#851: Rol taxativo da ANS aos planos de saúde cai no Congresso

#851: Rol taxativo da ANS aos planos de saúde cai no Congresso

#851: Congresso derruba rol taxativo da ANS para os planos de saúde

Medida obriga planos de saúde a cobrir atendimentos não previstos no rol definido pela agência
Sabiá: derrubada do rol taxativo da ANS segue para sanção presidencial / Foto: National Cancer Institute/Unsplash
Sabiá: derrubada do rol taxativo da ANS segue para sanção presidencial / Foto: National Cancer Institute/Unsplash

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Congresso derruba rol taxativo da ANS; assim, amplia obrigatoriedade de cobertura de atendimentos dos planos de saúde;
  • Petrobras anuncia redução da gasolina de aviação; mercado volta a revisar para baixo as expectativas de inflação em 2022 e 2023; dólar cai 0,88% e fecha cotado perto dos R$ 5;
  • Nova pesquisa Ipec mostra estabilidade, sendo que Lula tem 44% das intenções de voto no 1º turno; Bolsonaro, 32%

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Congresso derruba rol taxativo da ANS

O Congresso derrubou nesta segunda-feira (29.ago.2022) o rol taxativo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para os planos de saúde. Na prática, a derrubada obriga os planos de saúde a bancarem atendimentos que não fazem parte do rol definido pela ANS. Agora, a norma segue para sanção presidencial.

Outra notícia que ganhou destaque no noticiário desta segunda-feira foi a suspensão do sigilo das investigações que miram empresários bolsonaristas, como definiu o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esses empresários disseram no WhatsApp que não aceitariam um eventual resultado adverso ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição deste ano. Até agora, no entanto, não há comprovação da existência de um esquema organizado contra a democracia brasileira.

Na semana passada, a PF (Polícia Federal) realizou uma operação que focou em 8 empresários, entre eles Luciano Hang, dono da Havan, proximo do presidente. Quem autorizou a ação foi Moraes, e Bolsonaro criticou mais de uma vez o ministro, inclusive no debate da Band no domingo (28)

Petrobras anuncia redução de 15,7% da gasolina para aviação

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (29) uma redução de 15,7% no valor da gasolina de aviação na venda para as distribuidoras. Esta é a 2ª redução seguida. No início de agosto a estatal anunciou uma redução de 5,7%. A medida começa a valer a partir de quinta-feira (1º.set).

Além disso, a Petrobras também anunciou uma redução de 10,4% no valor do querosene de aviação. Também foi a 2ª redução no valor de venda desse item para as distribuidoras, já que o querosene de aviação havia sido reduzido em 2,6%. A medida também começa a valer a partir de quinta.

A queda no valor dos combustíveis fez a inflação no Brasil virar deflação. Ou seja, ao invés de alta geral dos preços, houve uma redução geral.

No entanto, o valor das passagens aéreas continuou subindo nos últimos meses, sendo um dos principais responsáveis pelo impacto dos preços para a faixa de renda mais alta. Agora, a expectativa é de que haja um alívio nos valores dessas passagens.

Os reajustes no valor dos combustíveis para a aviação refletem a queda do dólar em relação ao real. Nesta segunda-feira (29), por exemplo, a moeda norte-americana caiu 0,88%, sendo cotada a R$ 5,03. O Ibovespa fechou próximo da estabilidade. Subiu 0,02%, aos 112.323 pontos.

Seguindo com Economia na pauta, o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (29) mostrou a 9ª redução na expectativa do mercado para a inflação neste ano, desta vez de 6,83% para 6,7%.

Já a expectativa de inflação para o final de 2023 também foi revisada para baixo, de 5,33% para 5,30%. E o PIB (Produto Interno Bruto) do país no fim de 2022 teve o 9º reajuste para cima, passando de 2,02% para 2,1%.

Após declarações de Bolsonaro, Chile convoca embaixador em Santiago

O Chile convocou o embaixador brasileiro em Santiago, capital chilena, para reclamar sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirmou no debate de domingo (28) na Band que o presidente daquele país, Gabriel Boric, colocava fogo em metrôs nos protestos de 2019. A informação é falsa. 

Por aqui, o TSE analisa nesta terça-feira (30) se haverá alguma restrição ao porte de armas no dia da eleição, em outubro, como consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá, conteúdo publicado todo domingo e atualizado diariamente como forma de dar mais previsibilidade ao noticiário.

Além disso, saiu mais uma pesquisa eleitoral (Ipec), que apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, igual à pesquisa anterior, do dia 15 de agosto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) também se manteve estável com 32% das intenções de voto. 

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

leia mais