#952: Resumo das notícias essenciais desta semana em 4 minutos de leitura

#952: Resumo das notícias essenciais desta semana em 4 minutos de leitura
Link copiado!

#952: Resumo das notícias essenciais desta semana em 4 minutos de leitura

Correio Sabiá poderá fazer atualizações nesta curadoria de notícias para te manter bem informado/a
Correio Sabiá: O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Correio Sabiá: O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mostramos na semana anterior, numa das curadorias de notícias do Correio Sabiá, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentaria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a proposta de arcabouço fiscal, que vai substituir a regra do teto de gastos. De fato, apresentou.

A regra do arcabouço fiscal será uma espécie de “âncora fiscal” para evitar gastos descontrolados do governo federal. O teto de gastos impede que a maior parte das despesas do governo federal cresça acima da inflação.

Agora, nesta semana, Lula, Haddad e outros ministros envolvidos na elaboração dessa proposta devem voltar a se reunir na terça-feira (21.mar.2023). O encontro consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que recebe atualizações frequentes para te manter bem informada/o.

A ideia é que Lula viaje à China no final deste mês já com uma definição de qual vai ser a proposta de arcabouço fiscal. Lula embarca no sábado (25.mar). Chega na China no dia 26. Encontra-se com o presidente chinês Xi Jinping no dia 28. Fica por lá até o dia 31 de março. Em seguida, vai aos Emirados Árabes. Atualizamos o conteúdo que temos sobre todas as viagens internacionais de Lula em 2023.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, embarca para a China nesta segunda-feira (20.mar) acompanhado de mais de 100 integrantes do agronegócio brasileiro. São pequenos, médios e grandes empresários, produtores, representantes de associações e cooperativas.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, embarcou para Natal, no Rio Grande do Norte, estado que passou por uma onda de violência na semana passada, com fogo em veículos e depredação de patrimônio público. O governo federal não fez uma intervenção na segurança pública estadual, mas tem dado apoio às operações contra a criminalidade. Dino discutirá essas ações.

Em Brasília (DF), no Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, relançam nesta segunda-feira (20) o programa Mais Médicos. Lembrando: este e todos os eventos acima estão na Agenda da Semana do Correio Sabiá.

Da mesma forma, também consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos. Os 2 encontros começam na terça-feira (21) e acabam na quarta-feira (22), quando há divulgação sobre ajuste (ou não) da taxa básica de juros.

Desta vez é especialmente relevante destacar o contexto em que as duas reuniões ocorrem:

  • No Brasil, Lula e outras autoridades próximas do governo federal têm pressionado pela redução da taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi criticado nos últimos meses. Deu até entrevista para explicar o caso. Saiba como foi a entrevista do presidente do Banco Central no Roda Viva. Além disso, há desdobramentos sobre a proposta de âncora fiscal do governo. No mesmo dia, ainda há divulgação da prévia da inflação de março. Tudo isso deve ser levado em consideração para monitorar qual será a decisão do Copom. O mercado espera que a taxa fique no mesmo patamar.
  • Nos Estados Unidos, avaliava-se mais uma subida da taxa básica de juros, atualmente na faixa de 4,50% a 4,75% ao ano. No entanto, a decisão desta quarta-feira (22) ocorre num momento em que investidores prestam atenção na falência do banco SVB (Silicon Valley Bank), na Califórnia, e no fechamento do banco Signature Bank, em Nova York. Por isso, o jogo ficou mais aberto: o ciclo de 7 altas seguidas pode acabar com a manutenção da taxa no mesmo patamar. A tendência, porém, é que haja o 8º aumento consecutivo, desta vez de 25 pontos-base, levando a taxa para a faixa de 4,75% a 5% ao ano.

Na curadoria de notícias anterior do Correio Sabiá, mostramos mais detalhes da proposta de arcabouço fiscal do governo federal, a crise de segurança pública no Rio Grande do Norte e outras notícias relevantes. Relembre abaixo:

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.