⚡️ #1013: Em 20 dias, guerra deixa mais de 8,3 mil mortos

⚡️ #1013: Em 20 dias, guerra deixa mais de 8,3 mil mortos

⚡️ #1013: Em 20 dias, guerra deixa mais de 8,3 mil mortos

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
Sessão extraordinária da ONU (Organização das Nações Unidas) por causa da guerra no Oriente Médio / ? Reprodução/X/United Nations
Sessão extraordinária da ONU (Organização das Nações Unidas) por causa da guerra no Oriente Médio / ? Reprodução/X/United Nations

? Israel faz sua maior operação por via terrestre em Gaza ▪️ Hamas diz que bombardeios israelenses já mataram 50 reféns ▪️ Embaixador de Israel na ONU mostra vídeos de decapitação do Hamas ▪️ Guerra completa 20 dias com mais de 8,3 mil mortos nos 2 lados ▪️ Nos Estados Unidos, atirador mata 18 pessoas ▪️

? Por 8 a 2, STF decide que bancos podem tomar propriedades com financiamento atrasado, quando o imóvel for colocado como garantia ▪️ Procedimento ocorre em cartório, e não na Justiça ▪️

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

? Contexto. O final de semana vai começar e, como sabem, as curadorias de notícias essenciais do Correio Sabiá no WhatsApp são de segunda a sexta-feira, de manhã. ?‍⬛ Por isso, vamos prepará-lo/a para a “folga” que você está prestes a tirar da gente te deixando bem-informado/a, a par de como estão as coisas neste momento. ??? (Seguimos atividades normais nas redes sociais –@correiosabia–, no site e no canal do WhatsApp). ? Participe deste canal e compartilhe com sua galera. ⤵️

? Israel x Hamas. Israel fez ontem (26) a sua maior operação em Gaza, por via terrestre, desde o início da guerra. ??️ (Note: a “invasão” por via terrestre ainda não ocorreu; por enquanto, o que há são operações pontuais). ??‍♂️ As tropas saíram de Gaza depois da ação, que bombardeou alvos do Hamas, segundo as autoridades israelenses. ?? – G1 (Live Updates) | ? Já o Hamas disse ontem (26) que os bombardeios já mataram 50 reféns desde o início da guerra. ?? – UOL (Leitura: 30s) | (Parênteses: mais de 20 argentinos são reféns.) Enquanto isso, avançam as negociações para liberar essas pessoas. ??

Mais. O embaixador de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas) mostrou ontem (26), em discurso, um vídeo de decapitação feita pelo Hamas. ? Em seguida, exibiu um QR Code para que as autoridades presentes escaneassem e vissem outras imagens (nada agradáveis, que não vamos ficar detalhando). ?? Até agora, cerca de 7 mil palestinos (sendo cerca de 3 mil crianças e 1,7 mil mulheres) + 1,3 mil israelenses morreram desde o início da guerra, no dia 7 de outubro. ? Já são 20 dias de conflito. ⏳ Também houve mortes de pessoas de outras nacionalidades, como 3 brasileiros. ? Cerca de 40% dos lares palestinos foram destruídos. ?️ – G1 (Leitura: 1min30s)

  • ➡️ Para saber mais sobre a guerra, acesse a reportagem do Correio Sabiá que tem atualizações constantes. ?️ A gente mostra, todo dia, o que há de novo sobre esse assunto para te manter bem-informado/a. ? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

?? Estados Unidos. A guerra no Oriente Médio deixou ontem (26) de ser a principal manchete de jornais tradicionais dos Estados Unidos, porque um atirador fez 2 ataques no estado do Maine. ?? Identificado pela polícia como Robert Card, o homem de 40 anos estava sendo procurado por dezenas de policiais por ter matado ao menos 18 pessoas e deixado pelo menos outras 13 feridas (até o momento final de edição desta curadoria de notícias do Correio Sabiá, às 00h). ?? Os ataques ocorreram num boliche e num bar, que estão a uma distância superior a 6km um do outro. ?? – Washington Post (Live Updates)

⚖️ Judiciário. Por aqui pelo Brasil, por 8 votos a 2, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem (26) que os bancos podem fazer arresto de propriedades dos devedores (? tomar os imóveis), quando houver atraso no pagamento de financiamentos que o imóvel foi dado como garantia. ?⚔️? Ocorre em cartório, e não na Justiça. ? Favorável a esse entendimento, o ministro Luís Roberto Barroso disse que “essa previsão legal diminui o custo do crédito (…) e minimiza a demanda pelo Poder Judiciário, já sobrecarregado”. ??‍⚖️? Já o ministro Edson Fachin, um dos 2 que divergiram, disse:

  • ?️ “Continuo a entender que, diante da ponderação entre a proteção do agente financeiro pelos riscos assumidos e a preservação dos direitos fundamentais do devedor, especialmente quando se trata do direito fundamental social à moradia, deve assegurar todos os meios para garantir o melhor cenário protetivo do cidadão e sua dignidade como um mínimo existencial.” ?? – O Globo (Leitura: 2min)

? Nesta semana, ganhamos mais um apoiador. É graças a esses apoios que podemos voar mais longe. Obrigado! ? Apoie o Correio Sabiá para nos ajudar a construir um trabalho ainda mais útil para você. ⤵️

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais