⚡️ #1019: Reforma tributária avança em comissão do Senado
⚡️ #1019: Reforma tributária avança na CCJ do Senado
Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
? CCJ do Senado aprova reforma tributária ▪️ Plenário do Senado deve aprovar o texto hoje (8); entenda abaixo alguns detalhes da proposta ▪️ Comissão do Congresso aprova relatório preliminar do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 ?▪️ Biden pede pausa humanitária para guerra entre Hamas e Israel ▪️??
?? Quer nos ajudar a voar mais longe? Compartilhe nosso trabalho marcando a gente nas redes sociais (@correiosabia) ou enviando este link para convidar sua galera a participar do Correio Sabiá e começar os dias bem-informada, voando nas notícias. ?
?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia)
…….……………………………..
? Reforma tributária. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou ontem (7) a proposta de reforma tributária, que deve ser votada hoje (8) no plenário (ou seja, votada por todos os senadores). ?️✅ Como é uma PEC (proposta de emenda à Constituição), precisa ser aprovada em 2 turnos e por ao menos 3/5 dos senadores. O texto já foi aprovado na Câmara, mas, como foi alterado no Senado, terá que voltar para nova análise da Câmara (de novo em 2 turnos, por 3/5 dos deputados federais). ? – Senado (Leitura: 5min)
➡️ O que muda com a reforma? Entre as principais novidades está a substituição de 5 impostos por um “IVA (Imposto sobre Valor Agregado) Dual”, que é pegar 5 impostos e torná-los em 2: o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) entra no lugar do IPI, PIS e Cofins, em âmbito federal; e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que é tipo um CBS em âmbito estadual/municipal, entra no lugar do ICMS e do ISS. ?? Haverá ainda um 3º imposto, que é o IS (Imposto Seletivo), uma espécie de “Imposto do Pecado”, que será usado como desincentivo a produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde (bebidas e cigarro, por exemplo) e ao meio ambiente. ??♻️ – Gov (Leitura: 1min)
- ? Voe com o Correio Sabiá nas redes sociais: @correiosabia
➕ Mais. A proposta também estipula a criação de fundos (para pagar isenções e reduzir desigualdades) e de uma “trava de segurança” (para impedir aumento de imposto em momentos de retração da economia, evitando que os impostos subam a cada vez que for necessário arrecadar mais). ⚙️? Heranças serão mais taxadas. ? Também terá um IPVA para lanchas e jatinhos. ?️? Templos religiosos seguirão sem pagar imposto. ⛪️ Entre as mudanças promovidas pelos senadores (em relação à proposta da Câmara), estão a criação dessa “trava” (que evita aumento de impostos) e a elevação do valor de um fundo que pretende reduzir desigualdades regionais para R$ 60 bilhões. ⚙️?? – G1 (Leitura: 2min)
? Continuando… No Correio Sabiá, temos uma reportagem com atualizações constantes sobre a reforma tributária. ? Estamos melhorando o texto neste momento, diante das alterações que a proposta tem sofrido nos últimos meses, desde que foi aprovada na Câmara. ✅? Até o final do dia, o material estará atualizado para consultas, reunindo num lugar só tudo o que você precisa saber sobre o assunto. ? – Correio Sabiá (Leitura: 2min)
? Orçamento. A CMO (Comissão Mista de Orçamento), com deputados e senadores, aprovou ontem (7) o relatório preliminar da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que trata do Orçamento de 2024. ? O site da Câmara colocou as datas importantes da tramitação do texto. O relatório final deve ser votado em dezembro. – Câmara (Leitura: 2min) | ?️? Já o Correio Sabiá lista os eventos destes dias na Agenda da Semana, divulgada aos domingos, com atualizações permanentes. ➡️ – Correio Sabiá (Atualizações diárias)
? Instagram. Abrimos ontem (6) uma enquete nos grupos de WhatsApp do Correio Sabiá para que vocês nos digam quais reportagens temos que fazer. ❓? É um jeito diferente de fazer jornalismo, dando voz à audiência. ?? Somos entusiastas da interação sem barreiras, e foi sobre isso que falamos um pouco num webinário (em espanhol) que participamos na semana passada. ?️ Contamos que a melhor maneira de combater a desinformação é construir confiança a partir do engajamento com a audiência. ? Assista pelo Instagram. ?️?️ – @correiosabia (Vídeo)
- ➡️ Para saber mais sobre a guerra, acesse a reportagem do Correio Sabiá que tem atualizações constantes. ?️ A gente mostra, todo dia, o que há de novo sobre esse assunto para te manter bem-informado/a. ? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)
? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias essenciais no WhatsApp.
- Apoie os voos do Correio Sabiá.
?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.