#870: Campanhas se preparam para debate no domingo (16)

#870: Campanhas se preparam para debate no domingo (16)

#870: Campanhas se preparam para debate presidencial no domingo (16)

Presidente do TSE, Moraes derruba autorização para investigar institutos de pesquisas eleitorais
Sabiá: Bolsonaro no Rio de Janeiro, dia 10/09/2022, em Revista Naval em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil / Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Sabiá: Bolsonaro no Rio de Janeiro, dia 10/09/2022, em Revista Naval em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil / Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O resumo do resumo:

  • Campanhas de Bolsonaro e Lula se preparam para o debate da Band no domingo (14), enquanto candidatos cumprem agendas nesta sexta-feira (14) no Rio e em Recife, respectivamente;
  • Alexandre de Moraes derruba autorização de investigação contra institutos de pesquisa eleitoral; Corte Especial do STJ mantém afastamento do governador de Alagoas a menos de 20 dias do 2º turno;
  • União Europeia sobe o tom contra a Rússia e diz que, se houver ataque nuclear à Ucrânia, vai ‘aniquilar’ exército russo; saiba as atualizações da guerra no site do Correio Sabiá

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria completa das notícias essenciais:

Bolsonaro e Lula se preparam para debate no domingo (16)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terão seu 1º confronto direto no 2º turno no domingo (16), às 20h, quando ocorre o debate da Band junto a um pool de veículos.  

Por causa disso, as campanhas dos 2 candidatos à Presidência têm se preparado nestes dias para deixar à disposição de Lula e Bolsonaro algumas potenciais respostas que se façam necessárias, a depender do tema a ser debatido, mantendo aquela linha do “bateu, levou”. 

Bolsonaro e Lula cumprem agendas de viagens pelo Brasil

Enquanto isso, os 2 candidatos cumprem suas agendas em viagens pelo Brasil. O Bolsonaro nesta sexta-feira (14) estará no Rio de Janeiro (RJ), estado pelo qual construiu sua carreira política. Nesta quinta (13), o presidente passou por Pernambuco (PE) e teve um ato esvaziado, com cerca de 2 mil pessoas. É no Nordeste onde ele enfrente sua maior resistência nessa eleição. 

Aliás, o ex-presidente Lula chegou nesta sexta-feira em Recife (PE), onde fará uma caminhada ao lado de outras autoridades locais. Com o Lula é o oposto de Bolsonaro no Nordeste: o ex-presidente estará no seu reduto eleitoral. Lembrando que todos esses eventos constam na Agenda da Semana, conteúdo com atualizações permanentes sobre as principais agendas políticas e econômicas.

Moraes desautoriza investigações contra institutos de pesquisas

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou na noite desta quinta-feira (13) a derrubada da autorização de investigações contra empresas de pesquisa eleitoral. A autorização ocorreu mais cedo, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e pelo Ministério da Justiça, numa ofensiva do governo contra os institutos.

Mostramos várias vezes no Correio Sabiá como as pesquisas eleitorais se tornaram o principal alvo de bolsonaristas nesta eleição. Agora, os questionamentos mudaram das urnas para as pesquisas. 

Cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE - 16/08/2022 Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE, dia 16 de agosto de 2022 / Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Damares diz que ‘ouviu na rua’ notícias sobre abusos de crianças

Eleita senadora pelo Republicanos do Distrito Federal, a ex-ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) afirmou que ouviu “nas ruas” os relatos sobre supostos estupros e tráfico de crianças no Marajó, no Pará.

O caso ganhou repercussão, porque o MPF (Ministério Público Federal) cobrou provas a respeito do que declarou a ex-ministra, mas ela não apresentou provas. Damares disse que as crianças do Marajó são traficadas e têm seus dentes “arrancados pra elas não morderem na hora do sexo oral”.

Corte Especial do STJ mantém afastamento de governador de Alagoas

A Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quinta-feira (13), por 10 votos a 2, manter o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), fora do cargo até o fim do ano. Dantas disputa a reeleição em 2º turno.

O governador é investigado por suposta participação num esquema na Assembleia Legislativa de Alagoas quando ainda exercia mandato como deputado estadual. Teriam sido feitos saques em dinheiro em nome de funcionários fantasmas.

Dantas é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e inclusive participou do ato com Lula nesta quinta-feira (13) em Maceió, capital alagoana. Lula disse que não se meteria no caso, mas que, na sua opinião, todo mundo é inocente até que prove o contrário.

Já a presidente do PT, deputado federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que a operação da qual Dantas foi alvo é “suspeitíssima”, afinal ocorreu a 19 dias do 2º turno e o governador lidera as pesquisas de intenção de voto.

União Europeia fala em ‘aniquilar’ exército russo em caso de ataque nuclear à Ucrânia

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Barrell, declarou nesta quinta-feira (13) que qualquer ataque nuclear sofrido pela Ucrânia provocaria uma reposta tão contundente Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que “aniquilaria” o exército russo. 

“Vladimir Putin está dizendo que não está blefando. Os Estados Unidos e a Otan também não estão blefando, e qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai criar uma reposta, não uma resposta nuclear, mas uma resposta militar tão poderosa que o exército russo vai ser aniquilado.”

Josep Barrell, chefe da diplomacia da União Europeia

Saiba os detalhes na reportagem que temos no Correio Sabiá com os principais updates da guerra na Ucrânia.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo costuma ser enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

leia mais