⚡️ #1028: Maceió afundando, COP28 e Venezuela de olho na Guiana

⚡️ #1028: Maceió afundando, COP28 e Venezuela de olho na Guiana

⚡️ #1028: Afundamento de Maceió, COP28 e tentativa da Venezuela anexar parte da Guiana

Tragédia ambiental/urbana em curso na capital de Alagoas já desalojou cerca de 60 mil pessoas
Encontro com povos indígenas para marcha de entrada conjunta na COP28, dia 5.dez.2023 / ? Estevam Rafael / Audiovisual / PR

? Braskem e o afundamento de uma área de Maceió ♻️ COP28 e as demandas pela redução de combustíveis fósseis ⛽️ Venezuela tenta anexar parte da Guiana de olho no petróleo ?? Mercosul se encontra hoje (7) ? Lula não vai à posse de Milei ??

…….……………………………..   

? Maceió. A maior tragédia ambiental urbana em curso da história do Brasil (quiçá do mundo). ? Uma parte de Maceió, capital de Alagoas, está afundando. ⚠️ Ao menos desde o dia 29 de novembro, a Defesa Civil alerta a população sobre o risco de surgir uma cratera por causa da exploração de sal-gema pela petroquímica Braskem. ?️ Ao todo, mais de 60 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. ? Um hospital precisou ser evacuado. ? – Agência Tatu (Leitura: 2min30s) + Marco Zero (Leitura: 2min)

? Explicando… A Braskem tem 35 minas de exploração de sal-gema. ?️ Dia 3 de março de 2018, moradores relataram tremores de terra. ?️ Em seguida, estudos indicaram que o problema era causado pela exploração conduzida pela empresa. ? Em dezembro de 2020, já tinha sido firmado um acordo com a Braskem que definia as medidas a serem adotadas. ? No entanto, novos tremores começaram a ser detectados recentemente, e o monitoramento indicou movimentação do solo na área da mina nº 18. ? O solo já cedeu 1,86m. ? – G1 (Leitura: 1min30s)

♻️ Meio Ambiente. Enquanto a tragédia ambiental/urbana ocorre em Maceió, a Braskem participa da COP28 em Dubai (Emirados Árabes), divulgando feitos na área de sustentabilidade. ? A COP é o maior encontro global para discutir mudanças climáticas. ? Aliás, logo no 1º dia de COP (30.nov), houve anúncio de US$ 420 bilhões a serem aportados num fundo para apoiar os países mais afetados pelas mudanças climáticas, ou seja, majoritariamente os países do Hemisfério Sul (o chamado Sul Global). ???

  • ?️ Repercussão. Pelas reportagens que lemos a respeito, o anúncio feito no 1º dia de evento causou um misto de reações. ? Por um lado, especialistas consideraram o valor “abaixo” do necessário para resolver os impactos das mudanças climáticas. ? Por outro, afirmaram que a quantia era “histórica”. Ou seja, a sensação foi de avanço, mas abaixo do que é preciso. ?

Mais. A COP28 vai durar até 12 de dezembro e mobilizará diversos países para firmar novos acordos e compromissos que possam ajudar na emergência climática. ? A redução do uso de combustíveis fósseis é uma das principais demandas nesse sentido, e as críticas sobre o uso desses combustíveis têm sido intensas durante o evento. ??️⛽️ – G1 (Leitura: 2min) 

? Contexto. A COP28 começou com reportagens que alertavam para os interesses dos Emirados Árabes, anfitrião do evento, em fazer novos acordos envolvendo petróleo. ???⛽️ O Brasil recebeu o “antiprêmio” chamado “Fóssil do Dia”, concedido diariamente por uma rede de ONGs ativistas ambientais. ?? Isso porque o país decidiu integrar a Opep+ (Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo e aliados). ?️?

Mais. O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) também anunciou o leilão de 603 novos blocos exploratórios de petróleo para o dia 13 de dezembro, 1 dia após encerramento da COP28. ?️?? Ainda defendeu a exploração de petróleo na Margem Equatorial, que gerou debates pela proximidade da Amazônia. ??️

? Mundo. Aliás, ali perto, há outro problema rolando. ?? O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs uma lei na terça-feira (5) que define a anexação de parte do território da Guiana, país vizinho. ?? A área é… rica em petróleo. ⛽️ Seria colocado um general para tomar conta do lugar. ? – BBC Brasil (Leitura: 4min) 

? Contexto. O pedido formal de anexação ao Legislativo do país ocorre após o governo venezuelano fazer um referendo no domingo (3), consultando a população se concordava em anexar parte do país vizinho. ?️⛽️ Houve outras perguntas, como por exemplo se a população concordava em dar cidadania às pessoas de Guiana. ? O resultado foi bem contestado, e Guiana diz que aguardará decisão da CIJ (Corte Internacional de Justiça). ⚖️??‍⚖️

? Continuando… Ainda falando de pautas internacionais, o Brasil assumiu a presidência temporária (e rotativa) do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo. ? Por outro lado, vai deixar a presidência (também temporária) do Mercosul, e sem selar o acordo com a União Europeia. ???? O presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou-se contra. ??? Há um encontro do grupo previsto para hoje (7), no Brasil. ?️ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já voltou da viagem que fez à COP28 e à Alemanha, onde encontrou o chanceler Olaf Scholz e repercutiu as declarações de Macron. ???️ – Gov (Leitura: 3min) 

  • ?️ Agenda da Semana: todos os eventos que já mapeamos para este e os próximos dias estão em nossa Agenda, que dá previsibilidade ao noticiário. – Correio Sabiá

? Finalizando… Apesar disso, o presidente francês anunciou mais R$ 2,7 bilhões ao Fundo Amazônia. ???? O Reino Unido também aportou mais dinheiro ao fundo. ?? E quem fica agora com a presidência do Mercosul é o presidente do Paraguai, Santiago Peña. ?? Lula é o único integrante de esquerda, já que no domingo (10) o presidente eleito na Argentina, Javier Milei, toma posse. ?? Lula não vai comparecer. ❌ O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai.

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais