⚡️ #1008: Exército de Israel ainda se prepara para entrar em Gaza por terra

⚡️ #1008: Exército de Israel ainda se prepara para entrar em Gaza por terra

⚡️ #1008: Exército de Israel ainda se prepara para entrar em Gaza por terra

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
O secretario-geral da ONU, Antonio Guterres, em visita à fronteira com Gaza / ? Divulgação/X/ONU
O secretario-geral da ONU, Antonio Guterres, em visita à fronteira com Gaza / ? Divulgação/X/ONU

?‍⬛ O que sabemos até agora da guerra entre Israel e Hamas ▪️ Informações podem surgir/mudar a qualquer momento, por isso criamos um conteúdo no site com atualizações constantes ▪️ 

?? Israel ainda se prepara para entrar em Gaza por via terrestre ▪️ Ainda não se sabe quem foi responsável pela explosão no hospital de Gaza que matou centenas ▪️ Caminhões ainda esperam para levar ajuda humanitária a Gaza ▪️

?? Eleições na Argentina movimentam o final de semana de notícias ▪️ Faremos atualizações no site e nas redes sociais (@correiosabia) ▪️

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

Parece que agora vai. Na noite do último sábado (14.out.2023), vários dos principais jornais do mundo “dormiram” com suas home pages informando que o Exército de Israel se preparava para entrar em Gaza por terra. ? Até a madrugada desta sexta-feira (20.out), por volta de 00h, quando o Correio Sabiá preparava os detalhes desta mensagem para enviá-la hoje bem cedinho, essa entrada ainda não tinha ocorrido. ? Mas parecia estar próxima. As tropas estão na fronteira. ?️ – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

Mais. Chegamos ao final de semana também sem saber de quem é a responsabilidade pela explosão do hospital em Gaza, que deixou centenas de mortos. ?? Mostramos nesta semana que houve troca de acusações entre Israel e Hamas. ⚔️ Algumas imagens e análises feitas até agora mostram ser considerável a chance de a explosão ter ocorrido por acidente: um disparo falho da Jihad Islâmica (outro grupo militante). ??️

▶️ O que é necessário. O que há de (quase) certeza neste caso até agora é a necessidade de uma apuração à parte, que ateste sua independência. ???‍♂️ O mesmo caso também expõe as dificuldades de reportar com agilidade e precisão numa guerra tão complexa, cheia de nuances e estigmas históricos. ? Por isso o Correio Sabiá tem reforçado diariamente seus pedidos de interação. ?️ Enviem mensagens contando o que estão achando da nossa cobertura pelo WhatsApp ou nas nossas redes sociais (@correiosabia). ? Saber o que vocês estão achando é a melhor forma de sermos ainda mais úteis para vocês. ??

? Enquanto isso… O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já voltou ao seu país após visitar Israel. ????? Em discurso no Salão Oval da Casa Branca, pediu que o Congresso norte-americano dê suporte militar a Israel e à Ucrânia. ??? Disse que Hamas e o presidente russo, Vladimir Putin, “representam diferentes ameaças, mas compartilham uma coisa em comum: ambos querem democracias vizinhas completamente aniquiladas”. ?? – The Jerusalem Times (Leitura: tempo real)

?? Falando em democracia vizinha… A eleição na Argentina vai movimentar o final de semana. ? O candidato favorito a vencer é de direita, Javier Milei, que recebeu apoio por escrito de alguns congressistas brasileiros. ? Por outro lado, o governo brasileiro tem se preocupado com as chances dele, de acordo com o ministro Fernando Haddad (Fazenda). ? Milei vem sendo comparado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). ? – G1 (Leitura: 1min)

?️ Haddad: “É natural que eu esteja [preocupado]. Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. ? Preocuparia qualquer um… Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação”, declarou em entrevista à agência Reuters. ? No Correio Sabiá vamos acompanhar esse assunto, atualizando site e redes sociais (@correiosabia). ?️??

? Por fim… Para mais informações, temos no Correio Sabiá uma reportagem que lista, num lugar só, tudo o que você precisa saber sobre a guerra (últimas notícias, contexto e análises). ? – Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais