#857: Putin assina decreto que libera convocar reservistas

#857: Putin assina decreto que libera convocar reservistas
Link copiado!

#857: Putin fala em uso de armas de nucleares e convoca reservistas

Presidente russo elevou o tom contra a Ucrânia; Biden disse que guerra nuclear ‘não tem vencedores’
Sabiá: Putin declarou que a Rússia está pronta para usar armas nucleares se houver risco à 'soberania nacional'
Sabiá: Putin declarou que a Rússia está pronta para usar armas nucleares se houver risco à ‘soberania nacional’

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Guerra entre Rússia e Ucrânia sobe de patamar, e Putin assina decreto que libera chamar 300 mil reservistas; presidente russo fala em uso de armas nucleares;
  • Copom encerra ciclo de alta da taxa básica de juros no Brasil, mantendo Selic a 13,75% ao ano; Fed volta a elevar taxa de juros nos EUA em 0,75 ponto percentual;
  • Bolsonaro sanciona lei que obriga planos de saúde a pagarem por atendimentos fora da listagem definida pela ANS

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Putin assina decreto que libera convocação de 300 mil reservistas

A guerra entre Rússia e Ucrânia entrou em outro nível. Isso porque o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (21) mobilização nacional para convocar reservistas. Há um total de 300 mil. Ainda não está claro quando esses reservistas serão convocados; quanto tempo levará para serem convocados; quanto tempo durará o serviço; ou quantos, de fato, serão chamados.

Putin falou sobre uso de armas nucleares caso a soberania nacional seja ameaçada (eis o vídeo). Na mesma linha, o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, afirmou que a Rússia está preparada para defender territórios conquistados na Ucrânia com “armas nucleares estratégicas”.

Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que “uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada”. A guerra na Ucrânia estará no centro das discussões da reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta quinta-feira (22).

Copom encerra ciclo de alta da taxa de juros

O Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou nesta quarta-feira (21) que decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, no mesmo patamar em que já se encontrava, a 13,75% ao ano. Assim, o colegiado encerrou um ciclo de 12 altas consecutivas.

Em nota, o Banco Central informou que o “cenário externo mantém-se adverso e volátil”. No Brasil, “a divulgação do PIB [Produto Interno Bruto] apontou ritmo de crescimento acima do esperado no 2º trimestre, e o conjunto dos indicadores divulgado desde a última reunião do Copom seguiu sinalizando crescimento. Já “a inflação ao consumidor, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos de medidas tributárias, continua elevada”

Já o Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos, voltou a elevar a taxa de juros no país, desta vez num aumento de mais 0,75 ponto percentual, para uma faixa entre 3% e 3,25%. A expectativa é de que a taxa nos EUA fique em 4% até o fim do ano, já que a autoridade monetária norte-americana antecipou em comunicado que novos ajustes são apropriados.

Bolsonaro sanciona lei que obriga planos de saúde a pagarem tratamentos fora do rol taxativo da ANS

Aliás, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou da viagem que fez a Nova York (EUA) para fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, função que cabe tradicionalmente ao presidente brasileiro. Ele sancionou a lei que obriga planos de saúde a pagarem por atendimentos fora do rol taxativo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Abertura do Debate Geral da 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York - Discurso do presidente Jair Bolsonaro / Foto: Isac Nóbrega/PR
Sabiá: Abertura do Debate Geral da 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York – Discurso do presidente Jair Bolsonaro / Foto: Isac Nóbrega/PR

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.