⚡️ #1006: Israel e Hamas se acusam sobre autoria de ataque em hospital

⚡️ #1006: Israel e Hamas se acusam sobre autoria de ataque em hospital

⚡️ #1006: Israel e Hamas trocam acusações sobre autoria de explosão em hospital de Gaza

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações ao longo do(s) dia(s) para te manter bem informado/a
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu / ? Divulgação/X
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu / ? Divulgação/X

? Israel e Hamas trocam acusações sobre autoria de míssil que matou centenas em hospital de Gaza ▪️ Biden visita Israel hoje (18) ▪️ Assembleia de Rondônia aprova condecoração a Netanyahu, que nunca pisou no estado, “por serviços prestados” aos rondonienses ▪️ Embaixada de Israel e PT têm atrito ▪️ 

?️ Jornalismo interativo: envie mensagens com feedbacks no WhatsApp ou nas nossas redes sociais para construirmos juntos uma cobertura responsável do conflito e ainda mais útil/informativa para você: ? (@correiosabia) 

…….……………………………..   

? Israel x Hamas. Um míssil atingiu um hospital em Gaza e matou centenas de pessoas (civis). ??? Não há consenso sobre o número de vítimas, sendo que as diferentes versões vão de 200 a 500. ?? Também não há consenso sobre a autoria do bombardeio. ? Isso porque o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse que veio de Israel. No entanto, Israel disse que foi um míssil da Jihad Islâmica (outro grupo militante) que falhou e caiu no hospital, matando os palestinos. ⚔️ – G1 (Leitura: 2min)

Mais. Contas vinculadas ao governo de Israel nas redes sociais divulgaram vídeos que seriam do ataque ao hospital. ?? Uma das imagens mostrava um horário diferente daquele em que ocorreu o bombardeio, e o vídeo foi removido depois que um repórter do New York Times mostrou essa incompatibilidade. ❌? Já outro vídeo, originalmente de uma transmissão da Al Jazeera, permanece online. ?️ 

?️ Encontramos uma Thread interessante no X que mostra horários e geolocalização. ?️

?️ Repercussão. Oficialmente, os Estados Unidos evitaram atribuir responsabilidades ao caso do hospital, por enquanto. ???? A Arábia Saudita (que ao longo dos anos acumula violações de direitos humanos, matando jornalistas e perseguindo opositores) fez diferente: emitiu nota na qual “condena veementemente o crime hediondo cometido por forças israelenses”. ? Essa posição saudita é relevante porque o país estava se aproximando de Israel. ♟️?

? Mundo. Em meio à guerra, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, embarcou ontem (17) para Israel e aterrissa nesta quarta (18). ? Vai encontrar famílias que foram vítimas do Hamas. ?‍?‍?‍? Também deve falar com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, e com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, quando estiver voando de volta aos Estados Unidos. ? Biden planeja pedir US$ 100 bilhões ao Congresso norte-americano para gastar com Ucrânia, Israel, Taiwan e a fronteira com o México. ?? – Washington Post (Leitura: 1min)

?? *No Brasil…* A guerra virou motivo de polarização política. Na Assembleia Legislativa de Rondônia, os deputados estaduais rondonienses aprovaram o Título Honorífico de Cidadão de Rondônia “pelos serviços prestados ao estado” ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que nunca nem sequer pisou lá. ? – Geograficamentes

  • Já a Embaixada de Israel no Brasil e o PT (Partido dos Trabalhadores) tiveram um atrito. ??⚔️? 

Mais. Primeiro, o PT publicou uma nota na qual condenava os ataques terroristas do Hamas do dia 7 de outubro e também dizia que a retaliação de Israel contra a população de Gaza (que incluiu bombardeios e corte de água contra civis) configurava crime de guerra. ✂️? Israel disse que o PT considerava “o assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas luta política legítima”. ? O PT rebateu dizendo que “é totalmente falsa e maliciosa” essa interpretação. ? – PT (Nota na íntegra)

➡️ Aliás… Desde que começou a guerra, a oposição atua para vincular a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Hamas e/ou critica a diplomacia brasileira. ? O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), por exemplo, disse que o país não tem “relevância internacional” para influir no conflito. ? O Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e já repatriou mais de 900 brasileiros que pediram para voltar por causa da guerra. ? Foi o 1º país do mundo a lançar uma operação para trazer de volta seus cidadãos. Argentina, Uruguai e Paraguai pediram a ajuda brasileira para trazer os seus de volta. ??????

? Por fim… Para mais informações, temos no Correio Sabiá uma reportagem que lista, num lugar só, tudo o que você precisa saber sobre a guerra (últimas notícias, contexto e análises). ? – Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)

? Queremos que você voe junto com a gente. Conte no Instagram o que achou da curadoria do @correiosabia e nos ajude a ser ainda mais úteis para você.

?️ Para saber os eventos previstos para hoje, veja a Agenda da Semana. ⤵️

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais