⚡️ #1017: Enem 2023, apagão em São Paulo e propostas no Congresso

⚡️ #1017: Enem 2023, apagão em São Paulo e propostas no Congresso

⚡️ #1017: Enem 2023, apagão em São Paulo e propostas no Congresso

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
Enem 2023: Estudantes e pais na Universidade Paulista / ? Paulo Pinto/Agência Brasil
Enem 2023: Estudantes e pais na Universidade Paulista / ? Paulo Pinto/Agência Brasil

? Voltamos do recesso do feriado ▪️ Domingo (5) teve Enem pelo país ?▪️ Foto da prova circulou pela internet antes do teste acabar, e PF investiga ?▪️ Apagão em SP atinge mais de 2 milhões de pessoas ?▪️ 

?️ Semana tem divulgação da inflação de outubro, possibilidade de votação da reforma tributária na CCJ do Senado e da proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024 na Comissão Mista de Orçamento ?▪️ No domingo (12), ocorre a 2ª prova do Enem e a eleição na Argentina ⏳▪️

?? Quer nos ajudar a voar mais longe? Compartilhe nosso trabalho marcando a gente nas redes sociais (@correiosabia) ou enviando este link para convidar sua galera a participar do Correio Sabiá e começar os dias bem-informada, voando nas notícias. ?

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

?? Brasil. Começamos a curadoria de notícias essenciais falando de Brasil. Ontem (5) estudantes fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), maior porta de entrada para o ensino superior do país. ???️ O tema da redação foi a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres. ? Houve questões de racismo, Palestina e ditadura militar. ✊?

  • Uma foto da prova circulou pela internet antes do teste terminar. ? Até agora, acredita-se que a foto foi divulgada depois de a prova começar. ? (Fazemos essa ressalva porque já houve notícias de vazamento da prova do Enem, o que não parece ter sido o caso desta vez. A princípio, a foto circulou depois do início do teste, mas antes do seu fim, o que é errado, mas menos grave do que um vazamento). ? A PF (Polícia Federal) está investigando. ? – G1 (Leitura: 2min) 

? Energia. Ainda no Brasil, especificamente em São Paulo, cerca de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas por um apagão no estado, causado pelas tempestades que começaram a partir das 16h de sexta (3). ⛈️ Até ontem (5), 55 horas depois, 700 mil pessoas ainda estavam sem energia. ?️? A expectativa é de que o abastecimento só volte para 100% das pessoas amanhã (7). ⏳ Sete pessoas morreram por causa das chuvas. ? – UOL (Leitura: 2min) | ? No Rio de Janeiro, virou trending topic no Xuitter o avanço da água do mar na rua e nos prédios da orla. ? Vídeos das ondas arrastando pessoas que estavam na praia viralizaram nas redes sociais. ?️?️

? Relembrando… Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) cortou mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic, que agora está em 12,25% ao ano. ✂️? Nesta semana, o Copom divulga a ata da sua reunião. ? Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a inflação oficial do país referente a outubro. ? Esta e outras pautas estão listadas por data na Agenda da Semana, que dá previsibilidade ao noticiário. ?️? – Correio Sabiá (Atualizações diárias)

Mais. A Agenda mostra que deve ocorrer votação da reforma tributária na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. ? Também há chance de votação do relatório da proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) na CMO (Comissão Mista de Orçamento). ? No domingo (12), além da 2ª prova do Enem, tem eleição na Argentina. ??? Ter esses e outros eventos no radar é importante para saber o contexto em que ocorrerão as notícias nestes dias. ? – Correio Sabiá: (Atualizações diárias)

? Por fim… Israel bombardeou ambulâncias na sexta (3). ? Disse que os veículos estavam sendo usados pelo Hamas, que por sua vez falou em 15 mortos e outros 50 feridos. ? O caso ampliou as críticas contra Israel pela comunidade internacional, que pede um cessar-fogo. ? No entanto, há temor de escalada do conflito por causa, principalmente, da tensão com o Hezbollah na fronteira com o Líbano. ?? Até agora, cerca de 9 mil palestinos morreram em Gaza. ? Do lado israelense, as notícias ainda falam em cerca de 1,3 mil mortos (a maioria no dia do ataque de 7 de outubro). ? O Hamas falou que cerca de 60 reféns estão desaparecidos desde o início da ofensiva israelense por terra. ? As forças de Israel falam em 29 soldados mortos desde que as operações terrestres começaram. ???

  • ➡️ Para saber mais sobre a guerra, acesse a reportagem do Correio Sabiá que tem atualizações constantes. ?️ A gente mostra, todo dia, o que há de novo sobre esse assunto para te manter bem-informado/a. ? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais