⚡️ #1030: COP28 avança pelo fim dos combustíveis fósseis, mas sem prazos

⚡️ #1030: COP28 avança pelo fim dos combustíveis fósseis, mas sem prazos

⚡️ #1030: COP28 avança pelo fim dos combustíveis fósseis, mas sem prazos

Argentina anuncia plano de medidas econômicas; Correio Sabiá apresenta novo projeto de combate à desinformação eleitoral
Primeira Reunião de Alto Nível do Diálogo Ministerial sobre Ação Climática baseada na Cultura, durante a COP28, em Dubai / ? Estevam / Audiovisual / PR
1ª Reunião de Alto Nível do Diálogo Ministerial sobre Ação Climática baseada na Cultura, durante a COP28, em Dubai / ? Estevam / Audiovisual / PR

? Sabatina de Dino para o STF é hoje (13), no Senado ⛽️ COP28 avança pelo fim dos combustíveis fósseis, mas sem definir prazos ?? Venezuela e Guiana aceitam dialogar, mas sem ceder seus posicionamentos ?? Milei apresenta plano econômico com ajustes ? Correio Sabiá apresenta projeto de combate à desinformação eleitoral (assista abaixo) ?

…….……………………………..   

⚖️ STF. O Senado faz hoje (13) a sabatina de Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). ???‍⚖️ O mesmo vale para Paulo Gonet, indicado para assumir a PGR (Procuradoria-Geral da República). ?? São eventos que estão organizados por data na Agenda da Semana que o Correio Sabiá mantém atualizada para dar *previsibilidade ao noticiário.* ??️ – Correio Sabiá (lista) 

♻️ COP28. Acabou a Conferência das Partes, maior encontro global para discussão das mudanças climáticas. ? O documento final do evento gerou *diferentes tons na imprensa.* ?? Folha de S.Paulo e G1, por exemplo, têm manchetes na linha “COP28 termina com avanço/aprovação da transição energética, mas sem excluir/eliminar combustíveis fósseis”. ⛽️? Isso porque o texto não teria a expressão “phase out”, no sentido da eliminação gradual. ? – G1 (Leitura: 1min) + Folha (Leitura: 2min)

?️ Por outro lado… O Poder360 mencionou: “Países da COP28 concordam em abandonar combustíveis fósseis”. ?? – Poder360 (Leitura: 1min) | A ONG ambiental Observatório do Clima disse em sua nota oficial que a “Conferência de Dubai termina com sinal para fim da era dos combustíveis fósseis, mas não diz como, nem com que dinheiro, e escancara porta para gás.” ??️ Ou seja, houve avanço no sentido de querer eliminar o uso desses combustíveis, mas não rolou o crivo final de “vamos eliminar até tal data, a partir de tais iniciativas”. ✍?

  • O governo federal comemorou o resultado da COP28. “Os resultados positivos da COP28 reforçam o comprometimento global com o multilateralismo, a cooperação internacional e a justiça climática, em momento crítico para a luta contra a mudança do clima”, diz uma nota.

?? Saindo de Dubai, Emirados Árabes… para a disputa política entre Venezuela e Guiana. ⚔️?? Agora, ambos aceitam dialogar, mas não há consenso. O presidente venezuelano Nicolás Maduro diz que tem direito “legítimo” sobre Essequibo, área que pretende anexar e contestada desde o século 19. ?️ Os venezuelanos dizem que a região foi “roubada” deles pelos britânicos no momento de traçar fronteiras. ?? Já o presidente da Guiana, Irfaan Ali, fala que não abrirá mão de nenhuma parte de seu território. ✊? – Jornal Nacional (Vídeo: 5min01s)

?? Na Argentina… O novo presidente Javier Milei anunciou um plano econômico que foi chamado pela imprensa argentina de “Plano Motosserra” uma alusão aos cortes promovidos na proposta e à motosserra (de verdade) que Milei usou durante a campanha eleitoral, em carreata (sim, isso aconteceu). ?? Na nossa última curadoria de notícias essenciais mostramos algumas dessas medidas. ?‍⬛ – G1 (Leitura: 2min)

? Por aqui… Lula anunciou na segunda-feira (11) um novo plano em seu governo: Ruas Visíveis, para dar visibilidade à população em situação de rua, tirando-a desta condição. ?️ – O Globo (Leitura: 2min) | O Senado aprovou as “bets”, as apostas esportivas. ✔️?⚽️ O texto terá nova análise da Câmara, que por sua vez aprovou o projeto que cria incentivo financeiro para estudantes do ensino médio continuarem na escola. ??✔️ – Senado (Leitura: 3min)+ Câmara (Leitura: 2min)  

?‍⬛ Assobio. O CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro, este que vos escreve todos os dias, apresentou ontem (12) um dos projetos desta organização de notícias. ??️ O Pulpo Antifiction é uma plataforma que agrega de um jeito super amigável as informações eleitorais de diferentes países, permitindo que você faça descobertas e até comparações de um país com o outro. ??? Explicamos num webinário, no qual fomos os primeiros a apresentar. ?️? A iniciativa foi uma das 9 selecionadas no Brasil pelo ICFJ (International Center for Journalists) num programa para combater a desinformação. ??️

Veja ainda uma outra aparição recente do CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro, ao divulgar um dos nossos projetos. A Embaixada dos Estados Unidos compartilhou um vídeo sobre o Ocean Noise Pollution, iniciativa do Correio Sabiá para falar sobre oceanos com foco em acústica e Blue Economy.

  • ?️ Agenda da Semana: todos os eventos que já mapeamos para este e os próximos dias estão em nossa Agenda, que dá previsibilidade ao noticiário. – Correio Sabiá

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais