#949: As notícias essenciais desta segunda (13) e terça-feira (14)

#949: As notícias essenciais desta segunda (13) e terça-feira (14)

#949: As notícias essenciais desta segunda (13) e terça-feira (14)

Correio Sabiá fará atualizações nesta curadoria de notícias para te manter bem informado/a
Correio Sabiá: mostramos que Lula esteve em evento em Roraima neste dia 13 de março de 2023 / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Correio Sabiá: mostramos que Lula esteve em evento em Roraima neste dia 13 de março de 2023 / Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesta segunda-feira (13.mar.2023) para Roraima, onde participou da 2ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, realizada no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O evento constava na Agenda da Semana, conteúdo atualizado diariamente e que dá mais previsibilidade ao noticiário, porque lista os principais eventos políticos e econômicos em cada dia. Na ocasião, Lula:

  1. prometeu tratar com alguns de seus ministros sobre financiamento para produção agrícola dos indígenas;
  2. prometeu agir para demarcar rapidamente novas terras indígenas;
  3. falou que se reuniria com os presidentes de países amazônicos para definir políticas de preservação à floresta.

Eis o vídeo com a transmissão do evento:

O governo federal também atualizou nesta segunda-feira (13) sobre a situação dos indígenas Yanomami. Mostramos a grave crise sanitária e nutricional pela qual essa população passava em curadorias anteriores do Correio Sabiá.

Reprodução de documento PDF do governo federal com mapa de parte da região amazônica brasileira / Foto: Reprodução/Governo
Reprodução de documento PDF do governo federal com mapa de parte da região amazônica brasileira / Foto: Reprodução/Governo

Aliás, falando de reuniões e presidentes de outros países… O governo Lula 2023 voltou a exigir vistos de cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A exigência tinha deixado de existir no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O que ocorre nessa história: o governo Bolsonaro entendeu que havia interesse econômico para o Brasil em receber esses turistas, por isso achou melhor eliminar a barreira do visto para atraí-los. A tradição diplomática brasileira, no entanto, é de reciprocidade. Esses países exigem vistos de brasileiros, então o Brasil exige visto desses países. O governo Lula retomou a exigência e disse que, antes de retomá-la, tentou negociar para que os 4 países em questão retirassem pedidos de visto de brasileiros, o que não ocorreu.

Por fim, para que você comece sua terça-feira (14.mar.2023) bem informado/a, é relevante saber de duas coisas previstas para o Senado. Ambas constam na Agenda da Semana do Correio Sabiá, assim como todos os outros eventos relevantes deste e dos próximos dias.

  1. Às 9h, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) começa a decidir se aprova o convite para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, preste esclarecimentos à comissão sobre o patamar da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Mostramos como foi a entrevista do presidente do BC no Roda Viva, da TV Cultura, numa de nossas curadorias de notícias. A CAE também decide se aprova o convite para que a diretoria da Americanas esclareça o rombo de ao menos R$ 20 bilhões nas contas da empresa.
  2. Já o plenário do Senado deve votar (ao menos, está na pauta) um PL (projeto de lei) –o PLP 257/2019– que garante que 25% da reserva de contingência do Orçamento de cada ano sirva para atender pessoas atingidas por calamidades, como a chuva no litoral Norte de São Paulo, sobre a qual falamos várias vezes em curadorias anteriores de notícias do Correio Sabiá.

Lembrando: antes de a semana começar, demos um panorama de algumas expectativas de notícias para os próximos dias e relembramos o que ocorreu na semana passada. Tudo bem resumido para você começar o dia voando, num formato amigável, simples, completo e didático. Leia abaixo.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais