⚡️ #1007: No Conselho de Segurança da ONU, EUA veta resolução do Brasil

⚡️ #1007: No Conselho de Segurança da ONU, EUA veta resolução do Brasil

⚡️ #1007: No Conselho de Segurança da ONU, EUA veta resolução do Brasil

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
O presidente dos EUA, Joe Biden, em visita a Israel / ? Reprodução/X
O presidente dos EUA, Joe Biden, em visita a Israel / ? Reprodução/X

? Israel e Hamas: EUA veta resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU; entenda▪️ Biden promete US$ 100 milhões em ajuda humanitária a Gaza, assim como promete pedir aval do Congresso norte-americano para ajudar Israel ▪️ Egito vai liberar corredor até Gaza para ajuda humanitária  ▪️ No Brasil, CPMI que apurou atos extremistas pede indiciamento de 61 pessoas, incluindo Bolsonaro ▪️ 

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

? Israel x Hamas. O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) vetou ontem (18) uma resolução proposta pelo Brasil, que preside temporariamente o colegiado. ?? O caso, no entanto, é menos óbvio do que parece. Isso porque a resolução foi amplamente aprovada, ganhando 12 votos a favor, 2 abstenções e apenas 1 voto contrário. ? O que ocorreu é que o único voto contra foi dos Estados Unidos, que é um dos 5 membros permanentes do Conselho. ?? Como uma resolução não pode ser aprovada se houver veto de um membro permanente, não passou. ❌ – Correio Sabiá (Leitura: 4min)

??‍♂️ E por que o veto? O texto pedia a condenação de “toda a violência e hostilidade contra civis”, assim como condenava os “ataques terroristas hediondos perpetrados pelo Hamas”. ?? Pedia também a libertação de todos os reféns com garantias de bem-estar, entre outros pontos. ?️?? Para os Estados Unidos, ficou faltando mencionar “o direito de autodefesa” de Israel. ??? – G1 (Leitura: 3min)

? Enquanto isso… Em Israel, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. ? Biden prometeu US$ 100 milhões de dólares para destinar a ajuda humanitária em Gaza. ?? Por outro lado, disse que pedirá autorização do Congresso norte-americano para apoiar Israel (dinheiro para recursos militares). ??? Biden também declarou que acredita não ter sido de Israel a responsabilidade pela explosão num hospital em Gaza que deixou centenas de civis mortos. ?

Mais. Já nos Estados Unidos, ocorreu o maior protesto da História feito por judeus a favor dos palestinos. ✊? Cerca de 400 judeus norte-americanos protestaram dentro do Capitólio, em Washington, D.C., pedindo que os congressistas cobrem um cessar-fogo. ?️? Em Gaza, a população civil ainda sofre com falta de água e eletricidade. ?? Um corredor de ajuda humanitária será instaurado a partir do Egito. ? Chama-se Passagem de Rafah. ?? – The Guardian (Leitura: 3min)

?? No Brasil… A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que apurou os atos extremistas do 8 de janeiro (que tiveram depredação de prédios públicos dos 3 Poderes) aprovou, por 20 votos a favor e 11 contra, um relatório que pede indiciamento de 61 pessoas, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por uma suposta tentativa de golpe. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) é a única congressista dessa lista. – Senado (Leitura: 5min)

Mais. Apesar do que o resultado dos trabalhados da CPMI sugere, a instalação da comissão foi um pedido da própria oposição; ou seja, dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. ? O governo federal, enquanto pode, tentou travar a instalação da comissão porque acreditava que isso atrapalharia negociações para fazer andar no Legislativo as suas propostas. ?♟️ – Congresso em Foco (Leitura: 2min)

? Por fim… Para mais informações, temos no Correio Sabiá uma reportagem que lista, num lugar só, tudo o que você precisa saber sobre a guerra (últimas notícias, contexto e análises). ? – Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais