⚡️ #1025: Como começa a semana de notícias, em 3 minutos de leitura

⚡️ #1025: Como começa a semana de notícias, em 3 minutos de leitura

⚡️ #1025: Como começa a semana de notícias, em 3 minutos de leitura

COP28 e indicação de Lula para o STF, além da guerra entre Israel e Hamas, são alguns temas para prestar atenção
Nesta semana, começa a COP28 / ? Markus Spiske/Unsplash
Nesta semana, começa a COP28 / ? Markus Spiske/Unsplash

♻️ COP28 começa nesta semana ✈️ Lula embarca em direção aos Emirados Árabes ? Antes de viajar, pode indicar Dino ao STF ??‍⚖️  Presidente encontra ministros da Corte em meio ao atrito com Senado ? Lula veta desoneração a 17 setores produtivos ▪️ 

…….……………………………..   

? Contexto. Muitos assuntos e diferentes notícias que vamos mencionar a seguir, num só contexto, para te deixar bem-informado/a. ? Primeiro, Meio Ambiente. ♻️ Começa nesta semana a COP28, a Conferência das Partes, mais importante encontro global para tratar de mudanças climáticas. ? Vai ser em Dubai, nos Emirados Árabes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para lá ainda hoje (27). ? Chega na quinta-feira (30). ? ?? Antes, passa por Arábia Saudita e Catar, onde tem encontros com empresários. ???? Eis a lista de todas as viagens internacionais do Lula em 2023.

  • ?️ Agenda da Semana: todos os eventos que já mapeamos para este e os próximos dias estão em nossa Agenda, que dá previsibilidade ao noticiário. – Correio Sabiá

Mais. Existe uma chance de, antes de viajar, Lula indicar o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) para um assento no STF (Supremo Tribunal Federal), no lugar da ex-ministra Rosa Weber. ?⚖️??‍⚖️ Na semana passada, portanto também antes de viajar, Lula teve outro ato: vetou totalmente a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores produtivos. ? Ou seja, deu mais uma vitória ao ministro Fernando Haddad (Fazenda). Desonerar a folha de pagamentos = reduzir cobranças tributárias. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), falou que ficou surpreso com o veto. Haddad disse que o governo vai apresentar um plano para substituir a desoneração depois da COP28. – G1 (Leitura: 2min)  

? Continuando… Lula também teve encontro com ministros do STF neste dias. A reunião ocorreu em meio ao atrito do Judiciário com o Senado, após aprovação de uma proposta que limita as decisões individuais dos magistrados. ??‍⚖️? Causou constrangimento o posicionamento do líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), que votou a favor da proposta (e contra os interesses do governo federal). – G1 (Leitura: 2min) | Aliás, ontem (26), na Avenida Paulista, em São Paulo, manifestantes bolsonaristas protestaram por causa da morte de uma pessoa que morreu na prisão, detida por ocasião dos atos extremistas de 8 de janeiro. 

? Guerra. Falando em extremismo… Os reféns e prisioneiros da guerra entre Hamas e Israel começaram a ser liberados na sexta (24). O acordo de trégua tem vigência de 4 dias, ou seja, acabaria hoje (27). ?️ No entanto, existe a possibilidade de estender o acordo até quarta-feira, dia 29 (as negociações estão em andamento). ⚠️ Reféns e prisioneiros estão sendo entregues a agentes da Cruz Vermelha perto da fronteira de Gaza com o Egito. O Egito participa das negociações, fazendo intermediação.  

  • ➡️ Fizemos uma reportagem com atualizações constantes sobre a guerra. Facilitamos sua vida ao reunir tudo o que você precisa saber num lugar só. ?️? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais