🚌 #984: Com referência a Anitta, Lula e Paes anunciam obras do BRT no Rio

🚌 #984: Com referência a Anitta, Lula e Paes anunciam obras do BRT no Rio

? #984: Numa estética que imita Anitta, Lula e Paes anunciam obras do BRT no Rio

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
O presidente Lula ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, no dia 10 de agosto de 2023 / ? Reprodução/Twitter
O presidente Lula ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, no dia 10 de agosto de 2023 / ? Reprodução/Twitter

Numa estética que faz referência à cantora Anitta (que já posou em frente a um ônibus para o clipe de “Girl from Rio”), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a realização de obras no BRT do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10.ago.2023) ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), também posando em frente a um ônibus. O letreiro do veículo dizia “Lula from Zona Oeste”. Nas redes sociais, o presidente escreveu “BRT from Rio – Eduardo Paes feat. Lula”, como se fossem os nomes da música e dos artistas, respectivamente. (*Obs.: Lula continua no Rio nesta sexta-feira [11.ago] para anunciar as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]).

  • Por que isso importa? O tom da publicação é uma forma de “pautar” as redes para um tema politicamente favorável, o investimento em obras. A estratégia deu certo, e eles ficaram entre os assuntos mais falados do Twitter. Na véspera, viralizou no WhatsApp um áudio gravado pelo prefeito Eduardo Paes, no qual pedia uma mobilização por ocasião da chegada de Lula. “Não há nada mais importante nesta semana do que a vinda do presidente da República”, disse Paes.

“Quero todo mundo mobilizado nisso, não quero ninguém me enchendo o saco com outras coisas, quero todo mundo ligado nisso, por favor. Esse é um momento importante, e vamos receber bem o presidente do Brasil.”

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

Lula x Bolsonaro. Ainda falando de redes sociais… Lula postou que “o Rio de Janeiro, o povo pobre, trabalhador, negro, das periferias, precisa ser tratado com respeito. Para que nunca mais aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado pela polícia. Um cidadão que atira e mata um menino de 13 anos é despreparado e irresponsável. Precisamos criar condições para que a polícia seja eficaz, mas, ao mesmo tempo, saiba diferenciar o combate ao crime organizado do povo que circula nas ruas.” O tom marca um posicionamento diferente daquele adotado por Bolsonaro, que fez 2 transferências de PIX (cada uma no valor de R$ 50 mil, totalizando R$ 100 mil) para a viúva de um PM (policial militar) morto no Guarujá, em São Paulo.

Enquanto isso, o Legislativo teve audiências. Na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Atos Antidemocráticos que ocorre no Distrito Federal, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres, disse que não sugeriu interferência na eleição de 2022 da parte da PRF (Polícia Rodoviária Federal), cujo ex-diretor-geral Silvinei Vasques foi preso nesta semana. Observações:

  • Silvinei prestou depoimento à PF nesta quinta-feira (10).
  • Torres também já foi preso, em decorrência dos atos extremistas do 8 de janeiro, quando exercia o cargo de secretário de Justiça e Segurança Pública do Distrito Federal. Atualmente, está solto, com tornozeleira eletrônica.

Já no Senado Federal, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de uma arguição pública de tom bem mais tranquilo do que seus últimos compromissos com congressistas. Sofreu pouca pressão. Isso porque, na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) –depois de 3 anos– reduziu a taxa básica de juros de 13,75% para 13,25% ao ano, sinalizando ainda a possibilidade de mais cortes nas próximas reuniões.

Mais. Os destaques desse compromisso de Campos Neto foram: 1) a sinalização de que o fim do rotativo resolveria a dívida do cartão de crédito (*Obs.: Essa declaração saindo da boca do presidente do Banco Central ganha força e gera expectativa pelo fim do rotativo ou, ao menos, por avanço das discussões nesse sentido); e 2) a negativa de que o PIX poderá ser taxado.

Ainda recomendamos fortemente que você veja nossa curadoria de notícias anterior, na qual mostramos que o candidato à Presidência do Equador Fernando Villavencio foi assassinado com 3 tiros na cabeça na quarta-feira (9). Os detalhes desse caso estão no texto abaixo.

Candidato no Equador, Fernando Villavencio foi assassinado / ? Reprodução/@fernandovillavencioec
Villavencio era do campo da esquerda / ? Reprodução/@fernandovillavencioec

Para saber especialmente como foi a Cúpula da Amazônia, leia a curadoria das notícias essenciais do Correio Sabiá que está abaixo e também neste link.

Pontapé inicial para as notícias desta semana (7 a 13 de agosto)

Por fim, saiba ainda o que o Correio Sabiá informou que deveria estar no radar do noticiário nesta curadoria de notícias, publicada no domingo (6.ago.2023), dando mais previsibilidade ao noticiário. Num texto corrido, de leitura rápida, mostramos os principais tópicos para você prestar atenção.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais