⚡️ #1012: Guterres se diz 'chocado' com repercussão negativa de seu discurso

⚡️ #1012: Guterres se diz 'chocado' com repercussão negativa de seu discurso
Link copiado!

⚡️ #1012: Guterres se diz ‘chocado’ com repercussão negativa de seu discurso

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
O secretário-geral da ONU, António Guterres, em entrevista coletiva / ? Reprodução/Twitter/X
O secretário-geral da ONU, António Guterres, em entrevista coletiva / ? Reprodução/Twitter/X

? Guterres se diz “chocado” com “interpretações erradas” de seu discurso ▪️ Presidente da Turquia defende Hamas e pede cessar-fogo ▪️ Líderes do Hamas, Jihad Islâmica e Hezbollah se reúnem no Líbano, o que aumenta tensão sobre escalada da guerra ▪️ Míssil disparado em Gaza atinge Israel ▪️ 

? Após Caixa patrocinar exposição de arte que colocava presidente da Câmara e bolsonaristas numa lata de lixo, presidente do banco é demitida ▪️ Em seguida, Câmara aprova projeto de interesse do governo que taxa investimentos offshore ▪️

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

? Israel x Hamas. O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse estar “chocado” com as “interpretações erradas” do seu discurso no Conselho de Segurança, como se “estivesse a justificar atos de terror do Hamas”. ? ?️ Guterres: “Isso é falso. Foi o oposto.” – G1 (Live Updates)

  • ?? Aliás, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou ontem (25) que o Hamas não é uma “organização terrorista”, mas sim um “grupo de libertação batalhando para proteger sua terra”. ? Defendeu um cessar-fogo e falou para os palestinos se unirem por uma solução de 2 Estados. ?️ Para ele, o Ocidente deve “parar de colocar combustível no fogo” (popular “lenha na fogueira”). ?? Para quem não conhece: Erdogan não é muito conhecido por ser dos mais democráticos líderes globais. ??

? (Sempre bom lembrar e fazer um pouco de educação midiática: o Correio Sabiá não tem nada a ver com o que cada ator declara. ? A gente só mostra para você o que eles disseram.) ??

? Enquanto isso… Líderes do Hamas, da Jihad Islâmica e do Hezbollah se reuniram no Líbano. ??? Uma das preocupações da comunidade internacional com esta guerra é que haja uma escalada do conflito, como mencionamos no Correio Sabiá logo na 1ª curadoria de notícias essenciais desta semana. ??️? (Uma das coisas mais importantes do Jornalismo que fazemos é filtrar o noticiário; outra, dar contexto. Esses 2 itens juntos ajudam nossa audiência a entender/absorver melhor os conteúdos, ficando mais bem-informada). ?

  • ➡️ Para saber mais sobre a guerra, acesse a reportagem do Correio Sabiá que tem atualizações constantes. ?️ A gente mostra, todo dia, o que há de novo sobre esse assunto para te manter bem-informado/a. ? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

Mais. Um míssil disparado de Gaza acertou ontem (25) uma construção residencial em Israel. ??️ Até agora, cerca de 6 mil palestinos + 1,3 mil israelenses morreram. ?? Nesse contexto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou ontem (25) por telefone com o Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani. ?☎️?? Concordaram sobre as necessidades de: abertura de um corredor humanitário, libertação de reféns, cessar-fogo e riscos de escalada do conflito. ?️ Lula já conversou com os presidentes de Israel (Isaac Herzog), da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), do Irã (Ebrahim Raisi), do Egito (Abdel Fattah el-Sissi), da Turquia (Recep Tayyip Erdogan), da França (Emmanuel Macron), da Rússia (Vladimir Putin), dos Emirados Árabes (Mohammed bin Zayed Al Nahyan) e do Conselho Europeu (Charles Michel). ??? – Gov (Leitura: 30s) 

? Aliás… Em sua agenda de ontem, Lula recebeu a presidente da Caixa, Rita Serrano, e demitiu-a. ? Agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo, como de praxe na política. ? No lugar, decidiu nomear o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, que seria um indicação do centrão (aquele grupo de partidos mais alinhado pelo interesse em cargos do que por coloração ideológica). ? Serrano ficou sem condições políticas de continuar à frente da empresa depois que uma exposição vinculada ao banco retratou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), numa lata de lixo, junto a bolsonaristas. ?️? Depois dessa troca no comando da Caixa, a Câmara, comandada por Lira, aprovou o projeto que taxa offshores e super-ricos. ✔️??

? Nesta semana, ganhamos mais um apoiador. É graças a esses apoios que podemos voar mais longe. Obrigado! ? Apoie o Correio Sabiá para nos ajudar a construir um trabalho ainda mais útil para você. ⤵️

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.