#835: Eleições 2022: prazo final para convenções partidárias é nesta sexta

#835: Eleições 2022: prazo final para convenções partidárias é nesta sexta
Link copiado!

Curadoria #835 do Sabiá: Eleições 2022: prazo final para realização de convenções partidárias é esta sexta (5)

Partidos têm até esta sexta para resolver pendências sobre candidaturas; uma delas é vice na chapa de Ciro
Sabiá: O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes sorri ao falar com jornalistas / Foto: Divulgação/Ciro Gomes
O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes / Foto: Divulgação/Ciro Gomes

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Convenções partidárias terminam nesta sexta com algumas indefinições a serem resolvidas, como vice de Ciro Gomes e aliança de PT e PSB no Rio de Janeiro, que envolve candidatura de Freixo ao governo estadual e de Molon ao Senado;
  • André Janones confirma retirada da candidatura à Presidência após Lula incorporar suas propostas ao programa de governo;
  • Ibovespa dispara 2,04% com otimismo do mercado após reunião do Copom que aumentou taxa de juros em 0,5 ponto percentual; dólar fecha a R$ 5,22; China amplia força militar na região de Taiwan

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Eleições 2022: último dia de convenções partidárias

Esta sexta-feira (5.ago.2022) é o último dia para realização das convenções partidárias, que definem os candidatos nas eleições deste ano. É, portanto, o prazo final para que sejam resolvidas as últimas pendências sobre as candidaturas, como quem será vice na chapa do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), por exemplo. 

Uma outra indefinição está no Rio de Janeiro, porque na terça-feira (2) o Diretório Estadual do PT no Rio aprovou o rompimento do partido com o apoio à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo fluminense. A decisão final sobre o caso será tomada pelo Diretório Nacional da sigla nesta sexta-feira (5).

O motivo do rompimento é uma disputa que se arrasta há meses. Seguinte: o PSB é um aliado do PT, tanto que o vice do pré-candidato à Presidência e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). 

Só que há alguns estados em que os 2 partidos disputam um com o outro, porque não querem perder espaço político. O Rio de Janeiro é um deles.

O PSB quer lançar a candidatura do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) ao Senado. Além disso, o PSB também pretende ter, com Freixo, a cabeça de chapa na disputa pelo governo do estado. O PT, no entanto, reluta em abrir mão de 2 cargos importantes: o candidato ao governo estadual e também a vaga no Senado. 

André Janones confirma desistência de candidatura para apoiar Lula

Falando em PT, o deputado federal André Janones (Avante-MG) retirou mesmo a pré-candidatura à Presidência depois que suas propostas foram aceitas e incorporadas ao plano de governo do pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ibovespa sobe 2,04% após Copom aumentar Selic

Um dia depois de o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentar a taxa básica de juros, a Selic, de 13,25% para 13,75%, o Ibovespa fechou em alta de 2,04% no pregão desta quinta-feira (4), aos 105.892 pontos. A avaliação do mercado é de que o ciclo de altas (12 consecutivas) pode estar chegando ao fim. O dólar fechou em queda de 1,09%, cotado a R$ 5,22.

China realiza testes com mísseis em região próxima a Taiwan

Por fim, é relevante que você ainda saiba que a China fez testes com disparos de mísseis no mar de Taiwan, após a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitar a ilha.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.