#829: MDB faz convenção para oficializar candidatura de Simone Tebet nesta quarta (27)

#829: MDB faz convenção para oficializar candidatura de Simone Tebet nesta quarta (27)

Curadoria #829 do Sabiá: MDB faz convenção para oficializar candidatura de Simone Tebet nesta quarta (27)

Tentativas de judicializar evento não avançam; PSDB e Cidadania ainda têm impasse sobre indicação de vice
Em pronunciamento, senadora Simone Tebet (PMDB-MS) / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Em pronunciamento, senadora Simone Tebet (MDB-MS) / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • MDB faz convenção nesta quarta-feira (27) que deve oficializar candidatura de Simone Tebet à Presidência; judicialização do evento não avança; 
  • PSDB e Cidadania também fazem suas convenções nesta quarta; indicação de vice de Simone Tebet ainda é dúvida nos partidos da 3ª via; 
  • Fed deve elevar a taxa de juros nos Estados Unidos nesta quarta; na véspera, Ibovespa e dólar fecham em queda no pregão de terça (26)

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

MDB lança candidatura de Simone Tebet à Presidência nesta quarta (27)

O MDB realiza nesta quarta-feira (27.jul.2022) a sua convenção nacional que deve oficializar a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. O evento ocorre das 10h às 14h.

A convenção do MDB tem sido aguardada porque caciques de ao menos 10 estados indicaram na semana passada que vão apoiar o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no 1º turno.

Alguns emedebistas (políticos do MDB) passaram a manifestar publicamente o seu descontentamento com a candidatura de Tebet, que apresenta mau desempenho nas pesquisas eleitorais. 

Em alguns estados, a chance de reeleição desses políticos é maior se eles apoiarem o Lula. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), por exemplo, reclamou bastante da candidatura de Tebet e ameaçou até judicializá-la, caso do partido não voltasse atrás.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) chegou até a entrar em ação e se reuniu com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP). 

Temer levou a Baleia o pedido desses caciques por adiar a data da convenção, que ocorre nesta quarta-feira, para o dia 5 de agosto, prazo final permitido pela legislação eleitoral para esse tipo de evento.

Baleia não aceitou a sugestão e disse que tanto a data como a candidatura de Tebet tinham sido definidos democraticamente ao longo de diversos encontros do partido.

A respeito da possibilidade de judicialização, chegou até a ocorrer um pedido na Justiça para vetar a realização da convenção, mas a Justiça Eleitoral negou, mantendo a data do evento. 

Todo esse impasse foi explicado em material enviado no domingo (24.jul), por e-mail, para quem está cadastrado no site do Correio Sabiá. No mesmo dia, publicamos uma reportagem que mostrava esse contexto.

Em destaque, senadora Simone Tebet (MDB-MS) / Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Em destaque, senadora Simone Tebet (MDB-MS) / Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Impasse sobre indicação de vice na chapa de Tebet

PSDB e Cidadania também realizam esses eventos nesta quarta-feira. Aliás, MDB, PSDB e Cidadania são os partidos que chegaram a um acordo por fazer uma indicação única, que foi a de Simone Tebet. Isso ficou conhecido como 3ª via, que seria uma alternativa às candidaturas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O impasse ficou por conta de quem será o vice. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) estava cotado, só que o anúncio de quem deve ocupar esse cargo na chapa com Tebet deve ficar para depois.

Fed deve aumentar taxa de juros nos Estados Unidos

O Fed (Federal Reserve) decide nesta quarta-feira pelo aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. A expectativa é de que taxa suba 0,75 ponto percentual e, se isso ocorrer, o impacto será global. 

Essa é mais uma questão que mostramos em nosso site, na Agenda da Semana, que também é publicada aos domingos como forma de dar mais previsibilidade a noticiário.

No pregão desta terça-feira (26), o Ibovespa fechou em queda de 0,62%, a 99.646 pontos. Já o dólar recuou 0,38%, fechando cotado a R$ 5,34. 

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

leia mais