⚡️ #991: O que esperar das notícias desta semana (4 a 10.set)
⚡️ #991: O que esperar das notícias da semana (4 a 10.set)
Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Orçamento. Depois de o governo enviar sua proposta de Orçamento para 2024, com déficit zero e salário mínimo de R$ 1.421 (7,7% de aumento, num custo estimado de R$ 39,4 bilhões), devemos observar notícias sobre o cumprimento ou não dessas metas, assim como sugestões de mudanças nesse texto. Ao mesmo tempo, também devem ocorrer discussões pela reforma tributária.
Tudo isso vem acompanhado de uma discussão política sobre mudanças nos ministérios, como já mostramos na semana passada, para contemplar uma base de apoiadores do governo federal no Congresso Nacional (que garante votações a favor desses textos). O “centrão” (grupo de partidos sem definição ideológica clara) deve ganhar espaço.
- ?️ A previsão das notícias está listada por data na Agenda da Semana do Correio Sabiá.
Enquanto isso… Continuam desdobramentos de depoimentos à PF (Polícia Federal) e às CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Até o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho compareceu a uma, das Pirâmides Financeiras, na semana passada (e ficou em silêncio na maior parte do tempo).
Também costuma haver desdobramentos do caso das jóias dadas para autoridades do governo Bolsonaro, caso que atinge a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados, assim como também há novidades sobre os atos extremistas do 8 de janeiro. São assuntos para manter no radar.
- ? Voe com o Correio Sabiá nas redes sociais: @correiosabia
Executivo. Dois eventos, no entanto, tornam a semana especialmente diferente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Primeiro, o desfile do 7 de setembro (*nota: o feriado ainda torna a semana mais curta, sem negociações em Bolsa e com possibilidade de dinamizar os trabalhos no Legislativo, ou não). Lembre-se que, nos últimos anos, a data despertou animosidade por seu caráter militar sob o governo Bolsonaro. Vale observar como serão os posicionamentos da situação e da oposição.
O 2º evento é a viagem de Lula para participar da Cúpula do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), na Índia. Semana retrasada, Lula esteve na África para a Reunião do Brics (grupo formado por Brasil, ?? Rússia, ?? Índia, ?? China ?? e África do Sul ??). Semana passada, ficou no país, com uma série de compromissos que listamos em curadorias anteriores (veja o histórico a navegar em nosso site). ✈️ A lista de todas as viagens do Lula ao exterior em 2023 está nesta reportagem.
- Clique aqui para receber a curadoria de notícias do Correio Sabiá no seu WhatsApp.
- Clique aqui para se INSCREVER no podcast do Correio Sabiá.
- Apoie os voos do Correio Sabiá.
Aproveite para relembrar como foram as notícias da semana passada. Fizemos um balanço para te manter bem informada/o.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.