covid-19. ??? Teria feito o mesmo para Bolsonaro permanecer nos Estados Unidos. ?? O militar também aparece constantemente no noticiário por suposto envolvimento no caso das jóias dadas por autoridades sauditas ao governo brasileiro. ???

?️ Repercussão. Bolsonaro diz ser vítima de perseguição política. ? O PL (Partido Liberal) se movimenta para entender o impacto eleitoral desse caso no ano que vem. ?️ A sigla tem em Bolsonaro uma esperança de eleger mais prefeitos. Já o procurador-geral da República, Augusto Aras, chefe do MP (Ministério Público), foi contra o acordo e declarou que a tarefa de fechar uma delação premiada deveria ser do MP, e não da PF. ⚔️ (Podemos explicar em detalhes, se quiserem. Mandem perguntas em nosso Instagram: @correiosabia). ? Aras foi indicado por Bolsonaro para o cargo, e aliados do Lula dizem que ele “tem lado”. ???

? Contexto. A possibilidade de homologar acordos de delação premiada já foi motivo de disputas lá atrás entre PF e MP. ⚔️ Aliás, as próprias delações já foram alvo de muitas críticas, inclusive do Lula e seus aliados, sendo a soltura imediata do delator após o acordo o principal fator de críticas. ??️ Esse mecanismo serviu de base para a operação Lava-Jato. ? Houve amplos debates sobre o assunto e ficou entendido que “delação não é prova”, porque qualquer um pode dizer qualquer coisa. Sendo assim, é necessário provar o que se diz. ?

⚖️ Judiciário. Por fim, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a concessão de crédito consignado para beneficiários de programas sociais. ?? O caso liga um alerta para um eventual aumento da inadimplência, que já está em patamar elevado. ⚠️ A Corte também liberou a contribuição compulsória de trabalhadores para sindicatos, o que fará com que o trabalhador tenha que se opor com antecedência para não ter que pagar o tributo. ???

Mantenha-se informado/a sobre os principais eventos desta semana na lista que fizemos, que organiza as principais agendas por data.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.