⚡️ #1011: Discurso de secretário-geral da ONU irrita Israel, que pede renúncia

⚡️ #1011: Discurso de secretário-geral da ONU irrita Israel, que pede renúncia

⚡️ #1011: Discurso de secretário-geral da ONU irrita Israel

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
Bandeira da ONU ?? / ? Reprodução/X/Twitter
Bandeira da ONU ?? / ? Reprodução/X/Twitter

? Discurso do secretário-geral da ONU irrita Israel, que cancela reunião e pede sua renúncia ▪️ Hamas diz que mais de 700 palestinos morreram ontem (24) ▪️

? Rio de Janeiro: ministro da Justiça e Segurança Pública diz que Lula avalia uso de Forças Armadas em algumas áreas ▪️ Governador diz que 6 dos 12 detidos em incêndios a ônibus foram soltos e fala em grupo formado por PF e Polícia Civil para combater lavagem de dinheiro das milícias ▪️ Contexto: o que fez o governo estadual na Segurança Pública ▪️ 

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

? Israel x Hamas. Em discurso feito nesta terça-feira (24.out.2023) no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o secretário-geral da entidade Antonio Guterres falou que “os ataques do Hamas não ocorreram num vácuo”. ????️ Ele disse:

“Os palestinos têm sido submetidos há 56 anos de sufocante ocupação. Viram suas terras sendo divididas por assentamentos, pessoas deslocadas, casas destruídas. ?️ Suas esperanças para uma solução política se perdeu. ? Não podemos justificar os terríveis ataques do Hamas, e esses ataques terríveis não podem justificar a punição coletiva ao povo palestino.” ?? Falou que “até a guerra tem regras.” ?

? Repercussão. Em resposta, o embaixador de Israel na ONU Gilad Erdan disse que Guterres está “completamente desconectado da realidade” da região, cancelou o encontro que teriam e pediu a renúncia do secretário-geral. ❌? Além dele, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, cancelou o encontro que teria com Guterres, que não se manifestou sobre esse assunto até onde vimos (fechamos a edição do Correio Sabiá na madrugada desta quarta-feira, dia 25.out).  ?‍⬛?

Mais. Guterres também lembrou dos reféns do Hamas e pediu a libertação deles. ? Lembrou ainda dos 35 funcionários da ONU que morreram nesta guerra desde o dia 7 e disse que apenas 3 comboios (formados por um conjunto de caminhões) com ajuda humanitária foram autorizados a entrar em Gaza. ⚠️?? Há muitos outros em espera, formando uma fila quilométrica na fronteira com o Egito. ???? Uma nova tentativa deve ocorrer nesta quarta-feira (25). ?️ Enquanto isso, segue a desassistência de água e energia em Gaza, uma das regiões mais populosas do planeta, com mais de 2 milhões de pessoas num pequeno pedaço de terra. ?? O Hamas disse ontem (24) que Gaza teve seu dia com mais mortes: 700. ?

  • ➡️ Para saber mais sobre a guerra, acesse a reportagem do Correio Sabiá que tem atualizações constantes. ?️ A gente mostra, todo dia, o que há de novo sobre esse assunto para te manter bem-informado/a. ? – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

?‍☠️ Falando de guerra… No Rio, o ataque de milicianos ao transporte público (incendiaram 35 ônibus) causou um prejuízo em torno de R$ 35 milhões. ?? Os bandidos queimam, o cidadão paga. Ontem (24), o governador Claudio Castro (PL) disse que 6 dos 12 detidos na queima de veículos foram soltos. ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não pretende fazer uma intervenção federal na Segurança Pública do estado. ❌ Atualmente, há 550 agentes da FN (Força Nacional) reforçando o patrulhamento, segundo o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). ??‍♂️? Dino disse que, “se somarmos a PF [Polícia Federa] e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] inteiras, dá metade do tamanho da PM [Polícia Militar] do Rio”. ?

❗️ Novidades. Ainda segundo o ministro, neste momento, debate-se a “participação das Forças Armadas em algumas áreas”. ??? Por isso, Lula teve reunião com o ministro José Múcio (Defesa). Já o governador do Rio disse que, a partir da semana que vem, deve estar funcionando um grupo técnico integrado por policiais federais e pela Polícia Civil do Rio para investigar a lavagem de dinheiro das milícias. ?? – G1 (Leitura: 1min30s)

  • Castro tratou desse assunto na reunião que teve ontem (24) com integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. ?️ O encontro constava na nossa Agenda da Semana, que dá mais previsibilidade ao noticiário. ? – Correio Sabiá (Leitura: lista/tópicos) 

? Contexto. Operações realizadas pela PF (Polícia Federal) no Rio de Janeiro têm levado policiais suspeitos de corrupção para atrás das grades. ?? O secretário de Polícia Civil do governo Castro foi preso, acusado de ligação com o jogo do bicho. ?? O secretário de Assuntos Penitenciários também foi preso, neste caso por estar negociando trégua com uma facção criminosa. ?️ O governador ainda entregou o cargo de chefe da Polícia Civil a deputados da sua base eleitoral. ?️ Esses são alguns pontos mencionados pelo jornalista Octavio Guedes. ?? – G1 (Leitura: 1min)  

? Por fim… O Senado deve votar hoje (25) uma proposta que trata da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores produtivos. ??? – Senado (Leitura: 2min) | Já o governo enviou ao Congresso um PL (projeto de lei) que propõe a mudança do Ensino Médio, depois de ter feito uma consulta pública com participação de vários atores desse segmento. ??? Você pode se aprofundar numa reportagem do G1, que lista quais são as alterações. Há texto e vídeo (neste caso, do Jornal Nacional). ??️ – G1 (Leitura: 2min)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais