#862: Candidatos participam do debate da Globo nesta quinta (29)

#862: Candidatos participam do debate da Globo nesta quinta (29)

#862: Candidatos participam do debate da TV Globo nesta quinta-feira (29)

Último encontro dos presidenciáveis antes da eleição de domingo, evento pode durar até 1h40 de sexta (30)
Sabiá: Simone Tebet, Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D'avila e Soraya Thronick no 1º debate presidencial das eleições 2022, na Band / Foto: Divulgação/Simone Tebet
Sabiá: Simone Tebet, Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D’avila e Soraya Thronick no 1º debate presidencial das eleições 2022, na Band / Foto: Divulgação/Simone Tebet

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Principais candidatos à Presidência participam nesta quinta-feira (29) do debate presidencial da TV Globo;
  • Correio Sabiá explica a disputa pelo chamado ‘voto útil’ e os prós e contras dessa escolha ‘tática’;
  • Correio Sabiá mostra que o acumulado de focos de queimadas na Amazônia de janeiro a 27 de setembro de 2022 é o maior desde 2010

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Presidenciáveis participam de debate da TV Globo nesta quinta-feira (29)

Ocorre nesta quinta-feira (29), a partir das 22h30, o debate presidencial da TV Globo, o último antes do 1º turno da eleição. O evento consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá. Todos os candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais confirmaram presença. 

Aliás, os concorrentes à Presidência devem se poupar ao longo do dia. A agenda de todos eles informa apenas sobre o debate à noite. O evento pode durar até 1h40 de sexta-feira (30). Simone Tebet (MDB) disse que também fará uma caminhada no Rio de Janeiro.

Essas informações foram compiladas na Agenda da Semana, que recebe atualizações frequentes com todos os eventos mais relevantes do dia para você ficar bem informado/a. 

Candidatos disputam voto útil na reta final da campanha

Nesta reta final antes do 1º turno, que ocorre no domingo (2.out), os candidatos têm disputado o chamado “voto útil” do eleitor. Mostramos no site do Correio Sabiá nesta quarta-feira (28) alguns prós e contras desse voto tático, que leva em consideração as pesquisas e as chances reais dos concorrentes saírem vitoriosos do pleito.

Moraes faz visita à sala de totalização de votos do TSE

Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes fez nesta quarta-feira (28) uma visita à sala de totalização de votos da Corte Eleitoral e, depois, voltou a afirmar que o processo é transparente e auditável. Entidades e representantes de partidos fizeram a visita junto com o ministro.

Amazônia tem maior número de focos de queimadas de janeiro a setembro desde 2010

Por fim, mudando de assunto, mostramos no site do Correio Sabiá nesta quarta-feira (28) como o número de focos de queimadas na Amazônia continua batendo recordes negativos. De janeiro a 27 de setembro de 2022, essa quantidade foi a maior já vista desde 2010. O Pará tem 3 das 5 cidades brasileiras com mais focos de queimadas. Os dados são do próprio governo federal.

São Paulo terá, a partir de 5 de outubro, uma exposição gratuita cujas obras são feitas com as cinzas de queimadas de 4 biomas brasileiros: Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. As obras estarão à venda. O dinheiro será revertido para combater essas queimadas

Saiba ainda os principais eventos políticos e econômicos previstos para esta quinta-feira (29) na Agenda da Semana.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

leia mais